pub

Algarve faz o pleno no pódio da PAN 2017

Quatro Algarvios vão ao Mundial de Optimist

Dois treinadores algarvios, Frederico Rato de Portimão e Nuno Silva de Faro com os atletas apurados para o Mundial, incluindo William Risselin, segundo da direita, que vai competir pela Bélgica, mas ganhou a PAN em Almada (®CNA)
Dois treinadores algarvios, Frederico Rato de Portimão e Nuno Silva de Faro com os atletas apurados para o Mundial, incluindo William Risselin, segundo da direita, que vai competir pela Bélgica, mas ganhou a PAN em Almada (®CNA)
pub

Domingo 28 de maio é um dia de glória para a vela juvenil no Algarve. A Prova de Apuramento Nacional Optimist 2017 terminou com três algarvios no pódio: William Risselin, Beatriz Cintra e Beatriz Gago. O Ranking do Critério Nacional de Apuramento da Classe ficou fechado com um algarvio vencedor: Guilherme Cavaco. São os quatro algarvios que vão competir no Mundial de Optimist na Tailândia, em julho, três por Portugal e o outro pela Bélgica.

Hoje foram realizadas as últimas três regatas na PAN Optimist 2017 em Almada. Beatriz Cintra segurou a vice-liderança conseguida após as duas regatas da véspera (ver notícia), resistindo num dia de intensa competição no campo de regatas do Mar da Palha / Rio Tejo. A atleta do Clube Naval de Portimão chegou a liderar a frota em Almada, desceu a terceiro e terminou a prova em 2º lugar na geral, 1º Feminino.

Beatriz Cintra conseguiu garantir o 5º lugar no ‘Ranking’ do Critério Nacional de Apuramento da Classe Optimist 2017, última posição de acesso ao Mundial. A velejadora do Clube Naval de Portimão vai estar pela primeira vez no Mundial Optimist, depois de o ano passado ter ido ao Europeu.

A PAN Optimist foi ganha pelo algarvio William Risselin, que venceu a última regata da prova. Foi a conclusão de um dia sempre a subir, desde a 4ª posição que ocupava na véspera. William Risselin terminou o Ranking do Critério Nacional de Apuramento da Classe Optimist em 4º lugar, tal como em 2016, em lugar elegível para ir ao Mundial.

O jovem atleta de Faro tem nacionalidade Belga e não pode ser convocado para representar Portugal. William Risselin compete nas provas portuguesas inscrito pelo Ginásio Clube Naval de Faro mas exibe uma bandeira da federação belga (BEL 1186). O velejador algarvio venceu o ‘ranking’ de apuramento belga e vai estar no Mundial de Optimist na Tailândia em representação da Bélgica (ver notícia).

Beatriz Gago conquistou o 3º lugar na geral da PAN Optimist, terminando o ‘ranking’ de apuramento também em 3º. A tricampeã de Portugal Juvenis Feminino vai repetir presença no Mundial pelo segundo ano consecutivo e garantiu para o Clube Naval de Portimão um segundo lugar entre os cinco disponíveis na Seleção de Portugal.

Pódio da PAN Optimist 2017 só com algarvios: William Risselin em 1º, Beatriz Cintra em 2º e Beatriz Gago em 3º (®CNA)

Pódio da PAN Optimist 2017 só com algarvios: William Risselin em 1º, Beatriz Cintra em 2º e Beatriz Gago em 3º (®CNA)

Guilherme Cavaco terminou a PAN Optimist 2017 em 4º lugar, a cinco pontos do pódio. O atleta do Ginásio Clube Naval de Faro é o Campeão de Portugal Juvenis e termina a época no 1º lugar do ‘Ranking’ do Critério Nacional de Apuramento. O velejador farense vai estar pelo segundo ano consecutivo no Mundial de Optimist.

O ‘Ranking’ do Critério Nacional de Apuramento foi formado pelas 9 regatas do Campeonato de Portugal de Juvenis e pelas 5 regatas da PAN Optimist 2017. Esteve em jogo o apuramento para o Mundial na Tailândia (Varuna, 11 a 21 de julho) e para o Europeu na Bulgária (Bourgas, 30 de julho a 6 de agosto).

