pub

'Qualifying Series' WSL | QS 1500

Francisco Duarte 17º em Tenerife

Francisco Duarte fez em Tenerife o seu melhor resultado de sempre no Qualifying Series (®LaurentMasurel/WSL)
pub

Francisco Duarte foi o melhor surfista algarvio no Las Americas Pro Tenerife, segunda prova masculina do Qualifying Series Europeu. O atleta do Clube Naval de Portimão foi eliminado na Ronda 3 e concluiu o QS 1500 nas Ilha Grand Canária em 17º, o seu melhor resultado de sempre no circuito mundial de qualificação da World Surf League.

Esta quarta-feira 31 de janeiro foi o segundo dia de ação – terceiro dia do evento – na praia Las Americas. Foi realizada na íntegra a Ronda 2, com estragos na armada lusa. Os algarvios Frederico ‘Martim’ Magalhães, Luca Guichard e Jakob Lilienweiss foram eliminados nessa ronda. ‘Martim’ e Luca concluíram a prova em 33º e Jakob em 49º.

Frederico ‘Martim’ Magalhães entrou diretamente na Ronda 2 e, como tal, perdeu de primeira (®LaurentMasurel/WSL)

Eduardo Fernandes, atleta da Grande Lisboa mas federado pelo Algarve Surf Clube também foi eliminado na Ronda 2, terminando em 49º. Na mesma ronda de 64 atletas foram eliminados os portugueses Pedro Coelho, Simão Penha, Francisco Carrasco e Gonçalo Vieira.

Tomás Fernandes, Ruben Gonzalez, Henrique Pyrrait venceram os respetivos ‘heats’ na Ronda 2. Francisco Duarte, que na véspera vencera a sua bateria na Ronda 1 (a sua primeira vitória num QS), avançou em 2º na Ronda 2, em duelo muito renhido com Arran Strong, eliminado em 3º… por seis décimas.

Luca Guichard regressou ao QS após sete anos. Venceu ontem um ‘heat’ e foi hoje eliminado na Ronda 2 (®LaurentMasurel/WSL)

O dia de ação em Tenerife terminou com a Ronda 3 (ronda de 32 atletas) concluída e mais baixas na armada lusa. Tomás Fernandes e Francisco Duarte foram eliminados em 3º nas respectivas baterias. Henrique Pyrrait perdeu em 4º (25º geral) na mesma bateria em que o algarvio Francisco Duarte foi eliminado… por uma boa onda feita nos últimos minutos por um adversário sueco. Essa bateria foi ganha com autoridade pelo espanhol quase português Gony Zubizarreta, que também venceu a sua bateria na Ronda 2.

Ruben Gonzalez e Luís Perloiro venceram as respetivas baterias na Ronda 3 e são agora os únicos portugueses em prova no quadro masculino, apurados para a Ronda 4 (ronda de 16 atletas, primeira fase de quartos-de-final).

Jakob Lilienweiss passou uma ronda em Tenerife e foi eliminado na Ronda 2, esta quarta-feira (®LaurentMasurel/WSL)

No quadro feminino foi concluída a Ronda 1, a partir da sétima bateria. Camilla Kemp foi a única portuguesa em ação esta quarta-feira e venceu a sua bateria. Na Ronda 2 feminina (ronda de 16) vão estar também em ação a portuguesa Carol Henrique, campeã europeia em título.

Comentários