pub

3ª PAN Classe 420 + 4ª PAN Classe Laser

Duas Vitórias Algarvias em Prova Nacional em Leixões

Manuel Fortunato e Frederico Baptista com a treinadora Ingrid Braga Fortunato. Dupla de Lagos está apurada para o Mundial da Classe 420 (®PhotoSailingRuiGuerra/CNL)
Manuel Fortunato e Frederico Baptista com a treinadora Ingrid Braga Fortunato. Dupla de Lagos está apurada para o Mundial da Classe 420 (®PhotoSailingRuiGuerra/CNL)
pub

A dupla algarvia Manuel Fortunato & Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos) conquistou o 1º lugar Sub-17 na 3ª Prova de Apuramento Nacional da Classe 420. A algarvia Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) venceu em 4.7 Feminino na 4ª Prova de Apuramento Nacional da Classe Laser. As duas PAN decorreram em simultâneo, organizadas pelo Clube Naval de Leça, no Campo de Regatas de Leixões.

A 3ª PAN 420 e a 4ª PAN Laser (4.7, Radial e Standard) foram as últimas provas nacionais nas respetivas classes. As provas foram disputadas no passado fim-de-semana, 20 e 21 de maio, e fecharam os respetivos ‘rankings’ nacionais com vista às vagas para representar Portugal nos Mundiais e Europeus das Classes. Foram realizadas em Leixões um total de cinco (5) regatas 420, quatro (4) regatas Laser Radial e Laser 4.7 e três (3) regatas Lasar Standard.

Manuel Fortunato & Frederico Baptista terminaram a prova em 5º na geral 420 (27 barcos), 1º 420 Sub-17 (7 barcos). A dupla do CVLagos, treinada por Ingrid Braga Fortunato, mãe de Manuel Fortunato, termina a época em 6º lugar geral (3º Juniores / 1º Sub-17) no ‘ranking’ nacional 420 e está apurada para o Campeonato do Mundo da Classe, na Austrália.

Afonso Rodrigues & Martim Sancho (Ginásio Clube Naval de Faro) terminaram a PAN em 11º na geral 420, 4º 420 Juniores (14 barcos, separados dos Sub-17 em Leixões). A dupla de Faro termina o ano em 8º lugar no ‘Ranking’ Nacional da Classe 420 – Júnior (juniores+Sub-17). Há 7 vagas juniores e mais três Sub-17 para o Campeonato Europeu Junior em Itália. No ‘ranking’ Júnior estão duas tripulações Sub-17 entre os sete primeiros.

Daniela Miranda em Leixões, onde venceu a última PAN da Classe Laser na categoria 4.7 Feminino (®PhotoSailingRuiGuerra/CNL)

Daniela Miranda em Leixões, onde venceu a última PAN da Classe Laser na categoria 4.7 Feminino (®PhotoSailingRuiGuerra/CNL)

Na PAN da Classe Laser, Tomé Dutra (GCNFaro) conquistou um brilhante 4º lugar na geral 4.7. João Vargues (GCNFaro) terminou a PAN em 6º na geral. Daniela Miranda (ANGuadiana), bicampeã de Portugal 4.7 Feminino, conquistou o 1º lugar Feminino em Leixões, tendo terminado a prova em 14º na geral (40 barcos).

Em Laser Radial, Bruna Carvalho (ANGuadiana) foi a única representante de um clube do Algarve. Bruna terminou a prova em 19º na geral (22 barcos), equivalente a 4º Feminino e 2º Juniores Feminino. Na mesma Classe competiu outro algarvio, André Granadeiro, mas em representação do Clube Naval de Leça. André terminou a prova em 7º.

À hora desta notícia, a Associação Portuguesa da Classe Laser ainda não tinha divulgado o ‘ranking’ final nacional.

Resultados Algarvios em Leixões

3ª PAN 420

5. Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos) | 1º Sub-17

11. Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) | 4º Juniores

4ª PAN Laser

4.7

4. Tomé Dutra (GCNFaro)

6. João Vargues (GCNFaro)

10. Martim Fernandes (GCNFaro)

11. João Revés (ANGuadiana)

14. Daniela Miranda (ANGuadiana) | 1º Feminino

16. Mariana Viegas (CVLagos)

19. Lúcia Neto (GNOlhão)

20. Robin Tomaz (CVLagos)

21. Camila Poucochinho (CVLagos)

28. João Henriques (CVLagos)

33. Gonçalo Guerreiro (CVLagos)

35. Lucas Sousa (CVLagos)

Radial

7. André Granadeiro (CNLeça)

19. Bruna Caravlho (ANGuadiana) | 2ª Juniores Feminino

 

 

Comentários