pub

Em 2019

Vilamoura vai Receber Mundial da Classe 420

Vilamoura vai receber o Mundial 420 em 2019, três anos depois de ter recebido o Mundial Optimist (®PauloMarcelino/arquivo)
Vilamoura vai receber o Mundial 420 em 2019, três anos depois de ter recebido o Mundial Optimist (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

Vilamoura vai receber em 2019 o Campeonato do Mundo da Classe 420 de Vela. A candidatura portuguesa foi aprovada na Assembleia-Geral da Classe Internacional, em Atenas, Grécia, com três votos de vantagem sobre a concorrente eslovena. A localidade turística algarvia volta a afirmar-se como um grande destino internacional de Vela, depois de em 2016 ter recebido o Campeonato do Mundo da Classe Optimist.

A comitiva que defendeu a candidatura de Vilamoura em Atenas, domingo 23 de julho, foi composta por Nuno Reis (equipa organizadora), João Fernandes (Turismo do Algarve) e Manuel Ken Gamito (presidente da Associação Portuguesa da Classe 420).

“Para a Classe será extremamente benéfico organizar-se um Campeonato desta dimensão no nosso País, com direito ao dobro das vagas em todas as categorias para as tripulações portuguesas”, escreveu Ken Gamito, em mensagem no Facebook. Com o Europeu Juniores 2018 em Sesimbra e o Mundial Open 2019 em Vilamoura, Manuel Ken Gamito está confiante na revitalização da Classe 420 em Portugal, nomeadamente através da “recuperação de velejadores reformados”.

A vitória da candidatura Vilamoura foi renhida. Em declarações ao Swell-Algarve, o presidente da Associação Portuguesa da Classe 420 confessou: “Estávamos um bocado nervosos. Havia algum receio porque a candidatura eslovena tinha o apoio de todos os países próximos”. Mas a votação foi favorável a Portugal. “A candidatura eslovena conseguiu oito votos dos países dos arredores. Nós tivemos onze votos, incluindo Japão e Itália, além do voto português e do uruguaio, que me foi entregue por procuração”, comentou Manuel Ken Gamito.

“Vilamoura venceu porque tem excelentes condições e teve um bom feedback do Mundial dos Optimist. A entidade organizadora vai ser a mesma, a Capable Planet, patrocinada pela Companhia Náutica. Vilamoura é também um sítio que não é caro e isso pesou bastante na assembleia-geral em Atenas”, concluiu Manuel Ken Gamito.

O Mundial Open de 420 em Vilamoura deverá realizar-se na última semana de julho de 2019. A Vela é uma “aposta estratégica” assumida pelo Turismo do Algarve. “A Região tem todas as condições para a prática de desportos náuticos ao mais alto nível. Esta é uma aposta estratégica que valoriza o Algarve e o mar do Algarve”, comentou Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, ao Swell-Algarve.

Comentários