pub

Projeto de 'passeio marítimo'

Albufeira Quer Ligar Marina e Peneco Pelo Mar

Traço vermelho assinala zona do passeio sobre o mar entre a Marina de Albufeira e a Praia do Peneco (®MontagemSwellAlgarve/Foto:MarinaAlbufeira)
Traço vermelho assinala zona do passeio sobre o mar entre a Marina de Albufeira e a Praia do Peneco (®MontagemSwellAlgarve/Foto:MarinaAlbufeira)
pub

A Marina de Albufeira está a trabalhar com a Câmara Municipal no sentido de construir um passeio sobre o mar, para ligar a Marina à Praia do Peneco, isto é, ao centro da cidade. A notícia foi hoje avançada pelo jornal ‘Sul Informação’ e levantou alguma polémica relativa ao impacto na onda ali usada por surfistas e à segurança em condições de mar muito forte. “Foi tudo acautelado” no projeto, garantiu João Amaral, administrador da Marina de Albufeira, ao Swell-Algarve.

A onda na Praia do Peneco funciona com mar muito grande e tempestade de Oeste. É dos poucos sítios no Algarve, se não mesmo o único, onde se pode surfar quando há tempestade forte no mar. Não é, portanto, um ‘spot’ de surf com muita produção e frequência, muito embora seja também usado em condições pequenas para aulas de formação.

O surfista Tiago Grosso foi quem maior eco negativo sobre a notícia deu na rede social Facebook. “Mais uma onda em perigo”, protestou o surfista, alegando que a comunidade surfista local não foi consultada. João Amaral, em declarações ao Swell-Algarve, disse que foram feitas uma série de consultas na altura da elaboração do projeto, em 2010, e julga que a questão do surf também foi observada.

“O passeio marítimo vai ter uma perpendicular que não irá interferir com a onda, segundo os pareceres técnicos recolhidos”, disse João Amaral, ao Swell-Algarve. Ivan Bailote, o surfista mais conhecido de Albufeira, concorda. “Se for feito mesmo junto à pedra não vai fazer mal nenhum à onda. Onde querem fazer o passeio é onde não surfamos. Não vai arriscar nada; até fica bonito”, comentou Ivan Bailote, para o Swell-Algarve.

O Swell-Algarve tentou também conhecer a opinião do presidente do Albufeira Surf Clube, mas João Xufre esteve incontável durante toda a tarde desta sexta-feira.

Imagem da maquete do projeto publicada no jornal 'Sul Informação' (®DR)

Imagem da maquete do projeto publicada no jornal ‘Sul Informação’ (®DR)

As reações do dia no Facebook à notícia do ‘Sul Informação’ levantaram também dúvidas relativas à segurança do passeio sobre o mar quando exposto a condições de tempestade marítima. “Não me parece que haja problemas de segurança”, respondeu João Amaral, ao Swell-Algarve.

O administrador da Marina de Albufeira revelou que o projeto é da autoria da Consomar, empresa espanhola especialista em projetos de obras marítimas. “Isso dá-nos segurança”, comentou João Amaral, acrescentando que o projeto inclui “proteção bastante elevada” e recebeu “pareceres positivos de diversas entidades”.

O passeio sobre o mar entre a Marina de Albufeira e o centro da cidade, até à Praia do Peneco, é um sonho antigo da Câmara Municipal de Albufeira, do qual se fala desde a criação da marina. “Foi uma das promessas do anterior presidente da câmara, mas que não se concretizou porque entramos no período de crise”, sublinhou João Amaral.

A obra está avaliada em 4 milhões de euros e vai criar um passeio de 380 metros sobre o mar, a partir da Marina e até à extremidade Poente da Praia do Peneco. “Vai permitir às pessoas circular a pé entre a marina e o centro de Albufeira”, refere João Amaral. A Marina de Albufeira liderou a execução do projeto, em 2010, e ofereceu-o à autarquia.

Neste momento, Marina e Câmara estão a estudar “a fórmula de financiamento”, havendo a possibilidade de procurar fundos comunitários. E questionaram a Agência Portuguesa do Ambiente, em julho do ano passado, para saber se os pareceres positivos emitidos em 2010 ainda são válidos. A APA ainda não respondeu.

“Se houver vontade política e parece que há, e se os pareceres estiverem válidos, é nossa intenção começar a obra no final deste ano, para estar concluída no verão de 2018”, declarou João Amaral, ao Swell-Algarve.

Nota da redação: O uso da  imagem da maquete pelo Swell-Algarve foi gentilmente autorizado pelo Sul Informação, a quem agradecemos a cortesia.

Comentários