pub

Iniciativa com uma centena de voluntários locais

Mares Circulares Recolhe 300 Kg de Lixo na Praia de Faro

Ação de limpeza na Praia de Faro decorreu ao longo de cerca de uma hora, esta segunda-feira, 5 de novembro (®CocaCola)
pub

Mais de cem voluntários recolheram hoje 300 kg de resíduos da Praia de Faro. A ação de limpeza, integrada no programa Mares Circulares, iniciativa ibérica de limpeza de praias, reservas e fundos marinhos, contou com a participação de voluntários das Escolas Secundárias João de Deus, Tomás Cabreira e Pinheiro e Rosa e das Associações Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM) e de Saúde Mental do Algarve (ASMAL).

Os resíduos recolhidos seguirão agora para tratamento e reciclagem selectiva e o PET será transformado e reintroduzido na economia. Entre o lixo recolhido está vidro, plástico, PET,  beatas, madeira, cerâmica, ferro e restos de artes de pesca.

A ação foi promovida em colaboração com a Organização Não Governamental – CHELONIA e teve o apoio da Câmara Municipal de Faro. A CHELONIA será também a responsável científica pelas acções de formação sobre sustentabilidade ambiental dadas em cada uma das escolas que participam na acção de voluntariado, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, dando seguimento à vertente formativa do projecto.

O programa de intervenção e voluntariado, Mares Circulares é um projecto da Fundação Coca-Cola e da Coca-Cola European Partners (CCEP). Arrancou no início de Agosto com uma ação de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal) com a participação de duzentos escuteiros marítimos. Seguiram-se ações de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira, e na Praia da Figueirinha, em Setúbal e na Praia do Homem do Leme (Porto) para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens e de que forma poderão ter uma atitude ainda mais responsável com o meio ambiente.

A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONGs e fundações. Em Portugal, o projeto está a ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar.  

Mares Circulares é um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.

Esta iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com claros objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente.

Fonte: Nota de Imprensa Mares Circulares | CIDOT Estúdio de Comunicação

Comentários