pub

Liga Meo surf 2018 | 4ª Etapa | Allianz Sintra Pro | conclusão

Marlon Lipke nas Contas do Título Nacional

Algarvio Marlon Lipke já ganhou uma etapa este ano e vai chegar à última prova com possibilidades de ser campeão nacional, mas precisa de vencer em Cascais e depende dos resultados de terceiros (®PedroMestre/ANSurfistas)
pub

O Allianz Sintra Pro, que terminou domingo 8 de julho, teve um papel crucial para as contas dos títulos nacionais. A etapa da Praia Grande, quarta e penúltima da Liga MEO Surf, deixou as contas bem equilibradas na frente dos rankings, sobretudo no que diz respeito ao lado masculino – no circuito feminino ainda existe uma etapa extra, faltando duas para o final. O algarvio Marlon Lipke e o surfista de Lisboa federado pelo Algarve Surf Clube Pedro Henrique estão na luta pelo título masculino, a uma prova do fim. A algarvia Yolanda Hopkins é vice-líder do ‘ranking’ feminino, ainda com duas provas no calendário.

Com o triunfo alcançado no Allianz Sintra Pro, ainda no sábado, Vasco Ribeiro isolou-se no 2.º posto do ranking, que na verdade é o primeiro da corrida ao título nacional, pois o atual líder da Liga é o espanhol Gony Zubizarreta. No entanto, existem ainda sete surfistas com possibilidades de alcançar o título e alguns deles bem próximos de Vasco.

Um cenário que traz um aliciante extra para a etapa final (masculina) da Liga, o Bom Petisco Cascais Pro, que se realiza entre 4 e 6 de outubro próximo. Apesar de Vasco ser o líder desta corrida, há mais três surfistas que apenas dependem de si próprios para chegarem ao título nacional: Pedro Henrique, João Kopke e Miguel Blanco.

Vasco Ribeiro é o surfista melhor posicionado na luta pelo título;

Vasco Ribeiro, Pedro Henrique, João Kopke e Miguel Blanco estão dependentes apenas de si próprios e um triunfo em Cascais garante o título a qualquer um deles;

Depois, há ainda mais três nomes na equação, embora estejam já dependentes de resultados de terceiros. São eles: Tomás Fernandes, Filipe Jervis e Marlon Lipke.

Tomás Fernandes e Filipe Jervis precisam de vencer e esperar que Vasco Ribeiro e Miguel Blanco não cheguem à final;

Marlon Lipke precisa de vencer, esperar que Vasco Ribeiro não passe os quartos-de-final man on man, que Miguel Blanco não vá à meia-final e que João Kopke e Pedro Henrique não vão à final;

Pedro Henrique, surfista de Lisboa mas atleta do Algarve Surf Clube, tem o seu segundo título nacional à vista. Basta vencer a última etapa, em Cascais (®PedroMestre/ANSurfistas)

nas contas da Liga MEO Surf 2018, a liderança é de Gony Zubizarreta e já só pode ser retirada por Vasco Ribeiro. No entanto, Vasco precisaria de vencer a última etapa do ano e esperar que Gony não fizesse melhor que o 13.º lugar.

Na divisão feminina, Camilla Kemp assumiu a liderança e a algarvia Yolanda Hopkins a vice-liderança no ‘raking’ nacional. As duas surfistas beneficiaram com a ausência de Teresa Bonvalot no Allianz Sintra Pro.

As meninas têm mais uma etapa – Miss Activo Cup, em Ílhavo, dia 1 de agosto – antes da prova final em Cascais. Teresa Bonvalot deve comparecer na reta final pelo título feminino e Carol Henrique também entrou na equação, depois de ter vencido o Allianz Sintra Pro.

Este domingo, além da cerimónia de entrega de prémios do Allianz Sintra Pro, realizou-se ainda uma segunda edição da Moche Groms Cup e a Renault Expression Session, ambas vencidas por Afonso Antunes, o grande destaque entre os mais jovens neste Allianz Sintra Pro.

Resultados finais do Allianz Sintra Pro:
Final masculina: Vasco Ribeiro 13,45 x Pedro Henrique 13,35
Final feminina: Carol Henrique 14,80 x Camilla Kemp 10,45
Renault Expression Session: Afonso Antunes
Moche Groms Cup (Praia Grande): Afonso Antunes 10,48 x Guilherme Ribeiro 8,70 x Tomás Lacerda 6,90 x Francisca Veselko 6,70 x João Vidal 6,25 x Gabriela Dinis 3,45
Moche Groms Cup (Ericeira): Afonso Antunes 11,95 x João Vidal 8,4 x Guilherme Ribeiro 8,15 x José Ribeiro 7,5 x Francisca Veselko 6,00 x Santiago Graça 5,90
Somersby Onda do Outro Mundo: Vasco Ribeiro 9,10 pontos (Quartos-de-final)
Sintra Best Surfer: Ricardo Teixeira e Margarida Ribeiro

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal da Figueira da Fiz, a Fundação PT como parceira ambiental e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Links:

Allianz Sintra Pro | Dia 2

Allianz Sintra Pro | Dia 1

Allianz Sintra Pro | Heat Draw

Fonte: Nota de Imprensa da Associação Nacional de Surfistas, excepto alguma informação mais detalhada a propósito de atletas algarvios, da responsabilidade da redacção.

Comentários