pub

Vans US Open of Surfing | QS 10.000

Marlon Lipke Perde em Huntington Beach

Começou hoje a ação no quadro principal do QS 10.000 Vans US Open of Surfing (®JacksonVanKirk/WSL)
Começou hoje a ação no quadro principal do QS 10.000 Vans US Open of Surfing (®JacksonVanKirk/WSL)
pub

O surfista algarvio Marlon Lipke foi eliminado, esta segunda-feira, 25 de julho, na primeira ronda do quadro principal do Vans US Open of Surfing, prova máxima de 10.000 pontos do circuito de qualificação da World Surf League na California, EUA. O atleta do Algarve Surf Clube não tem sido feliz em Huntington Beach e hoje voltou a sofrer uma derrota precoce, sem encontrar a segunda onda de que precisava para seguir em frente.

Após quatro rondas de ‘trials’, começou hoje a ação no quadro principal (ronda de 112 atletas) no US Open of Surfing. Marlon Lipke teve entrada direta na terceira bateria da ronda e perdeu em 4º, a precisar uma uma onda de 5,22 pontos para avançar.

O surfista algarvio (7,16 | 5,33+1,83) conseguiu uma primeira onda que lhe dava oportunidade de lutar pelo apuramento, mas não conseguiu encontrar o ‘backup’ de que precisava para alcançar o objetivo. A bateria foi ganha pelo brasileiro Victor Bernardo (13,60). O havaiano Kiron Jabour (10,54) apurou-se em 2º e o polinésio Steven Pierson (10,04) perdeu em 3º.

Com este resultado, Marlon Lipke concluiu o QS de 10.000 pontos na 105º posição, recolhendo 190 pontos para o ‘ranking’ e um prémio de 500 dólares. É um resultado abaixo da expetativas do algarvio, que é já um veterano nesta prova. Foi o único português em Huntington Beach em 2013, mas desde aí tem tido companhia.

Vasco Ribeiro, Frederico Morais e Pedro Henrique são os restantes elementos da armada lusa no Vans US Open of Surfing deste ano. Os três tiveram entrada direta na segunda ronda do quadro principal (ronda 6 da prova, ou ronda de 96 atletas). A organização espera retomar a prova pelas 23h30 desta segunda-feira (hora de Portugal Continental), depois de uma pausa para as primeira baterias da prova feminina do Championship Tour na mesma praia.

Na primeira ronda do quadro principal do QS 10.000 competiu o espanhol Gony Zubizarreta, amigo e sócio de Marlon Lipke. O surfista espanhol ganhou a sua bateria (14,76 pontos) com uma das melhores ondas da ronda (7,83 pontos). A maior surpresa da ronda foi a eliminação do havaiano Mason Ho, surfista CT, que também não se deu bem com as ondas em Huntington Beach.

Comentários