pub

Allianz Ericeira Billabong 2016 | 2ª Etapa

‘Martim’ e Concha Sobem ao Pódio em Ribeira D’Ilhas

Algarvio 'Martim' Magalhães realizou nos 'oitavos' Open (na imagem) o melhor 'score' do dia em Ribeira D'Ilhas (®AlvaroFr/EriceiraSC)
Algarvio 'Martim' Magalhães realizou nos 'oitavos' Open (na imagem) o melhor 'score' do dia em Ribeira D'Ilhas (®AlvaroFr/EriceiraSC)
pub

Os surfistas algarvios Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) e Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) subiram ao pódio na 2ª Etapa do circuito Allianz Ericeira Billabong 2016, organizado pelo Ericeira Surf Clube. Os dois algarvios fizeram 2º lugar nas repetidas categorias. ‘Martim’ deixou uma marca forte no primeiro dia do Open, domingo, ao fazer a melhor pontuação do dia entre as sete categorias em prova.

A 2ª Etapa do Allianz Ericeira Billabong 2016 foi disputada na Praia de Ribeira D’Ilhas, Ericeira, nos dias 29 e 30 de outubro e 1 de novembro. A prova deveria ter sido realizada apenas no fim-de-semana (29 e 30 de outubro), mas foi prolongada com mais um dia de competição.

Meias-finais e finais nas sete categorias – Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Open, Masters e Feminino – foram disputadas ontem, dia 1 de novembro, feriado nacional. A organização optou por criar um dia extra de prova, no feriado, porque teve mais de 130 atletas inscritos e quis preservar o acesso ao free surf na praia, não recorrendo a dois palanques (duas áreas de competição).

Algarvio 'Martim' Magalhães passou os quartos-de-final Open (na imagem) com o melhor 'score' da ronda (®AlvaroFr/EriceiraSC)

Algarvio ‘Martim’ Magalhães passou os quartos-de-final Open (na imagem) com o melhor ‘score’ da ronda (®AlvaroFr/EriceiraSC)

“Domingo estavam altas ondas. Competi bem. O dia correu mesmo bem”, disse ‘Martim’ Magalhães, ao Swell-Algarve. Os ‘oitavos’ e quartos-de-final Open foram disputados domingo, dia 30 de outubro, com Ribeira D’Ilhas a debitar ondas de metro em cenário clássico. O surfista algarvio venceu as suas baterias nas duas rondas; fez o melhor ‘score’ (pontuação combinada de duas ondas) do dia (15,50 pontos) e o melhor ‘score’ dos quartos-de-final Open (14,17 pontos).

“Terça-feira (ontem) já não estava tão bom”, disse ‘Martim’. O surfista algarvio passou as ‘meias’ Open em 2º, no primeiro ‘heat’ do dia, e disputou a final Open já no período da tarde, com a maré cheia. O mar até estava maior, mas afetado por vento sul e ‘Martim’ não conseguiu mesma sintonia que dois dias antes, terminando a final em 2º lugar. Atrás de si ficaram o brasileiro Raul Bormann, vencedor em Sub-18 e nº 4 Sub-18 no Brasil; e o conhecido Pedro Rua.

“Há muito tempo que não ganho um campeonato, mas é sempre bom tirar bons ‘scores'”, comentou ‘Martim’ Magalhães, para quem a prova na Ericeira foi um treino de pré-época. O surfista algarvio deverá iniciar a nova temporada com presença na prova do circuito mundial de qualificação em Israel, mas antes disso ainda pondera realizar mais um campeonato de treino, a etapa regional open algarvia que está em atraso e deverá ser disputada no fim-de-semana 19 e 20 deste mês.

Algarvia Concha Balsemão (de camisola azul) fez 2º lugar na categoria Open (®AlvaroFr/EriceiraSC)

Algarvia Concha Balsemão (de camisola azul) fez 2º lugar na categoria Open (®AlvaroFr/EriceiraSC)

Concha Balsemão também entrou muito bem na prova em Ribeira D’Ilhas, vencendo o seu ‘heat’ de quartos-de-final (Ronda 1), com o segundo melhor ‘score’ da ronda (10 pontos). A surfista da Carrapateira chegou à final Feminino e conseguiu o 2º lugar na prova.

Para Concha Balsemão, a prova na Ericeira foi um bom treino para a última prova da temporada, o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino 2016, que será disputado no próximo fim-de-semana, em São Pedro do Estoril. A surfista algarvia é finalista nacional Sub-16 e Sub-18 Feminino, qualificada pelo Circuito Regional do Sul.

Concha Balsemão é atleta do Portimão Surf Cube e tem estado a realizar um estágio de preparação para a finalíssima nacional Esperanças Feminino. O estágio está a ser feito na Ericeira, com o treinador local José Maria Pyrrait, que é também o treinador de Frederico ‘Martim’ Magalhães, desde há um ano.

Finais 2ª Etapa Allianz Ericeira Billabong 2016

Sub-12 
1. Matias Canhoto
2. Hugo Silva
3. Tomás Gonçalves
4. Rodrigo Rocha


Sub-14
1. Gabriel Ribeiro
2. Afonso Candeias
3. Vasco Cordeiro
4. Martim Carrasco

Sub-16
1. Gabriel Ribeiro
2. Hugo Cardoso
3. José Maria Ribeiro
4. Tiago Bettencourt

Sub 18
1. Raul Bormann
2. Tiago Santos
3. Arran Strong
4. Gabriel Ribeiro

Open
1. b Arran Strong
2. ‘Martim’ Magalhães
3. Raul Bormann
4. Pedro Rua

Feminino
1. Kika Veselko
2. Concha Balsemão
3. Maria Petersson
4. Elisabete Mendes

Masters
1. Gonçalo Dias
2. Rodrigo Ruivo
3. Mauricio Vieira
4. André Almeida

Comentários