pub

Optimist | Algarvio termina em 44º

Miguel Sancho Melhor Masculino Português no Europeu

Bonita fotografia do algarvio Filipe Lopes em ação na Holanda. O velejador de Portimão concluiu o Europeu em 11º Frota Prata (®SanderVanDerBorch)
pub

Miguel Sancho (Ginásio Clube Naval de Faro) foi o melhor atleta masculino na Equipa de Portugal ao Campeonato Europeu de Optimist 2018, em Scheveningen, Holanda.O velejador algarvio chegou à Frota Ouro e terminou em 44º, entre 264 competidores de 44 países. Teresa Quartin (CVTejo), Campeã de Portugal Juvenis Feminino conclui o Europeu em 12º na divisão feminina.

O Campeonato Europeu terminou este sábado, 30 de junho. A Equipa de Portugal foi composta por sete velejadores, três dos quais algarviosMiguel Sancho, Filipe Lopes (Clube Naval de Portimão) e Érica Porto (Clube Náutico de Tavira) – e o treinador da seleção na Holanda foi Nuno Silva (GCNFaro). O técnico algarvio comandou uma seleção pelo terceiro ano consecutivo, depois do Mundial de 2017 e do Europeu de 2016.

Atletas da Equipa de Portugal no Campeonato Europeu de Optimist 2018 (®MatiasCapizzano)

Miguel Sancho era o Português mais quotado no Europeu, uma vez que terminou o ‘ranking’ nacional de apuramento a um ponto da qualificação para o Mundial e foi Campeão de Portugal Infantis em 2015. O atleta algarvio concluiu as regatas de qualificação na Holanda em 47º e depois melhorou a sua performance nas regatas das medalhas, conseguindo terminar em 44º masculino.

Sebastião Ramirez (CNCascais) foi o melhor Português masculino (27º) nas regatas de qualificação em Scheveningen. Também entrou na Frota Ouro masculina (os melhores 75) mas perdeu andamento nas regatas das medalhas e terminou o Europeu em 53º masculino.

Algarvio Miguel Sancho foi o melhor Português Masculino no Europeu de Optimist 2018 (®PauloMarcelino/arquivo)

O algarvio Filipe Lopes (CNPortimão) estreou-se neste Europeu em provas internacionais e concluiu a qualificação a quatro pontos da Frota Ouro. O algarvio terminou o campeonato em 11º na Frota Prata masculina. Ricardo Alves (CVBarreiro) fez 43º também na Frota Prata masculina.

Na divisão feminina, Teresa Quartin foi a única Portuguesa a conseguir acesso à Frota Ouro. A Campeã de Portugal deu tudo por tudo até ao fim, conseguindo até uma chegada em 5º, na última regata, e terminou o campeonato em 12º feminino.

Teresa Quartin em plena ação na Holanda. Campeã de Portugal fez 12º na Frota Ouro feminina (®MatiasCapizzano)

Na Frota Prata feminina, Lara Carvalho (CVVianaCastelo) fez 14º e a algarvia Érica Porto (CNTavira) terminou em 28º.

O Campeão Europeu Optimist 2018 é o italiano Alex Dermutas, que conseguiu subir do 3º para o 1º lugar na última regata do campeonato. A Campeã Europeia é a alemã Cosimo Schluter, 2ª classificada na divisão feminina, atrás de Victoria Charata Mackinnon, da Argentina.

Comentários