pub

Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016

Beatriz Cintra Mostra Pulso no Último Dia

Algarvia Beatriz Cintra em ação no último dia do Europeu, a sua melhor jornada na prova (®AntonioRuberto)
Algarvia Beatriz Cintra em ação no último dia do Europeu, a sua melhor jornada na prova (®AntonioRuberto)
pub

Terminou hoje a competição no Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016. A Equipa de Portugal concluiu a sua participação nos Grupos de Prata e Bronze masculinos e no Grupo de Prata feminino. Os algarvios Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos) e Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) foram os segundos melhores portugueses, masculino e feminino, em Crotone, Itália. Beatriz Cintra despediu-se com a melhor exibição após quatro dias complicados, com vento forte e instável e mar de vaga cruzada.

Hoje foi o único dia de vento fraco e mar manso, condições favoráveis à jovem e leve Beatriz Cintra. A velejadora de Portimão vingou-se dos últimos dias complicados e foi hoje a melhor portuguesa na água em Crotone. A algarvia conseguiu 15º e 12º nas duas regatas femininas do dia, garantindo a sua melhor jornada em todo o campeonato; o que lhe valeu uma subida de 4 lugares na tabela classificativa.

Beatriz Cintra concluiu o Campeonato da Europa na 26ª posição do Grupo de Prata feminino. Catarina Coelho perdeu hoje 7 lugares mas terminou o campeonato como a melhor portuguesa, na 24ª posição. Carolina Campos também teve um dia menos bom, perdendo 6 lugares na tabela classificativa, concluindo o Europeu em 37º no Grupo de Prata.

Alex Batista foi o melhor português em Crotone, ao terminar na 11ª posição do Grupo de Prata masculino. Os rapazes realizaram hoje apenas uma regata e o algarvio Manuel Fortunato fez 28º, subindo dois lugares na classificação final. Manuel Fortunato terminou na 51ª posição do Grupo de Prata e foi o segundo melhor português no setor masculino. Martim Mastbaum teve um dia mau (50º na regata) e desceu para a 56ª posição no Grupo de Prata.

No Grupo de Bronze masculino, Pedro Coelho terminou na 9ª posição. Vasco Soares ‘escorregou’ (21º) na última regata deste grupo e terminou a prova na 12ª posição.

Equipa de Portugal, com dois algarvios, sentiu dificuldades no Europeu e não chegou ao Grupo de Ouro (®DR)

Equipa de Portugal, com dois algarvios, sentiu dificuldades no Europeu e não chegou ao Grupo de Ouro (®DR)

A Equipa de Portugal ao Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016 foi liderada pelo treinador algarvio Nuno Silva (Ginásio Clube Naval de Faro). Os portugueses sentiram bastantes dificuldades em adaptar-se às condições difíceis de mar e de vento em Crotone. A equipa nacional não conseguiu apurar nenhum velejador para os Grupos de Ouro.

O alemão Mewes Wieduwild sagrou-se Campeão da Europa, conquistando a liderança hoje, no último dia do campeonato. O maltês Richard Schultheis foi segundo e o italiano Paolo Peracca terminou em terceiro. Na divisão feminina, a italiana Gaia Bergonzini conquistou o título, também no último dia, seguida da maltesa Antonia Schultheis e da grega Melina Pappa.

Resultados Portugueses | finais

Masculinos

Grupo de Prata (#62)

11º Alex Batista

52º Manuel Fortunato 

56º Martim Mastbaum 

Grupo de Bronze (#61)

9º Pedro Coelho

12º Vasco Soares

Femininos

Grupo de Prata (#52)

24ª Catarina Coelho

26ª Beatriz Cintra

37ª Carolina Campos

Links:

Dia 4

Dia 3

Dia 2

Dia 1

Comentários