Circuito Regional de Surf do Centro 2017 | 4ª Etapa

Algarvia Concha Balsemão Brilha na Ericeira

Concha fez em Ribeira D'Ilhas a sua melhor nota em campeonatos até agora. Terminou em 2º Sub-16 Fem e Sub-18 Fem (®DR)

Concha Balsemão foi uma das melhores surfistas Feminino na 4ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, no fim-de-semana 6 e 7 de maio, na Ericeira. A atleta algarvia concluiu a prova  em 2º lugar Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino. “Finalmente consegui mostrar o meu surf nas ondas perfeitas de Ribeira D’Ilhas”, comentou a surfista da Carrapateira, ao Swell-Algarve.

A surfista algarvia federou-se este ano pelo Península de Peniche Surfing Clube (PPSC), para poder disputar no Circuito Regional do Centro o apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças. Concha Balsemão optou pela mudança de região devido a um estágio na Austrália que a impediu de competir em duas etapas do Regional Sul (ver notícia). A atleta tem ainda 14 anos de idade e foi campeã regional Sub-16 Feminino e vice-campeã regional Sub-18 Feminino do Sul em 2016.

Este fim-de-semana, a surfista algarvia foi a segunda melhor Esperanças Feminino na Ericeira, região onde tem treinado muito e com pranchas Semente, que diz serem perfeitas para o tipo de ondas na zona. “Esta prova correu-me bastante bem. Desde os quartos-de-final Sub-16 Feminino senti que estava com o surf no pé e a conseguir apanhar boas ondas”, comentou Concha Balsemão.

Foi na prova do fim-de-semana que Concha Balsemão conseguiu a sua melhor nota em campeonatos até ao momento. “Nas meias-finais Sub-18 Feminino consegui um 8, que foi até hoje a minha melhor nota num campeonato. Nesse ‘heat’ passei em 1º lugar e para mim foi o melhor momento do campeonato”, sublinhou a surfista algarvia.

Surfista algarvia feliz no pódio em Ribeira D'Ilhas (®DR)

Surfista algarvia feliz no pódio em Ribeira D’Ilhas (®DR)

Com participação em apenas três das quatro etapas do Circuito e sempre a subir de rendimento, Concha Balsemão concluiu o Regional Centro em 3º lugar Sub-16 Feminino e 4º lugar Sub-18 Feminino. A surfista algarvia falhou o apuramento direto (campeões e vice-campeões) para a finalíssima Nacional Esperanças Feminino e tem agora de esperar que a Federação Portuguesa de Surf anuncie, oficialmente, a distribuição das restantes vagas regionais.

“Em relação ao apuramento, ainda não sei nada. O mais importante foi competir com as melhores atletas nacionais, como a Camila Costa e a Francisca Veselko, entre outras , e aí sentir o meu nível de surf à altura, como este fim de semana em Ribeira D’Ilhas”, concluiu Concha Balsemão.

A etapa em Ribeira D’Ilhas encerrou o Circuito Regional de Surf do Centro 2017. Os vencedores da etapa foram: Matias Canhoto (Sub-12), José Maria Ribeiro (Sub-14), Gabriel Ribeiro (Sub-16), Francisca Veselko (Sub-16 Feminino), Camila Costa (Sub-18 Feminino) e Hugo Cardoso (Sub-18).

Os Campeões Regionais do Centro são: Matias Canhoto (Sub-12), José Maria Ribeiro (Sub-14), Gabriel Ribeiro (Sub-16), Carolina Santos (Sub-16 Feminino, 4ª na etapa), Camila Costa (Sub-18 Feminino) e Tomás Aberu (Sub-18, 2º na etapa).

 

Comentários