pub

ISA World Surfing Games 2016

Portugal Vice-Campeão do Mundo

Seleção de Portugal ao Mundial ISA na Costa Rica provou que o surf português está em alta (®Evans/ISA)
Seleção de Portugal ao Mundial ISA na Costa Rica provou que o surf português está em alta (®Evans/ISA)
pub

A seleção portuguesa de surf sagrou-se Vice-Campeã nos ISA World Surfing Games 2016, Mundial de Surf Open da International Surfing Association disputado na Costa Rica. O evento terminou domingo, 14 de agosto, com três elementos da equipa nacional lusa envolvidos ainda na luta pelos títulos individuais masculino e feminino.

No oitavo dia (último) do campeonato na Praia de Jacó, na Costa Rica, Guilherme Fonseca, Pedro Henrique e Teresa Bonvalot estavam ainda em ação nas finais dos quadros principais. Guilherme e Pedro perderam, respetivamente em 3º e 4º, na final do quadro principal masculino e foram disputar a final do quadro de repescagens, onde voltaram a perder; Pedro Henrique em 3º e Guilherme Fonseca em 4º.

Guilherme Fonseca realizou uma excelente prova na Praia de Jacó (®Evans/ISA)

Guilherme Fonseca realizou uma excelente prova na Praia de Jacó (®Evans/ISA)

O vencedor individual da prova na divisão masculina foi o argentino Leandro Usuna, que esmagou na final de repescagem com um super-‘score’ de 17,70 pontos e foi depois vencer a finalíssima sem dar hipóteses aos favoritos Noe Mar McGonagle (3º, Costa Rica) e Lucca Messines (2º, Peru).

Na divisão feminina, Teresa Bonvalot teve um percurso semelhante. A portuguesa perdeu em 3º na final do quadro principal e voltou a perder, também em 3º, na final da repescagem, falhando o acesso à finalíssima. A norte-americana Tia Blanco foi a grande vencedora na divisão feminina, onde nunca ‘caiu’ do quadro principal de competição.

Feitas as contas, Portugal conseguiu o 2º lugar por equipas, revalidando o título de vice-campeão do mundo alcançado no ano passado na Nicarágua. Este ano, na Costa Rica, a seleção portuguesa terminou a prova a escassos 254 pontos dos vencedores, a equipa do Peru. Em terceiro lugar terminou a seleção dos Estados Unidos da América.

Comentários