pub

Prova de Apuramento Regional | Optimist | Lagos

Beatriz Gago Vence 1ª PAR da Temporada

Beatriz Gago, Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino a sair para a primeira regata em Lagos (®PauloMarcelino)
Beatriz Gago, Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino a sair para a primeira regata em Lagos (®PauloMarcelino)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu a 1ª Prova de Apuramento Regional (PAR Sul) da nova época desportiva 2016/2017, na Classe Optimist Juvenil, em Lagos. A prova decorreu este fim-de-semana, 5 e 6 de novembro, e contou também para o campeonato regional em Laser 4.7, Laser Radial e 420 e para o Campeonato do Algarve de Formula Windsurfing, nas categorias Open e Sport.

A primeira prova da nova temporada da vela ligeira algarvia juntou mais de 120 velejadores da região e foi organizada pelo Clube de Vela de Lagos.  O fim-de-semana proporcionou duas jornadas distintas. No sábado foram disputadas duas (2) regatas em condições exigentes, com vento de Oeste, a subir de 12 até aos 20 ‘knots’, aguaceiros e ondulação Sudoeste de metro a metro e meio.  No segundo dia, domingo soalheiro, foram realizadas três (3) regatas em ‘mar chão’, com vento muito instável, do quadrante Norte, a soprar entre os 8 e os 14 ‘knots’.

Primeira saída para o mar aconteceu pelas 13h30 de sábado, 5 de novembro (®PauloMarcelino)

Primeira saída para o mar aconteceu pelas 13h30 de sábado, 5 de novembro (®PauloMarcelino)

Os Optimist Juvenis formaram a maior frota (68 barcos na água), até porque a prova tinha maior importância para esta Classe, sendo a primeira de quatro provas regionais cujo ‘ranking’ final apura os Juvenis para o Campeonato de Portugal. Beatriz Gago, Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino em título confirmou o favoritismo, mas venceu a prova sem ganhar uma única regata: pontuou quatro 2ºs lugares em regatas e descartou um 10º lugar.

William Risselin deixou fugir a vitória nas duas últimas regatas da prova (®PauloMarcelino)

William Risselin deixou fugir a vitória nas duas últimas regatas da prova (®PauloMarcelino)

William Risselin (Ginásio Clube Naval de Faro) realizou uma prova inglória. O jovem velejador belga, Top 4 Juvenil em Portugal na temporada passada, venceu as duas regatas de sábado e a primeira de domingo. O primeiro lugar no pódio parecia estar à vista, mas o farense ‘escorregou’ nas duas últimas regatas (16º, que descartou e 6º) e a vitória escapou-lhe por um ponto.

As duas últimas regatas foram ganhas por Beatriz Cintra (CNPortimão). Essa boa ponta final permitiu à velejadora portimonense escapar à pressão de Guilherme Cavaco (GCNFaro, 4º na geral) e subir ao pódio Optimist Juvenil, em igualdade de pontos com o 2º classificado.

Momento colorido, com Cristovão Gonçalves & Sidney Hughes, num sábado cinzento e com mar e vento fortes (®PauloMarcelino)

Momento colorido, com Cristovão Gonçalves & Sidney Hughes, num sábado cinzento e com mar e vento fortes (®PauloMarcelino)

Para as Classes Laser 4.7, Laser Radial e 420, a prova contou para o Campeonato do Algarve de Vela Ligeira, explicou Rui Raimundo, do Clube de Vela de Lagos, ao Swell-Algarve. O Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 tem quatro provas próprias agendadas (a primeira será em Portimão, nos dias 10 e 11 de dezembro), nas quais entram Optimist Juvenis e Infantis. Os Laser formam ‘ranking’ para o Campeonato do Algarve com as regatas dessas quatro provas e também com as regatas das quatro PAR Sul previstas esta época.

Daniela Miranda, Campeã de Portugal 4.7 Feminino em título, venceu em Lagos (®PauloMarcelino)

Daniela Miranda, Campeã de Portugal 4.7 Feminino em título, venceu em Lagos (®PauloMarcelino)

Na Classe 4.7, João Vargues (GCNFaro) venceu as duas regatas de sábado, com vento forte e mar cavado.  No domingo, com vento menos forte e mar sossegado, a luta na água em 4.7 ficou marcada pelo duelo entre Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) e Martim Fernandes (GCNFaro). A Campeã de Portugal Laser 4.7 Feminino em título venceu o duelo, sobretudo, graças à vitória nas duas últimas regatas da prova.

Afonso Rodrigues e Martim Sancho, dupla vencedora em 420 (®PauloMarcelino)

Afonso Rodrigues e Martim Sancho, dupla vencedora em 420 (®PauloMarcelino)

A luta pela vitória também foi renhida nos 420. A dupla Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) venceu a prova, mas com apenas um ponto de vantagem sobre Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos). A dupla lacobrigense fez nesta prova a sua estreia na Classe e deixou boas impressões para o futuro: duas regatas ganhas durante a prova e um 2º lugar na geral colado aos vencedores.

