pub

Campeonato do Mundo Masters | 18 a 23 setembro

Lendas do Surf Vão Competir nos Açores em Setembro

Mark Occhilupo é uma das lendas do surf mundial que vai estar nos Açores, para discutir o título Mundial de Masters (®KellyCestari/WSL)

Os Açores preparam-se para receber o maior campeonato de surf do ano. Tom Curren, Sunny Garcia, Mark Occhilupo e Shaun Tomson são apenas algumas das trinta lendas que vão aterrar, de 18 a 23 de setembro, na Ilha de São Miguel para o Azores Airlines World Masters Championships. João Alexandre “Dapin” é o único português em competição. Um campeonato memorável que promete grandes histórias, onde os ex-campeões mundiais vão relembrar os velhos tempos e disputar o título nas categorias de Masters, Grand Masters e, pela primeira vez, de Feminino.

Portugal volta a reforçar a sua presença no mapa internacional do surf. De 18 a 23 de setembro, a praia de Santa Bárbara, em Ribeira Grande, vai receber o Azores Airlines World Masters Championships. São esperados 30 ex-campeões mundiais que são, atualmente, as grandes referências para a comunidade surfista.

“Este evento tem uma enorme projeção internacional. É a primeira vez que o World Masters Championship se realiza na Europa e o local não poderia ser mais perfeito. Há muitas boas ondas para descobrir nos Açores. Estes atletas já viajaram pelo mundo inteiro, mas nunca surfaram em Santa Bárbara e vão ficar surpreendidos. Será um campeonato histórico com as lendas que fizeram parte da evolução do surf até aos dias de hoje e que foram os impulsionadores da modalidade”, sublinha Rodrigo Herédia, responsável pela organização.

O ‘World Masters Championships’ da WSL vai decorrer na Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, Ilha de São Miguel (®Masurel/WSL)

Em disputa vão estar três categorias. A Masters inclui atletas dos 45 aos 55 anos e a Grand Masters abrange surfistas com mais de 55 anos.

Além destes dois títulos, o World Masters Championships recebe, pela primeira vez, atletas femininas. A australiana Layne Beachley, sete vezes campeã, e Frieda Zamba, dos Estados Unidos, e detentora de quatro títulos mundiais, são as favoritas da competição.

“Vai ser uma experiência única ter o World Masters Championship da WSL em Portugal. Os Açores são um destino incrível, e não só para a prática de surf. Este evento vai destacar o melhor que a região tem para oferecer. Será um espetáculo único com tantos ex-campeões mundiais da WSL reunidos depois de tantos anos afastados dos palcos internacionais da competição. As ondas na ilha de São Miguel são de classe mundial e vão, seguramente, mostrar o nível de surf dos atletas de Masters”, reforça Rob Gunning, tour manager europeu da World Surf League (WSL).

A última edição deste campeonato decorreu no Brasil, em 2011, e coroou Nathan Webster e Ian Buchanan.

Comentários