pub

Iniciativa de uma cidadã, Margarida Diniz

Limpeza da Ria em Ferragudo Dia 10 de Dezembro

Margarida Diniz, promotora da iniciativa aponta a praia em Ferragudo que será alvo da ação de limpeza (®PauloMarcelino)
pub

Está convocada para domingo, 10 de dezembro, uma limpeza na praia da margem Norte da Ria de Ferragudo, junto àquela localidade no concelho de Lagoa. O encontro está marcado para as 14h00, no parque de terra batida de Ferragudo, junto a um conhecido estúdio de cerâmica. Esta iniciativa é uma ação de cidadania nascida da vontade de uma pessoa, Margarida Diniz, professora e amante de praia.

“Nas praias de mar há muita malta que se junta para limpar. Nas rias não vejo muitas campanhas. Esta vai ser a primeira”, explicou Margarida Diniz, ‘Migui’, ao Swell-Algarve. Natural da Ilha de Tavira, ‘Migui’ mudou-se há quatro anos para Portimão, ‘lançou âncora’ e leciona do Agrupamento de Escolas do Arade. Tem fascínio pelo mar e pela praia e foi esse sentimento de berço que a levou a mobilizar esta ação de cidadania.

Não há qualquer organização por detrás desta ação. Margarida Diniz começou há pouco tempo a realizar passeios de caiaque no Rio Arade e o que viu junto a Ferragudo, na margem Norte da Ria, motivou a ação. “Tem muito lixo, coisas de pescadores”, disse ‘Migui’. Rapidamente, a professora criou a ação de limpeza, mobilizou apoios de alunos na escola e, depois, alargou a proposta à comunidade através da criação de um evento na rede social Facebook (ver aqui).

Margarida pede a todos os voluntários que levem sacos, baldes, ancinhos, pás, luvas, enfim; material para apanhar lixo da areia e também água, algo para comer e materiais de primeiros-socorros. A Câmara Municipal de Lagoa ajudou com sacos de lixo e reforço de contentores no local.

Margarida Diniz diz que esta será a primeira ação de limpeza em ria. “A próxima será em Alvor”. A professora de História desafia a lógica do ambientalismo organizado e com a sua iniciativa individual promove claramente a cidadania ativa em torno da proteção da Natureza. É um exemplo; uma lição. A comunidade… e as rias agradecem.

Comentários