David Sousa, de Lagos, venceu com segurança em Laser Radial (®PauloMarcelino)

David Sousa, de Lagos, venceu com segurança em Laser Radial (®PauloMarcelino)

Na Classe Laser Radial estava também em jogo o Troféu Perpétuo Thomas Brown (réplica), para o vencedor masculino. O prémio saiu à casa. David Sousa (CVLagos) comandou a prova, de forma segura, do princípio ao fim. Nesta Classe houve muita luta entre os seis competidores seguintes, que terminaram separados por seis pontos (entre o 2º e o 7º).

João Neto (Grupo Naval de Olhão) ficou arredado do assalto à liderança em Laser Radial, sobretudo, por não ter concluído a primeira regata da prova, no sábado. O velejador olhanense terminou em 2º na geral, com um ponto de vantagem sobre Bernardo Neto (3º), do mesmo clube. Um ponto atrás terminou César Norte (4º), também do GNOlhão. Bruna Carvalho (ANGuadiana) fez 1º lugar Feminino, na sua primeira prova regional em Radial, Classe para a qual se mudou este ano (estava nos 4.7) por já ter 17 anos de idade.

Miguel Martinho dominou a prova em Formula Windsurfing e mostra a sua satisfação no regresso a terra (®PauloMarcelino)

Miguel Martinho dominou a prova em Formula Windsurfing e mostra a sua satisfação no regresso a terra (®PauloMarcelino)

Para a Formula Windsurfing (pranchas à vela) esta foi a primeira prova do campeonato regional da Classe. O Campeonato do Algarve de Formula Windsurfing 2016/2017 vai ter ainda mais duas provas; as duas primeiras do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017. A Classe FW fez em Lagos a estreia da nova categoria Sport, criada este ano (ver notícia).

Miguel Martinho (CNPortimão) dominou a prova FW em Lagos. O multicampeão nacional FW, Campeão Europeu Masters FW e Vice-Campeão do Mundo Masters FW em título venceu todas as regatas disputadas durante o fim-de-semana. Luís Fonseca (2º) e Vasco Chaveca (3º), ambos do CNPortimão, completaram o pódio Open.

Margarida Gil Morais (CNPortimão) fez 1º Feminino FW Open. A velejadora costuma ser a melhor rapariga nas provas FW, mas este fim-de-semana mostrou maior consistência, com 3º lugar em quatro regatas e terminou em 4º na geral FW, em igualdade de pontos com o 3º classificado. Na categoria Sport, para a qual não há vencedora Feminino, o 1º lugar foi conquistado por Luís Almeida, de Clube Naval de Peniche.

A 2ª PAR Sul 2016/2017 é já daqui a duas semanas, nos dias 19 e 20 de novembro, em Faro.

—-

Pódios 1ª PAR Sul 2016/2017 | Lagos

Optimist Juvenil (#68)

1. Beatriz Gago (CNPortimão) : 8 pts | 1º Feminino

2. William Risselin (GCNFaro) : 9 pts

3. Beatriz Cintra (CNPortimão) : 9 pts

Laser 4.7 (#17)

1. Daniela Miranda (ANGuadiana) : 9 pts | 1º Feminino

2. Martim Fernandes (GCNFaro) : 9 pts

3. João Vargues (GCNFaro) : 14 pts

Laser Radial (#10)

1. David Sousa (CVLagos) : 5 pts | Troféu Perpétuo Thomas Brown

2. João Neto (GNOlhão) : 12 pts

3. Bernardo Neto (GNOlhão) : 13 pts

1º Feminino Bruna Carvalho (ANGuadiana) : 18 pts | 6ª na geral

420 (#4)

1. Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) : 5 pts

2. Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos) : 6 pts

3. Cristovão Gonçalves & Sydney Hughes (GCNFaro) : 12 pts

1º Feminino Joana Cavaco & Inês Carriço (GCNFaro) : 14 pts

Formula Windsurfing Open (#8)

1. Miguel Martinho (CNPortimão) : 4 pts

2. Luís Fonseca (CNPortimão) : 9 pts

3. Vasco Chaveca (CNPortimão) : 12 pts

1º Feminino Margarida Gil Morais (CNPortimão) : 12 pts | 4ª na geral

Formula Windsurfing Sport (#6)

1. Luís Almeida (CNPeniche) : 34 pts | 8º na geral

2. José Reis (CNPortimão) : 36 pts | 9º na geral

3. Cornelia Leibner (CNPortimão) : 49 pts | 10ª na geral

Links:

Galeria de Imagens | Pictures

Calendário Regional de Vela Ligeira 2016/2017

Comentários