pub

Campeonato do Mundo da Classe 4.7 | Kiel

Algarvios em Viagem para Mundial na Alemanha

Bruna Carvalho, à esquerda, e Daniela Miranda são as melhores velejadoras portuguesas de 4.7 (®FranciscoBorges/Arquivo)
Bruna Carvalho, à esquerda, e Daniela Miranda são as melhores velejadoras portuguesas de 4.7 (®FranciscoBorges/Arquivo)
pub

A comitiva algarvia ao Campeonato do Mundo da Classe 4.7 partiu ontem à tarde de Vila Real de Santo António, em carrinha da Associação Naval do Guadiana, com destino a Kiel, na Alemanha. Na comitiva seguem Daniela Miranda e Bruna Carvalho, da ANGuadiana; e André Granadeiro, do Ginásio Clube Naval de Faro; acompanhados pelo treinador Edgar Pádua, da ANG.

A viagem teve início ontem à tarde, quarta-feira 27 de julho. A comitiva jantou em Salamanca, Espanha, onde tinha encontro marcado com um clube do Porto, para transportar a partir daí os barcos de dois atletas desse clube, que também vão participar no Mundial mas viajam de avião.

Esta manhã, quinta-feira 28 de julho, a carrinha da ANGuadiana já estava na zona de Bordéus, França. “Estão a pensar estar amanhã em Kiel, ao final do dia”, disse Luís Madeira, presidente do clube, ao Swell-Algarve. O Campeonato do Mundo decorre entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, mas os três primeiros dias são dedicados a confirmação de inscrições e medição de equipamento. A cerimónia de abertura está marcada para o final da tarde de 1 de agosto. As regatas de competição vão começar no dia 2 de agosto.

O Campeonato do Mundo da Classe 4.7 vai ser disputado nas categorias Feminino e Masculino, por atletas da categoria Sub-18; daí a designação oficial em inglês ‘2016 Laser 4.7 Youth World Championships’. A prova vai decorrer no Centro Olímpico Kiel-Schilksee, organizada pelo The Kieler Yacht Club e International Laser Class Association (ILCA).

Marina do Centro Olímpico Kiel-Schilksee (®Olympiahafen Kiel-Schilksee)

Marina do Centro Olímpico Kiel-Schilksee (®Olympiahafen Kiel-Schilksee)

A Associação Naval do Guadiana apurou três atletas para o Mundial de 4.7 na Alemanha. Daniela Miranda e Bruna Carvalho, respectivamente Campeã e Vice-Campeã de Portugal Laser 4.7 Feminino, vão estar em Kiel. João Abrantes, 4º no ‘ranking’ nacional masculino, não vai participar no evento por razões pessoais.

Junto com a comitiva do clube de Vila Real de Santo António segue o velejador do GCNFaro André Granadeiro, 8º no ‘ranking’ nacional masculino, que já este mês participou no Europeu da Classe. A ‘equipa algarvia’ é liderada pelo treinador Edgar Pádua, da Associação Naval do Guadiana, técnico com muita experiência em grandes eventos.

Este será o primeiro Mundial de 4.7 para Daniela Miranda e Bruna Carvalho, mas Daniela já tem muita experiência em grandes provas internacionais enquanto velejadora na Classe Optimist. “Esta deslocação insere-se no espírito do clube de apoio aos jovens que mostram interesse, assiduidade e bom comportamento nos treinos ao longo da época”, comentou Luís Madeira.

“Não estão aqui em causa os resultados, que acreditamos que possam ser bons. O mais importante é a experiência proporcionada aos atletas, para o seu desenvolvimento e formação”, concluiu o presidente da Associação Naval do Guadiana, em declarações concedidas esta manhã ao Swell-Algarve.

Comentários