Na passada quinta-feira, 19 de janeiro, quatro (4) surfistas algarvios participar num estágio de captação para a Equipa Nacional de Surf Junior, no Centro de Alto Rendimento de Peniche. Diogo Pereira, Bruno Gregório e Concha Balsemão partilharam a experiência com o Swell-Algarve, enquanto esperam para saber se vão estar na lista dos eleitos pelo selecionador nacional David Raimundo.
A iniciativa da Federação Portuguesa de Surf levou 27 surfistas de todo o País a Peniche. “Gostei de conhecer os outros atletas e diverti-me”, disse Diogo Pereira. “Foi um prazer surfar e conviver com todos eles”, reforçou Bruno Gregório. “Correu bastante bem”, concluiu Concha Balsemão. Também foi convocado o algarvio Diogo Brasil, vice-campeão regional Sub-12 do Sul, mas não foi possível obter comentários do atleta, apesar dos contatos por nós desenvolvidos.
—

“O surf nao me correu como eu esperava”, Diogo Pereira (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Diogo Pereira é campeão regional Sub-14 e Sub-16 do Sul. Bruno Gregório é o campeão regional Sub-18 e vice-campeão regional Sub-16. Concha Balsemão é campeã regional Sub-16 e vice-campeã regional Sub-18. São três ilustres embaixadores do futuro do surf algarvio e por isso conquistaram a oportunidade de tentar o acesso à Equipa Nacional de Surf Junior.
Na quinta-feira, os surfistas mostraram-se ao selecionador em duas sessões de surf. “O surf não me correu como eu esperava. Na sessão da manhã estava nervoso e não consegui apanhar boas ondas. À tarde, apesar de ter surfado melhor, as condições pioraram. Fiquei aquém das minhas expetativas”, admite Diogo Pereira, atleta do Iate Clube Marina de Vilamoura / Playsurf.
“Tivemos 3 horas para dar o nosso melhor. Na primeira surfada senti que estava com a prancha no pé e até correu bastante bem, mas na segunda surfada foi pior porque as condições do mar estavam piores, pequeno com vento onshore”, comentou Concha Balsemão, atleta do Portimão Surf Clube.
—

“Saí deste estágio motivado para fazer mais e melhor”, Bruno Gregório (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
Bruno Gregório não comentou a sua prestação nas duas sessões de surf, optando por destacar o bom ambiente e a qualidade dos atletas no estágio. “O estágio foi muito divertido, todos os atletas e treinadores receberam me muito bem. Saí deste estágio motivado para fazer mais e melhor. Grande nível de surf, desde os mais novos até aos mais velhos. Aprendi mais sobre o surf”, disse Bruno Gregório, atleta do Portimão Surf Clube.
Os três surfistas regressaram ao Algarve sem saber o resultado do estágio, sem saber se vão ser chamados para a Equipa Nacional de Surf Junior. A todos eles foi pedido o contato direto do respetivo treinador – Bruno Freitas no caso de Diogo Pereira e Francisco Canelas nos casos de Bruno Gregório e Concha Balsemão – para informar se forem escolhidos. São dias de expetativa, mas a chamada ao estágio de captação foi já um justo prémio pelos resultados de uma época e uma experiência que enriqueceu os surfistas algarvios.
Comentários