pub

Concha Balsemão, 'Martim' Magalhães e Francisco Duarte

Três Surfistas Algarvios Treinam na Gold Coast

Francisco Duarte foi chegou à Gold Coast, na semana passada, com a Academia Profissional de Surf e tem estado a surfar em Snapper Rocks (®FranciscoDuarte/APS)
Francisco Duarte foi chegou à Gold Coast, na semana passada, com a Academia Profissional de Surf e tem estado a surfar em Snapper Rocks (®FranciscoDuarte/APS)
pub

Os surfistas algarvios Concha Balsemão, Frederico ‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte estão em estágio na Gold Coast, Austrália. Os atletas da região viajaram em grupos de treino separados; Concha e ‘Martim’ com o treinador José Maria Pyrrait, da Ericeira; e Francisco Duarte com o treinador David Raimundo, da Academia Profissional de Surf. É um momento significativo para a evolução do surf algarvio.

Esta é, talvez, a primeira vez que três atletas de surf algarvios estão em estágio simultâneo na Austrália. A ocasião reflete a grande crescimento que o surf algarvio tem tido nos últimos anos e, em particular, o nível atingido pelos três surfistas que agora estão na Gold Coast. O estágio de um mês na Austrália é uma excelente oportunidade para a evolução técnica e desenvolvimento pessoal dos três jovens surfistas; uma viagem que vai marcar as suas carreiras e vidas. É, para os três, uma estreia australiana.

Imagem composta partilhada por Francisco Duarte no Facebook mostra manobras de treino em Snapper Rocks (®DR)

Imagem composta partilhada por Francisco Duarte no Facebook mostra manobras de treino em Snapper Rocks (®DR)

Francisco Duarte foi o primeiro a chegar à Gold Coast. O surfista de Portimão, 19 anos de idade, está em Snapper Rocks desde o final da semana passada. Está no paraíso, como ele próprio diz, para cumprir um programa de três semanas de treinos intensos.

Francisco realizou no ano passado uma viagem de sonho à Indonésia, mas este ano elevou a fasquia com o estágio australiano, muito focado na evolução técnica como surfista, que é a sua principal prioridade na presente época desportiva. Francisco Duarte é tão ativo nas redes sociais como nas ondas e vai mostrando fotografias e videos das surfadas australianas no Facebook (espreita AQUI).

Concha Balsemão, ao centro, prepara-se para a primeira surfada na Gold Coast (®FortunatoJr)

Concha Balsemão, ao centro, prepara-se para a primeira surfada na Gold Coast (®FortunatoJr)

Concha Balsemão e ‘Martim’ Magalhães chegaram ontem à Gold Coast, após uma longa viagem com escala de nove horas no Dubai. Concha tem 14 anos de idade é é ‘local’ da Carrapateira. ‘Martim’ tem 19 anos, reside no concelho de Silves, é ‘local’ de Portimão, mas treina-se na Ericeira com José Maria Pyrrait, onde passa quase todo o ano.

O grupo de treino orientado por Pyrrait é composto por uma dezena de surfistas, incluindo o jovem talento Martim Nunes. O estágio deste grupo vai durar um mês e ‘apanha’ o início do Championship Tour WSL 2017, o Quiksilver Pro Gold Coast, de 14 a 25 de março. Concha e ‘Martim’ Magalhães, e os restantes surfistas do grupo Pyrrait vão ter oportunidade de acompanhar ao vivo a estreia de Frederico Morais no CT… mesmo no ‘quintal’ onde estão a treinar.

'Martim' Magalhães, à esquerda, de calções laranja e preto, numa 'selfie' com o grupo acolhido por Fortunato Jr (®DR)

‘Martim’ Magalhães, à esquerda, de calções laranja e preto, numa ‘selfie’ de Fortunato Jr, que acolheu o grupo de treino em Queensland (®DR)

Este grupo foi acolhido em Queensland pelo surfista português Fortunato Jr, um excelente guia para os picos e ambiente surf local. Sally Fitgibbons é vizinha e Mick Fanning também anda por lá. São dias de sonho para os surfistas algarvios.

Comentários