pub

ISA World Surfing Games 2017

Portugal Mais Perto do Pódio em Biarritz

Pedro Henrique carrega a bandeira de Portugal no Mundial de Surf por Equipas. Está nas meias-finais e é o único português ainda em prova (®SeanEvans/ISA)
Pedro Henrique carrega a bandeira de Portugal no Mundial de Surf por Equipas. Está nas meias-finais e é o único português ainda em prova (®SeanEvans/ISA)
pub

Portugal chega ao último dia dos ISA World Surfing Games 2017 em terceiro lugar na classificação por equipas e ainda com um surfista em prova. Pedro Henrique, campeão nacional e atleta federado pelo Algarve Surf Clube está nas meias-finais, que vão abrir a sequência de prova amanhã, domingo 28 de maio. O selecionador nacional de surf, David Raimundo, diz que “está tudo em aberto” na luta com a Espanha pelo segundo lugar por equipas.

Hoje, sábado 27 de maio, sétimo dia (penúltimo) de prova em Biarritz, terminou o sonho português de conquistar este ano o título de campeão mundial de surf por equipas. As eliminações de José Ferreira na Ronda 2, sexta-feira; e de Guilherme Fonseca na Ronda 3 e Miguel Blanco nos quartos-de-final, sábado, comprometam as contas lusas.

A Seleção da França já é matematicamente Campeã do Mundo, somando os pontos da impressionante ‘dobradinha’ no quadro feminino. Portugal chega ao último dia do Mundial no 3º lugar, a 20 pontos da Espanha, que ocupa o 2º lugar. “Está tudo em aberto” para domingo, como diz David Raimundo.

Este sábado, Guilherme Fonseca ‘caiu’ na Ronda 3, a precisar de uma onda na casa dos 4 pontos que não conseguiu encontrar nos últimos seis minutos da bateria. O português foi eliminado em terceiro, com menos 17 décimas de pontuação que o 2º classificado na bateria, que seguiu para a ronda seguinte. Guilherme Fonseca terminou a prova em 17º.

Miguel Blanco começou muito bem o dia, com uma vitória na sua bateria na Ronda 3. O português foi eliminado na ronda seguinte, quartos-de-final, em 3º na sua bateria. Miguel Blanco ainda fez uma onda de 8,5 pontos, mas não conseguiu o total necessário para seguir em frente, terminando o Mundial em 9º.

Pedro Henrique venceu hoje as suas baterias nas rondas 3 e 4, com uma prestação segura que o coloca entre os oito finalistas da prova. Domingo, o campeão nacional vai estar na primeira meia-final contra Jhony Corzo (México), o ex-CT Jeremy Flores (França) e Vicente Romero (Espanha). Vai ser uma luta de titãs. Espanha tem mais um atleta nas meias-finais, Jonathan Gonzalez, e mais 20 pontos que Portugal na luta pela Medalha de Prata por equipas.

Podes acompanhar toda a ação em direto, no ‘site’ da ISA… AQUI.

Comentários