pub

Em defesa do meio ambiente | Limpeza de praias

Run Algarve Coast Sem Lixo Mobiliza Cidadania

Ação da Run Algarve Coast Sem Lixo em Ferragudo, onde duas dezenas e meia de voluntários recolheram cerca de 300 quilos de lixo (®DR)
pub

Domingo 27 de maio foi dia de cidadania ativa no Algarve em defesa do meio ambiente. Run Algarve Coast Sem Lixo mobilizou cidadãos preocupados para ações de limpeza de praias e rias em toda a região algarvia. A natureza dispersa do desafio torna difícil contabilizar o resultado das múltiplas acções, mas terão sido recolhidas várias centenas de quilos de lixo na orla costeira.

Run Algarve Coast Sem Lixo foi um desafio lançado por Run Eco Team Portugal, grupo em rede social formado com o propósito de incentivar as pessoas a recolher pelo menos uma peça de lixo em cada corrida ao ar livre. Diversas associações ambientais algarvias e grupos de cidadãos aderiram ao desafio e organizaram mais de duas dezenas de ações de limpeza costeira de uma ponta à outra do Algarve.

A ações foram muitas e as contas são difíceis porque não existe um ponto de encontro para partilha de quantidade de lixo recolhido em cada ação. O Swell-Algarve conseguiu apurar, por exemplo, que no Ludo (Aeroporto de Faro) foram recolhidos 94kg de lixo por 11 voluntários. Em Ferragudo (Lagoa)  juntaram-se cerca de 25 voluntários e recolheram três centenas de quilos de lixo.

Em Altura foram recolhidos 500kg de lixo, mas não sabemos quantos voluntários participaram na ação. Em Sta Luzia sabemos que estiveram cerca de 100 pessoas, mas não sabemos a quantidade de lixo recolhido. Na Praia do Tonel (Sagres, Vila do Bispo), a nova associação Paddle Out for Nature estreou-se em ações diretas. Noutra ação, em Vilamoura, esteve apenas uma pessoa, que encheu dois sacos de 50 litros com lixo.

Se tiver conhecimento de mais ações e resultados, acrescente em comentário. Os números dão força à iniciativa, mas este desafio fica desde já valorizado pela forma como conseguiu com um apelo pôr tanta gente a limpar as praias do Algarve num único dia. A ideia mostra que essa pode ser uma atitude do dia-a-dia.

 

Comentários