QS 3000 | Francisco Duarte 65º

‘Martim’ Magalhães 49º em Netanya

'Martim' Magalhães competiu na Ronda 1 contra o conterrâneo Francisco Duarte, na imagem em primeiro plano, a remar (®LaurentMasurel/WSL)

O surfista algarvio Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) concluiu em 49º lugar o Seat Pro Netanya presented by Reef, prova de abertura do circuito mundial Qualifying Series 2018 da World Surf League, em Israel. O também algarvio e atleta do mesmo clube Francisco Duarte perdeu na primeira ronda e concluiu a sua estreia no evento em 65º lugar. O melhor português na prova foi Tomás Fernandes, em 13º.

‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte competiram juntos na mesma bateria da Ronda 1 (ver notícia). A bateria foi ganha por Arn Bergwinkl, da Alemanha. Francisco Duarte esteve quase sempre em 2º, mas ‘Martim’ alterou a situação nos últimos 3 minutos e conseguiu o segundo lugar de apuramento. Francisco Duarte foi eliminado em 3º, concluiu a prova em 65º e amealhou os primeiros 210 pontos para o circuito de qualificação deste ano.

Francisco Duarte estreou-se em Netanya com 65º lugar (®LaurentMasurel/WSL)

Francisco Duarte estreou-se em Netanya com 65º lugar (®LaurentMasurel/WSL)

Frederico ‘Martim’ Magalhães perdeu na Ronda 2, numa bateria em que não conseguiu mostrar o seu surf. O algarvio foi eliminado em 4º na bateria e concluiu a prova em 49º, somando 330 pontos para o ‘ranking’ QS. Foi um resultado pior que o 33º lugar alcançado por ‘Martim’ em Israel nos últimos dois anos. Mas é, de novo, a eliminação na Ronda 2, que foi devastadora para a comitiva lusa (e quase lusa) em Netanya.

Na Ronda 1 foram eliminados Francisco Duarte (65º) e Francisco Carrasco (81º). Na Ronda 2 perderam Arran Strong, Ruben Gonzalez e Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube, mas surfista da Grande Lisboa) em 3º (33º geral) e também ‘Martim Magalhães, Pedro Coelho, Francisco Almeida, Luís Perloiro e Henrique Pyrrait, estes em 4º nas respetivas baterias, equivalente a 49º geral.

Gony Zubizarreta perdeu na Ronda 3, em 3º na sua bateria, concluindo a prova em 17º. Nessa mesma ronda também foram eliminados Miguel Blanco e Jácome Correia, em 4º nas respetivas baterias, o que os coloca em 25º na geral. Tomás Fernandes perdeu na Ronda 4, em 4º na sua bateria e terminou o evento em 13º, com 840 pontos para o ‘ranking’ QS. Nenhum português chegou à fase ‘man-on-man’.

—-

ATUALIZAÇÃO | 16 JANEIRO

Estão definidos os 8 surfistas para os quartos-de-final em Netanya. O evento foi colocado em espera e a próxima chamada está marcada para sexta-feira, 19 de janeiro. Quando for retomada a competição, os duelos à vista são os seguintes:

Reo Inaba (Japão) vs Kei Kobayashi (EUA)

Jorgann Couzinet (França) vs Matthew McGillivray (África do Sul)

Miguel Pupo (Brasil) vs Nelson Cloarec (França)

Charly Martin (França) vs Maxime Huscenot (França)

Comentários