Os cinco primeiros classificados no ‘ranking’ (ou quatro primeiros mais um feminino no Top 10) ficam apurados para o Mundial. Nas contas finais ficaram apurados os três primeiros, mais o quinto e o sexto; uma vez que o 4º é Belga (o algarvio William Risselin) e não pode ser chamado à Seleção de Portugal. Entre os 5 atletas apurados para representar Portugal na Tailândia, três são algarvios: Guilherme Cavaco, Beatriz Gago e Beatriz Cintra.

O ‘ranking’ apura mais sete atletas (4 de um género e 3 do outro) para o Campeonato Europeu. Sãos os atletas melhor classificados após os ‘mundialistas’. Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) apurou-se para a Seleção de Portugal ao Europeu na Bulgária. O atleta de Vila Real de Santo António concluiu a PAN Optimist em 14º e terminou a época em 8º no ranking, conseguindo o seu primeiro apuramento.

Atletas apurados para a Seleção de Portugal ao Europeu Optimist, incluindo Vladislav Bedlinskyy, à direita, de calções vermelhos (®CNA)

Atletas apurados para a Seleção de Portugal ao Europeu Optimist, incluindo Vladislav Bedlinskyy, à direita, de calções vermelhos (®CNA)

Vladislav Bedlinskyy vai ser o único algarvio no Europeu de Optimist. Leonor Dutra (GCNFaro) estava ontem em lugar elegível, mas hoje desceu na classificação da PAN e no ‘ranking’, perdendo no Mar da Palha o passaporte para a Bulgária.

O Algarve consegue este ano duplicar a presença da região no Mundial de Optimist, aumentando de dois para três o número de representantes na Seleção de Portugal e somando mais um representante na Seleção da Bélgica. Em 2016, o Algarve teve 3 atletas na Seleção de 8 elementos ao Europeu da Classe. Este ano será apenas um.

A PAN Optimist 2017 foi organizada pelo Clube Náutico de Almada, com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e a colaboração da Associação Regional de Vela do Centro. Estiveram em prova 20 velejadores algarvios, entre 80 no total. Os quatro primeiros lugares na classificação final foram conquistados por atletas do Ginásio Clube Naval de Faro e Clube Naval de Portimão.

—-

Seleções de Portugal Optimist 2017

Mundial na Tailândia (Varuna, 11 a 21 de julho)

1. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

2. Vasco Soares (ANMadeira)

3. Beatriz Gago (CNPortimão)

4. Beatriz Cintra (CNPortimão)

5. José Mendes (CVTejo)

Europeu na Bulgária (Bourgas, 30 de julho a 6 de agosto)

1. Ricardo Alves (CVBarreiro)

2. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana)

3. Sebastião Ramirez (CNCascais)

4. Mário Soares (ANMadeira)

5. Carolina Campos (SCPorto)

6. Vitória Mina (CVVCastelo)

7. Catarina Sousa (ANMadeira)

Resultados Algarvios na PAN Optimist 2017

1. William Risselin (GCNFaro)

2. Beatriz Cintra (CNPortimão) | 1º Feminino

3. Beatriz Gago (CNPortimão)

4. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

9. Daniel Cristiano (CNPortimão)

14. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana)

23. Miguel Sancho (GCNFaro)

24. Rodrigo Dias (CNPortimão)

30. Érica Porto (CNTavira)

31. Diogo Faustino (CNPortimão)

35. Mara António (CNPortimão)

36. Luís Gonçalves (ANGuadiana)

43. Leonor Dutra (GCNFaro)

45. Viktoriya Kononova (ANGuadiana)

46. Rafael Ribeiro (CNTavira)

50. Mariana Ramos (GCNFaro)

54. Francisco Dias (CNPortimão)

58. Filipe Lopes (CNTavira)

60. Rafaela Sousa (CNPortimão)

61. António Monteiro (CNPortimão)

Links:

PAN Optimist 2017 | Dia 1

PAN Optimist 2016

Comentários