Imagens | Pictures

Festa Anual do Naval de Portimão

Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) venceu a 3ª edição do Troféu António Moura, em Portimão. A prova terminou ontem, domingo 18 de setembro, no âmbito do evento anual de convívio entre sócios do Clube Naval de Portimão, que incluiu ainda um concurso de pesca ao fundo, o anúncio da nova equipa de pesca de alto mar em barco fundeado e a entrega de prémios de mérito desportivo a três atletas do clube.

A festa anual do Clube Naval de Portimão juntou largas dezenas de sócios na sede do clube, para uma grande churrascada no armazém, à qual não faltou música ao vivo. Foi um momento de celebração do associativismo em prole do desporto náutico e da grandeza do Naval de Portimão na demanda do mar.

III Troféu António Moura

O troféu anual de vela, disputado na Classe Optimist, é uma homenagem do Clube Naval de Portimão ao seu treinador, falecido em 2012, grande mestre de vela cujo valor teve reconhecimento nacional. A prova decorreu em dois dias, sábado e domingo, 17 e 18 de setembro.

Participaram nesta terceira edição do troféu quatro clubes espanhóis, além do português Clube de Vela de Viana do Castelo e dos algarvios GCNFaro, Clube Náutico de Tavira, Clube de Vela de Lagos e o próprio Clube Naval de Portimão.

A frota Optimist total foi composta por 45 velejadores Juvenis e 18 Infantis. Foi uma importante regata no âmbito da preparação dos atletas para a nova época desportiva e isso foi evidente no elevado nível de participação. Guilherme Cavaco (GCNFaro) venceu o troféu, Beatriz Gago (CNPortimão) fez 2º lugar na geral e 1º feminino; e Miguel Sancho (GCNFaro) subiu ao 3º lugar do pódio.

Na categoria Infantis, o  Real Club Marítimo y Ténis de Punta Umbria foi o grande vencedor, alcançando os três primeiros lugares por intermédio de Patrícia Aguiar (1º), Macarena Fernandes (2º) e Maria Maryin (3º).

Concurso de Pesca ao Fundo

O concurso de pesca ao fundo é já uma tradição na festa anual do CNPortimão. António Pereira, com a embarcação ‘Al Corrige’, venceu o concurso na Classe 5 (até às 3 milhas), pelo quinto ano consecutivo, e acumulou a vitória com o prémio para o maior exemplar capturado.

Na Classe 4 (para lá das 3 milhas), o grande vencedor foi José Monteiro Filho, do ‘Volans’, também uma presença habitual neste concurso.

Nova Equipa de Pesca

O Clube Naval de Portimão criou no ano passado uma nova equipa de ‘surfcasting’ (pesca de praia). Este ano, o clube anunciou a reativação da pesca ao fundo, com a criação de uma nova equipa de pesca de alto mar em barco fundeado. A equipa vai ser liderada por João Santinho e fez 3º lugar, Classe 4, no concurso de ontem.

O ‘Boa Proa’ acolheu no concurso os 7 pescadores e 2 tripulantes que vão constituir a nova equipa de pesca ao fundo do CNPortimão. “A equipa já existiu e acabou em 2010. Agora vai ser um reinício”, explicou João Santinho, ‘capitão’ da equipa, adiantando que 4 dos sete pescadores vão competir nos nacionais da classe e que a equipa vai estar na III Divisão da Zona Algarve.

Atletas Homenageados

A tradição voltou a cumprir-se e o Clube Naval de Portimão homenageou atletas do clube que se distinguiram ao longo da época. Este ano, o clube entregou troféus de mérito desportivo a três atletas: Beatriz Gago (bicampeã de Portugal Juvenis Feminino), Miguel Martinho (campeão nacional de Formula Windsurfing) e Margarida Gil Morais (melhor atleta Feminino no Campeonato Nacional de Formula Windsurfing).

Comentários