pub

Mussanah Race Week 2017 | 1º Feminino Optimist

Beatriz Gago Triunfa em Omã

Beatriz Gago fez 6º lugar na geral e 1º Feminino, numa frota com alguns dos melhores do mundo (®SailImages)
Beatriz Gago fez 6º lugar na geral e 1º Feminino, numa frota com alguns dos melhores do mundo (®SailImages)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu a categoria Optimist Feminino na Mussanah Race Week 2017, em Omã. A velejadora algarvia alcançou a liderança no último dia da prova, sábado 21 de janeiro, impondo-se no duelo direto com a vice-campeã europeia em título e destacando-se numa frota composta por 53 atletas de elite em representação de 16 países.

O último dia (4º dia de regatas) foi decisivo e correu mal para os favoritos irmãos malteses Richard e Antonia Schultheis, que lideravam a classificação geral e feminino, respetivamente. Beatriz Gago, que se aventurou sozinha na Arábia, a convite da organização, teve uma batalha superior ao confronto com os melhores Optimist do Mundo porque teve de lutar sem ter a companhia do seu treinador e de outros portugueses em Mussanah.

Beatriz Gago fez uma prova sempre em crescendo e alcançou a liderança no último dia (®SaiImages)

Beatriz Gago fez uma prova sempre em crescendo e alcançou a liderança no último dia (®SaiImages)

A bicampeã de Portugal Juvenis Feminino superou todas as expetativas e esteve melhor todos os dias. No último dia de regatas, Beatriz Gago segurou o 6º lugar na geral e alcançou o 1º lugar Feminino. Antonia Schultheis, vice-campeã europeia, desceu do 5º para o 7º na geral e perdeu a honra da vitória.

Richard Shultheis, vice-campeão europeu, também perdeu a liderança da frota no último dia e ‘caiu’ para o 3º posto na classificação final. A ‘corrida’ foi ganha pelo campeão peruano e sul americano, Stefano Viale, com uma impressionante ponta final. O peruano subiu de 4º a 3º no penúltimo dia e de 3º a 1º no último dia. O 2º lugar do pódio foi ocupado pelo campeão argentino, Lucas Videla, que na véspera já era vice-líder da frota.

Grupo de premiados nas várias classes. Beatriz Gago está ao centro, de calças pretas e camisola branca (®SailImages)

Grupo de premiados nas várias classes. Beatriz Gago está ao centro, de calças pretas e camisola branca (®SailImages)

Musanah Race Week é um evento anual já com sete edições e que pretende promover a vela em Omã e Mussanah como destino de excelência para provas internacionais de vela. Na Classe Optimist foram convidados alguns dos melhores velejadores do mundo, entre os quais diversos campeões nacionais, campeões e vice-campeões europeus e velejadores do Top 20 no último mundial da Classe.

Beatriz Gago foi a única Portuguesa na prova, com todas as despesas pagas pela organização. A campeã de Portugal realizou uma prova brilhante, reforçando a sua posição todos os dias, o que lhe permitiu chegar ao último dia a um ponto de distância da comandante Feminino e tirar vantagem dos erros da adversária.

A atleta algarvia prestigiou a Vela portuguesa. Beatriz Gago chega ao Aeroporto de Lisboa este domingo, pelas 14h30, seguindo depois viagem para o Algarve, ‘coroada rainha das Arábias’.

Links:

Mussanah Race Week 2017 | Dia 3

Mussanah Race Week 2017 | Dia 2

Mussanah Race Week 2017 | Dia 1

Beatriz Gagos Aventura-se nas Arábias

Comentários