pub

Campeão nacional escolhe clube algarvio

Pedro Henrique Entra no Algarve Surf Clube

Irmãos Carol e Pedro Henrique, campeões nacionais de surf, feminino e masculino, 2016; foto oficial (®ANS)
Irmãos Carol e Pedro Henrique, campeões nacionais de surf, feminino e masculino, 2016; foto oficial (®ANS)
pub

O campeão nacional de surf masculino, Pedro Henrique, vai competir este ano em representação do Algarve Surf Clube. “Quero fazer parte de um clube que apoia, de fato, os atletas”, explicou o surfista, ao Swell-Algarve. “Estamos orgulhosos em ter um atleta como o Pedro numa equipa tão forte e tão boa como a nossa”, comentou Zara Mata, presidente do clube.

O Algarve Surf Clube é o único clube português com dois atletas ex-WCT: Marlon Lipke e Pedro Henrique. O clube de Sagres, Vila do Bispo, tem na sua equipa outros nomes bem conhecidos do panorama surf nacional, como Miguel Mouzinho, Eduardo Fernandes, os irmãos Luca e Joackim Guichard, ou Leo e Basile Belime e o ‘soul surfer’ Tomás Alcobia. E, claro, o enorme talento em ascensão nas ondas grandes; Alex Botelho.

Pedro Henrique na Praia da Rocha, na etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013 (®PauloMarcelino/arquivo)

Pedro Henrique na Praia da Rocha, na etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013 (®PauloMarcelino/arquivo)

A ligação de Pedro Henrique ao Algarve já tem História. Pedro Henrique é muito amigo de Eduardo Fernandes e foi na região algarvia que começou por mostrar o seu surf quando se mudou do Brasil para Portugal. Em dezembro de 2013, Pedro Henrique entrou numa etapa do então Circuito de Surf do Algarve e surpreendeu a Praia da Rocha com o seu surf rápido e de elevado nível técnico.

Na altura, Pedro Henrique era Campeão do Mundo de Kitesurf, na vertente ondas, mas trazia na bagagem o título de Campeão do Mundo de Surf Junior (2000) e uma passagem pela elite mundial WCT (2006). Pedro Henrique instalou-se em Cascais, mas nesse primeiro inverno surfou muito no Algarve e filmou e realizou aquele que é, talvez, o melhor filme de surf algarvio: ‘Algarve’, estreado a 1 de fevereiro de 2014, na Pousada do Infante, em Sagres (ver notícia).

Surfista com o presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, na ante-estreia do filme 'Algarve', em 2014, em Sagres (®PauloMarcelino/arquivo)

Surfista com o presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, na ante-estreia do filme ‘Algarve’, em 2014, em Sagres (®PauloMarcelino/arquivo)

Pedro Henrique relançou a sua carreira de surf em Portugal, mostrando uma determinação fora de série e adoptando nacionalidade Portuguesa. Em 2015, sagrou-se Campeão Europeu e no ano passado conquistou o título de Campeão Nacional. Aos 34 anos de idade, Pedro Henrique mantém o foco no regresso ao agora Championship Tour (ex-WCT), tal como tentou no ano passado, mas agora com ‘as cores’ do Algarve Surf Clube. Em janeiro, o campeão nacional somou os primeiros pontos na campanha ‘Qualifying Series’ 2017 com um 3º lugar em Israel (ver notícia).

“Vou lutar pela qualificação para o CT. Enquanto sentir potencial e confiança no meu surf e no meu preparo físico vou buscar estar lá. Sem patrocínio vai ser complicado. Vai depender muito da minha força mental e do apoio da minha família. Mas vou continuar a lutar pelos meus sonhos”, disse Pedro Henrique, ao Swell-Algarve, esta manhã, quando estava a caminho da sessão de apresentação da Liga Meo Surf 2017.

Pedro Henrique campeão europeu em 2015. Volta de consagração em Casablanca, aos ombros do amigo Eduardo Fernandes (®WSL)

Pedro Henrique campeão europeu em 2015. Volta de consagração em Casablanca, aos ombros do amigo Eduardo Fernandes (®WSL)

O circuito dos campeões nacionais foi apresentado esta manhã, pela Associação Nacional de Surfistas, no Palácio Foz, em Lisboa, numa sessão que teve início às 11h00. O campeão nacional, como não podia deixar de ser, esteve presente. Pedro Henrique disse ao Swell-Algarve que vai lutar pela renovação do título nacional, mas admitiu ser difícil: “Vou fazer o máximo para voltar a ser campeão, mas sei que não é fácil, até porque estou focado no CT. É difícil manter dois focos”.

Filme ‘Algarve’ (2014), realizado por Pedro Henrique

Comentários