pub

Cerimonial e evento juntam mais de 500 pessoas

Paddle Out Mobiliza Surfistas em Sagres pela Natureza

Cerimonial Paddle Out decorreu ao final da manhã de sábado na Baía da Praia da Mareta, em Sagres (®DR)
pub

A Associação Paddle Out For Nature realizou na Praia da Mareta, em Sagres, Vila do Bispo, um cerimonial de Paddle Out, onde a comunidade surfista de Norte a Sul assumiu no Mar o compromisso com o ideal da proteção e defesa das praias dos Oceanos e da Natureza. O ritual decorreu ao final da manhã de sábado, 22 de setembro, e marcou o início de um fim-de-semana de apelo à mobilização pela Natureza, com uma ação de limpeza na Praia da Ponta Ruiva e debates, convívio e música ao vivo no Forte do Beliche.

Com centenas de surfistas na água, um dos grandes objectivos desta associação está cumprido, unir o mundo do Surf Nacional nesta cerimónia em Sagres, sensibilizando a população para a grande causa do nosso século, a proteção e defesa da natureza, das praias e dos oceanos. A associação, agradece de alma e coração todos aqueles que remaram e partilharam a sua energia positiva e a alegria de celebrar a vida.

Paddle Out em Sagres juntou centenas de surfistas de todo o País (®DR)

O agradecimento é extensível aos surfistas Alex Botelho, Eurico Gonçalves, Dora Gomes, Manuel Mestre (Necas)João Dantas, Sérgio Brandão, Tiago OliveiraConcha BalsemãoJoão Mealha, Marco Perini, Filipe Queimada (Kalhi), Manuel Dantas, Roberto Pimenta, João Xufre, Zé Mestre, Eurico Romagueira, aos Clubes e Escolas de Surf Algarvias e muitos outros surfistas que marcaram presença.

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Pedro Pimpão e o Vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, Nuno Monteiro, vestirem o fato e remaram com os surfistas no mar da Mareta.

Forte do Beliche animado com concertos (®DR)

Depois da cerimónia, a alegria passou para o Forte do Beliche com concertos dos Time For T, Daniel Kemish, Raposeira Dub Colective e Dj set de TobyOnemesas redondas, exposições de arte e mercadinho, culminando com a confraternização nos bares de Sagres.

A Universidade do Algarve, na pessoa da Sua Vice-Reitora, a Professora Doutora Alexandra Teodósio, o CCMAR e o CIMA deram um contributo importante com a presença do Professor Doutor Jorge Gonçalves e a Doutoranda Taina Fonseca na mesa redonda de Domingo

Os investigadores André Pacheco, do projeto MORE e Pedro Lima, da Sea4us apresentaram alternativas energéticas e modelos de negócio economicamente sustentáveis, sem riscos para o oceano e restantes nichos económicos locaisem sintonia com a apresentação da PALP.

Espaço do Forte do Beliche acolheu investigadores em mesas redondas de informação e debate sobre poluição dos mares (®DR)

Com todas as contingências que envolvem um projeto e um evento baseado em voluntariado e boa vontade de uma organização sem fins lucrativos, a Associação Paddle Out For Nature considera que o evento foi um sucesso, cumprindo a missão de sensibilizar, informar e unir a comunidade surfista e cidadãos locais na missão de proteção das praias e Oceanos.

O evento contou com o alto patrocínio da Câmara municipal de Vila do Bispo e o apoio da Cerveja Sagres A associação agradece e espera poder contar de novo em 2019 com os voluntários que aderiram à causa. E promete, em comunicado: “Até lá, o nosso projeto continua, vamos construir soluções para os problemas do plástico, caravanismo selvagem, petróleo e redes de pesca fantasma, trabalhando com afinco na nossa missão, sempre com uma comunicação positiva focada nos mais jovens, no futuro”.

Domingo foi realizada uma ação de limpeza na Praia da Ponta Ruiva (®DR)

Links:

Website: http://www.paddleoutfornature.org

Facebook: https://www.facebook.com/PaddleOutForNature

Instagram: https://www.instagram.com/paddleoutfornature/

Fonte: Nota de Imprensa da Associação Paddle Out For Nature (editada)

Comentários