pub

Pro Zarautz pres. by Oakley | QS 1500

Yolanda Hopkins Faz 13º no País Basco

Yolanda venceu na Ronda 1, passou em 2º na Ronda 2 e perdeu na Ronda 3 Feminina em Zarautz (®DamienPoullenot/WSL)
pub

A surfista algarvia Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) fez 13º lugar Feminino no Pro Zarautz presented by Oakley, 3ª prova europeia do circuito mundial de qualificação, ‘Qualifying Series’, da World Surf League, no País Basco. Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) foi o melhor algarvio em prova na divisão masculina, 33º na classificação final do QS de 1500 pontos.

O Pro Zarautz começou quarta-feira, dia 4 e a janela de espera do evento prolonga-se até domingo, 8 de abril. Yolanda Hopkins foi a única algarvia no quadro feminino. A surfista de Quarteira/Vilamoura venceu a sua bateria na Ronda 1 e passou em 2º na Ronda 2. ‘Yo’ foi eliminada na Ronda 3, em 4º na sua bateria, esta sexta-feira, 6 de abril.

A algarvia Yolanda Hopkins falhou o acesso à fase girl-on-girl. A divisão feminina prossegue com três portuguesas ainda em prova. Carol Henrique, Teresa Bonvalot e Camilla Kemp estão nos quartos-de-final, fase com apenas oito atletas em prova e disputada em baterias com duas atletas cada.

Na divisão masculina, Frederico ‘Martim’ Magalhães foi o melhor algarvio em prova, eliminado na Ronda 3, em 3º na sua bateria. ‘Martim’ repetiu o resultado alcançado o ano passado, no evento onde venceu o ‘aerial show’ em 2016. O Algarve esteve representado em Zarautz por mais dois surfistas algarvios – Francisco Duarte (CNPortimão) e Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) -, ambos eliminados na Ronda 2, em 4º nas respetivas baterias, correspondente a 81º na geral.

Dos 14 portugueses presentes na chamada masculina em Zarautz, apenas um permanece em prova, Nic Von Rupp, apurado para a Ronda 5, na qual vai disputar o acesso aos quartos-de-final ‘man-on-man’. O campeão em título do evento, o galego quase português Gony Zubizarreta, também está em prova na Ronda 5.

Simão Penha perdeu na Ronda 1. Na Ronda 2 foram eliminados Francisco Duarte, Jakob Lilienweiss, Pedro Henrique, Francisco Almeida e Gonçalo Vieira. Na Ronda 3 perderam Raul Bormann, Pedro Coelho, Frederico ‘Martim’ Magalhães e Eduardo Fernandes. Na Ronda 4 foram eliminados Ruben Gonzalez, Henrique Pyrrait, Miguel Blanco e Afonso Antunes.

(ATUALIZAÇÃO | 9 ABRIL) : Camilla Kemp terminou o Pro Zarautz em 3º lugar Feminino, eliminada nas meias-finais pela basca Leticia Canales Bilbao, por uma diferença de 60 centésimos de ponto. Com este resultado, a surfista portuguesa reforçou a sua posição no Top 50 Mundial Feminino.

A bicampeã nacional Carol Henrique e Teresa Bonvalot concluíram a prova em 5º, eliminadas nos quartos-de-final. Teresa Bonvalot continua a ser a melhor portuguesa no ‘ranking’ mundial feminino, no qual ocupa o 10º posto.

Na divisão masculina, o melhor português foi Nic Von Rupp, em 13º. Miguel Blanco e Ruben Gonzalez terminaram em 17º. Miguel Blanco aproximou-se do Top 50 Mundial, continuando a ser o melhor português no ‘ranking’ Qualifying Series.

O Pro Zarautz presented by Oakley foi ganho por Jorgann Couzinet (masculino) e Pauline Ado (feminino), ambos de França. O francês Jorgann Couzinet lidera o ‘ranking’ QS Europa, seguido pelo ‘espanhol quase português’ Gony Zubizarreta. Também de França, Maxime Huscenot foi finalista vencido em Zarautz, mas venceu o prémio ‘Oakley Best Wave’, com uma onda de 9,77 pontos feita nos quartos-de-final. Huscenot é 3º no ‘ranking’ QS Europa.

Comentários