pub

Vans US Open of Surfing | QS 10.000

Gony Supera Josh Kerr na California

Gony Zubizarreta fez duas ondas de 7,83 pontos cada no mesmo dia, venceu duas baterias e impôs-se ao 17º classificado na elite Championship Tour (®SeanRowland/WSL)
Gony Zubizarreta fez duas ondas de 7,83 pontos cada no mesmo dia, venceu duas baterias e impôs-se ao 17º classificado na elite Championship Tour (®SeanRowland/WSL)
pub

Gony Zubizarreta apurou-se com estrondo para a terceira ronda do Vans US Open of Surfing, prova de 10.000 pontos do circuito mundial de qualificação da World Surf League. O surfista espanhol residente na Ericeira avançou à frente do australiano Josh Kerr, surfista da elite do Championship Tour WSL, na mesma bateria da Ronda 2 em que ficou eliminado o português Frederico Morais.

Gony foi um dos surfistas em destaque no primeiro dia de ação no quadro principal masculino em Huntington Beach, que se prolongou pela madrugada desta terça-feira, 26 de julho (hora portuguesa). O surfista espanhol venceu duas baterias num dia. Na primeira (Ronda 1) realizou uma pontuação (14,76 pontos) face à média e com uma das melhores ondas (7,83 pontos) da ronda.

Gony Zubizarreta foi um dos surfistas em destaque no arranque do quadro principal do QS 10.000 (®SeanRowland/WSL)

Gony Zubizarreta foi um dos surfistas em destaque no arranque do quadro principal do QS 10.000 (®SeanRowland/WSL)

Depois de algumas horas de pausa na prova, Gony voltou a competir, na Ronda 2. O espanhol entrou na quarta bateria da ronda, a penúltima realizada no primeiro dia de ação no quadro principal do QS 10.000 na California. O surfista espanhol voltou a ganhar, com 13,83 pontos. Gony repetiu a dose com nova onda de 7,83 pontos, que reforçou com uma onda de 6 pontos.

O australiano Josh Kerr, 17º no ‘ranking’ CT, semifinalista em J-Bay há pouco mais de uma semana atrás; lutou pela vitória na bateria, mas os 13,37 pontos conseguidos nas duas duas melhores ondas não foram suficientes para ultrapassar a inspiração de Gony Zubizarreta.  O australiano apurou-se, mas em 2º, para a Ronda 3.

Frederico Morais (na imagem) perdeu 'à sombra' do duelo Gony-Josh (®SeanRowland/WSL)

Frederico Morais (na imagem) perdeu ‘à sombra’ do duelo Gony-Josh (®SeanRowland/WSL)

Na mesma bateria esteve o português Frederico Morais (10,83 | 5,33+5,50), que foi vítima do duelo entre o espanhol e o australiano. ‘Kikas’ perdeu em 3º e foi eliminado, concluindo a prova em 49º, com 600 pontos para o ‘ranking’ QS.

A maior surpresa nas 5 baterias já realizadas na Ronda 2 foi a eliminação do surfista CT Julian Wilson, da Austrália, 4º na sua bateria. O norte-americano Kolohe Andino fez a melhor onda da ronda até ao momento (8,33 pontos). Nesta ronda vão ainda competir os portugueses Vasco Ribeiro (15ª bateria da ronda) e Pedro Henrique (bateria 21). A ronda deverá ser retomada a partir do final da tarde desta terça-feira.

Gony Zubizarreta já está na Ronda 3, na 2ª bateria da fase, onde vai defrontar o campeão em título da prova, o japonês Hiroto Ohhara, e também o australiano Mitch Coleborn e o brasileiro Heitor Alves.

Comentários