Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016 | Dia 3

Portugueses Falham Grupo de Ouro em Itália

Equipa de Portugal em Crotone, com os algarvios Manuel Fortunato, à esquerda, e Beatriz Cintra, segunda da direita (®DR)

Terminou esta terça-feira, 19 de julho, a primeira fase no Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016, em Itália. Após três dias de vento muito forte e mar cruzado, com seis regatas realizadas, uma das quais descartada, nenhum dos oito atletas da Equipa de Portugal conseguiu apuramento para o Grupo de Ouro. O algarvio Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos) é agora o segundo melhor português em prova, tal como a algarvia Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) entre as três portuguesas na divisão feminina.

Foram três dias com condições complicadas para os velejadores em Crotone. O vento ‘soprou’ com intensidade na casa dos 18 nós e rajadas que chegaram aos 26 nós, o que seria vantajoso para os velejadores mais pesados, como Manuel Fortunato e Martim Mastbaum. Mas o mar de vaga cruzada complicou ainda mais a tarefa aos atletas, particularmente ao algarvio, que não está habituado a mar difícil.

Esta terça-feira foram realizadas duas regatas no campeonato, para um total de seis em três dias, o que permitiu aos atletas descartar uma regata (um mau resultado). Manuel Fortunato começou a jornada com um bom 23º lugar, mas escorregou na última do dia com um 36º lugar. Ainda assim, o algarvio subiu quatro lugares na classificação geral masculina, ocupando agora o 99º lugar (entre 185 velejadores).

O melhor português em prova é Alex Batista, que subiu ao 92º posto, seguido por Manuel Fortunato e por Martim Mastbaum, que hoje teve um mau dia, perdendo 14 lugares. Os três vão competir a partir de quarta-feira no Grupo de Prata. Pedro Coelho e Vasco Soares vão competir no Grupo de Bronze. Pedro Coelho, com uma bandeirada negra e um 47º lugar teve um dia para esquecer, que lhe custou 35 lugares na tabela classificativa.

A jovem e leve Beatriz Cintra sentiu muitas dificuldades com as condições difíceis ao largo de Crotone. Apesar dos obstáculos e do mau dia na véspera, a velejadora algarvia conseguiu hoje um 25º numa das duas regatas do dia e esse foi o seu segundo melhor resultado em regatas em todo o campeonato. Fez também 49º na primeira do dia, o seu pior resultado em regatas, que descartou.

Beatriz Cintra subiu 8 lugares na classificação feminina e é agora 76ª entre 105 atletas. A algarvia é a segunda melhor portuguesa em prova. A melhor portuguesa é Catarina Coelho, muito regular esta terça-feira; e mais atrás segue Carolina Campos, que hoje perdeu seis lugares. As três portuguesas vão competir no Grupo de Prata feminino.

Recorde-se que a Equipa de Portugal no Europeu em Itália é comandada pelo treinador algarvio Nuno Silva, do Ginásio Clube Naval de Faro.

O maltês Richard Schulteis recuperou hoje a liderança na classificação masculina e a grega Pappa Melina assumiu o comando da divisão feminina, que era ocupado desde o início pela sueca Alice Moss. Para amanhã, quarta-feira 20 de junho, está prevista a descida do vento a partir das 16h / 17h locais, o que antecipa, para quinta-feira, um último dia de prova com vento fraco.

Resultados Portuguese após 6 Regatas | Dia 3

Masculinos

Apurados para o Grupo de Prata

92º Alex Batista

99º Manuel Fortunato 

113º Martim Mastbaum

Apurados para o Grupo de Bronze

134º Pedro Coelho

136º Vasco Soares

Femininos

Apuradas para o Grupo de Prata

58ª Catarina Coelho

76ª Beatriz Cintra

81ª Carolina Campos

Links:

Dia 2

Dia 1

Comentários