pub

Comissão da ACES Europe visitou a cidade

Portimão Avaliada para Cidade Europeia do Desporto

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, e Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe (®PauloMarcelino)
Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, e Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe (®PauloMarcelino)
pub

Terminou esta quarta-feira, 15 de novembro, a visita da Comissão de Avaliação da ACES Europe a Portimão, no âmbito da candidatura algarvia a Cidade Europeia do Desporto 2019. Na conferência de imprensa que assinalou o momento ficou evidente a diferença entre a cidade algarvia e Cascais na luta pela preferência da associação europeia. “É uma escolha entre o genuíno e o mais industrializado”, sintetizou Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve. A decisão será anunciada dia 30 de janeiro de 2018.

A candidatura de Portimão a Cidade Europeia do Desporto 2019 foi formalizada em maio deste ano (ver notícia). Pouco depois, Cascais apresentou também a sua candidatura. Uma destas candidaturas será escolhida pela ACES Europe para ser Cidade Europeia do Desporto 2019 em Portugal, tal como aconteceu com outras candidaturas portuguesas nos últimos anos. Gondomar, por exemplo, é Cidade Europeia do Desporto 2017.

Aspeto geral da conferência de imprensa que marcou o fim da visita da comissão da ACES Europe a Portimão (®PauloMarcelino)

Aspeto geral da conferência de imprensa que marcou o fim da visita da comissão da ACES Europe a Portimão (®PauloMarcelino)

Depois de formalizar a candidatura com a entrega de um questionário preenchido à ACES Portugal, a Câmara Municipal de Portimão elaborou um dossiê completo e produziu um video de candidatura. O passo seguinte foi a entrega desse material a uma Comissão de Avaliação da associação europeia das cidades do desporto. Essa comissão foi chefiada pelo presidente e fundador da ACES Europe, o italiano Gian Francesco Lupattelli, e concluiu esta manhã a missão em Portimão, tendo viajado durante a tarde para Cascais.

“Portimão é um local maravilhoso, uma cidade fantástica. Penso que a candidatura de Portimão cria problemas a Cascais”, declarou Gian Francesco Lupattelli, em conferência de imprensa, ao final da manhã, na sede do Clube Naval de Portimão. Cortesias à parte, o presidente da ACES Europe acabaria por reconhecer que encontrou na cidade algarvia um “grande profissionalismo” e “instalações suficientes”.

Vídeo promocional “Portimão, mais desporto para todos”

Foi assim sublinhado o melhor e o pior da candidatura de Portimão. E isso mesmo foi assumido por todos os oradores. “Portimão tem toda a legitimidade de sonhar e acreditar. Esta candidatura é genuína; é feita com gente da terra”, reforçou Custódio Moreno, diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude – Algarve. “Portimão já ganhou. É a candidatura de um município que passou por dificuldades, soube ultrapassá-las e agarrou-se às pessoas. A escolha (da ACES Europe) é entre o genuíno e o mais industrializado”, disse Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.

A presidente da Câmara Municipal de Portimão alinhou pelo mesmo discurso. “Haver grandes infraestruturas (referência à alegada mais valia de Cascais) não significa que haja grande prática de desporto. O que importa é mobilizar as pessoas”, comentou Isilda Gomes.

Isilda Gomes com os elementos da Comissão de Avaliação da ACES Europe (®PauloMarcelino)

Isilda Gomes com os elementos da Comissão de Avaliação da ACES Europe (®PauloMarcelino)

Tal como havia prometido em maio, Isilda Gomes voltou a insistir em como a candidatura a Cidade Europeia do Desporto não significa maior despesa em obras públicas. “Não é para construirmos grandes infraestruturas. Até temos a sorte de ter boas insfraestruturas”, disse a autarca. Ainda assim, a inexistência de uma pista de atletismo na cidade é uma falta (à candidatura e não só) que a autarquia promete resolver, “independentemente de Portimão ser ou não cidade europeia do desporto”.

Isilda Gomes garantiu hoje que Portimão vai ter uma pista de atletismo e que esse processo está em fase de escolha do local. A autarca anunciou ainda que vai avançar a conclusão do Pavilhão da Boavista e que também estão previstos mais dois campos de futebol relvados.

Comentários