pub

Equipa Nacional Júnior

Federação Chama Cinco Algarvios a Estágio

Federação Portuguesa de Surf está em fase de preparação e captação dos melhores talentos para a Equipa Nacional Junior (FPS)
Federação Portuguesa de Surf está em fase de preparação e captação dos melhores talentos para a Equipa Nacional Junior (FPS)
pub

A Federação Portuguesa de Surf marcou para este mês novos estágios de preparação da Equipa Nacional Júnior, com vista à formação da seleção que irá representar Portugal no Campeonato Mundial Júnior, no Japão. O segundo estágio de captação de atletas Surf vai decorrer nos dias 17 e 18 de abril e a federação voltou a chamar os algarvios Bruno Gregório, Concha Balsemão e João Mendonça. O primeiro estágio de captação de atletas Bodyboard realiza-se nos dias 19 a 21 e na convocatória estão os nomes dos algarvios Tomás Rosado e Rafael Cabral.

Os dois estágios, na próxima semana, vão decorrer no Centro de Alto Rendimento de Peniche, tal como o primeiro estágio de captação Surf Júnior, em março (ver notícia). Um total de 38 surfistas e 22 bodyboarders vão ser avaliados durante cinco dias, na expetativa de formar e escolher os melhores talentos juniores para representar Portugal nos próximos compromissos internacionais.

“Portugal foi sempre representado por atletas com as melhores condições, quer físicas, técnicas ou psicológicas. Todo o trabalho desenvolvido durante os estágios da FPS é fundamental para que os nossos jovens progridam e se sintam confiantes e capazes de alcançar os melhores resultados nas diferentes provas”, assinala João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.

Para Nuno Trovão, selecionador da equipa nacional de Bodyboard, é importante “começar a preparar estes atletas juniores para os futuros compromissos das Seleções Nacionais, nomeadamente o EuroJunior 2018”. E conclui: “Este estágio visa ainda prosseguir o projeto traçado pela equipa técnica de Bodyboard e pela FPS em 2016, para trazer resultados desportivos de excelência e potenciar o Bodyboard nacional.”

O Algarve está presente na estratégia de futuro da Federação Portuguesa de Surf, com os surfistas Bruno Gregório, Concha Balsemão e João Mendonça a repetirem a convocatória e os bodyboarders Tomás Rosado e Rafael Cabral a estrearem-se sob o olhar do novo selecionador nacional de bodyboard. Para Tomás Rosado, no entanto, não é o primeiro estágio com a Equipa Nacional Junior.

João Mendonça, Campeão Regional da Grande Lisboa e Campeão Nacional de Surf Sub-12 (®GianLucaSchneider)

João Mendonça, Campeão Regional da Grande Lisboa e Campeão Nacional de Surf Sub-12 (®GianLucaSchneider)

João Mendonça é o Campeão Regional Sub-12 da Grande Lisboa e Campeão Nacional de Surf Sub-12 em título. O jovem talento da Arrifana completou 12 anos de idade há poucos dias e já está a competir este ano no escalão Sub-14, tendo ganho nessa categoria a 1ª etapa do regional da Grande Lisboa 2017. É atleta federado pelo Surfing Clube Costa do Sol, mas treinado pelo surfista algarvio Miguel Mouzinho, com quem esteve recentemente na Indonésia.

Bruno Gregorio, Bicampeão Regional de Surf Sub-18 do Sul (®GianLucaSchneider)

Bruno Gregorio, Bicampeão Regional de Surf Sub-18 do Sul (®GianLucaSchneider)

Bruno Gregório já revalidou este ano, por antecipação, o título de Campeão Regional Sub-18 do Sul, tendo ganho na categoria as três etapas já realizadas no circuito regional 2017. O surfista de Quarteira é federado pelo Portimão Surf Clube e treina-se no clube, com Francisco Canelas e Bruno Santos. Tem 16 anos de idade.

Concha Balsemão, Campeã Regional Sub-16 Feminino e Vice-Campeã Regional Sub-18 Feminino de Surf do Sul (®PauloMarcelino)

Concha Balsemão, Campeã Regional Sub-16 Feminino e Vice-Campeã Regional Sub-18 Feminino de Surf do Sul (®PauloMarcelino)

Concha Balsemão é Campeã Regional Sub-16 Feminino e Vice-Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul em título. Em novembro, conseguiu 5º lugar Sub-18 no Campeonato Nacional de Surf Esperanças, ainda como atleta do Portimão Surf Clube. Fez 25º no Caparica Junior Pro, esta semana. Tem 14 anos de idade.

Rafael Cabral, Campeão Nacional Sub-14 e antigo Campeão Nacional Sub-12 (®ABS)

Rafael Cabral, Campeão Nacional Sub-14 e antigo Campeão Nacional Sub-12 (®ABS)

Rafael Cabral é Campeão Nacional de Bodyboard Sub-14 e foi Campeão Nacional Sub-12 em 2014. O atleta da Associação de Bodyboard de Sagres conquistou os dois títulos nacionais em dois anos consecutivos de competição, uma vez que cumpriu um ano de pausa em 2015. ‘Rafa’, como é conhecido, é uma das grandes promessas treinadas pelo veterano Francisco Pinheiro. Tem 14 anos.

Tomás Rosado, Vice-Campeão Nacional Sub-16 e antigo Campeão Nacional Sub-12 (®ABS)

Tomás Rosado, Vice-Campeão Nacional Sub-16 e antigo Campeão Nacional Sub-12 (®ABS)

Tomás Rosado foi Campeão Nacional de Bodyboard Sub-12 em 2012 e é o atual Vice-Campeão Nacional Sub-16. Foi o atleta que mais etapas venceu (2) na categoria Sub-16 do Nacional Esperanças o ano passado. É uma ‘fera’ nas ondas e venceu, no passado sábado, o Open e o Sub-18 na primeira etapa do circuito regional de bodyboard Restaurante ‘O Sacas’. É atleta da Associação de Bodyboard de Sagres, treinado por Francisco Pinheiro. Tem 17 anos de idade.

Lista de Convocados

Surf | 

Beatriz Santos, Bruno Gregório, Camila Costa, Carolina Santos, Concha Balsemão, Francisco Almeida, Gonçalo Magalhães, Gonçalo Vieira, Inês Bispo, João Moreira, Francisca Veselko, Mafalda Lopes, Mariana Garcia, Matilde Passarinho, Salvador Couto, Simão Penha, Tomás Ribeiro e Vasco Mónica, Afonso Antunes, Diogo Sampaio, Gabriel Ribeiro, Guilherme Ribeiro, João Mendonça, João Vidal, Joaquim Chaves, José Bruschy, José Champalimaud, Lourenço Nunes, Lourenço Sousa, Manuel Teixeira, Martim Nunes, Martim Paulino, Martim Van Zeller, Matias Canhoto, Santiago Graça, Tomás Lacerda, Vasco Cordeiro, Zé Maria Ribeiro.

Bodyboard | 

Joel Rodrigues, Pedro Ferreira, Tomás Meca, Ricardo Mourão, Francisco Ferreira, Miguel Matos, António Ferreira, David Vedor, João Ferreira, Rafael Cabral, Rodrigo Lopes, Miguel Ferreira, Tomás Rosado, Afonso Silva, Pedro Machado, Pedro Veigas, Tomás Silva, Madalena Padrela, Teresa Coelho, Mariana Rosa, Filipa Broeiro, Joana Pinto.

Comentários