pub

Concessão renovada por 30 anos

GCNFaro Celebra 90º Aniversário com Prenda Especial

Ginásio Clube Naval de Faro garantiu por 30 anos a concessão das suas instalações. Estava precário há 14 anos (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

O Ginásio Clube Naval de Faro celebrou o 90º aniversário com um Jantar de Gala na Casa dos Rapazes, em Faro, no qual marcaram presença importantes individualidades regionais e nacionais, ontem, sexta-feira 19 de janeiro. A cerimónia ficou marcada pela entrega de louvores e placas de reconhecimento a atletas, sócios e funcionários do clube e pelo anúncio da renovação a longo prazo da concessão do espaço fisico onde está instalado o GCNFaro, situação que era precária há 14 anos.

A renovação da concessão a longo prazo foi uma prenda muito especial de aniversário. O anúncio foi feito logo no início do Jantar de Gala pelo presidente do clube. João Godinho Marques revelou aos sócios ter reunido com responsáveis pela Docapesca e assinado um protocolo que certifica que o GCNFaro tem a concessão do espaço onde está instalado por um período de 30 anos.

A concessão foi inicialmente atribuída em 1994, por um período de dez anos. Desde 2004 que a concessão era renovada anualmente, situação pouco segura para o clube. A renovação por 30 anos permite ao Ginásio Clube Naval de Faro encarar o futuro de forma muito mais sustentada.

Aspeto geral da sala do Jantar de Gala do 90º aniversário do GCNFaro, sexta-feira, 19 janeiro (®GCNF)

A Noite de Gala foi memorável, não só pelo anúncio. Num espaço decorado com a embarcação Paquito à entrada e no interior com bandeiras do clube e as grandes velas de outras duas embarcações de cruzeiro da associação – Cidade de Faro e Piranha – houve música ao vivo e foram projetados vídeos de momentos significativos do clube, incluindo fotografias desde 1928 até ao presente.

Foram chamadas a discursar diversas individualidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Secretário de Estado do Ministério do Mar, José Apolinário, o diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude – Algarve, Custódio Moreno, o presidente da Federação Portuguesa de Vela, José Roquette, entre outros.

Confiança renovada no futuro do clube (®GCNF)

O velejador Guilherme Cavaco e a nadadora Matilde Martins foram agraciados com Medalhas de Louvor e receberam também o novo equipamento do clube para 2018. Os colaboradores Florbela Lopes e Evaristo Reis receberam Placas em Bronze pelos 25 anos de serviço ao clube. Com galardões semelhantes foram distinguidos os dois sócios mais antigos, José Castro e Aníbal Guerreiro, e também os atletas Hugo Rocha e Hugo Veríssimo. O jovem velejador Martim Sancho recebeu uma Placa de Bronze de reconhecimento e agradecimento póstumo ao seu tio Paulo Sena, falecido em 2017.

Foi uma noite de emoções fortes, da qual o clube sai reforçado no seu corpo social e também na perspetiva de futuro, agora que garantiu a sua casa por mais 30 anos. Parabéns!

Comentários