pub

Campeonato da Europa da Classe Optimist | Dia 2

Manuel Fortunato Sobe 34 Lugares

Algarvio Manuel Fortunato subiu do 136º para o 102º posto da classificação masculina no 2º dia do Europeu de Optimist em Itália (®AlessandroLoria)
Algarvio Manuel Fortunato subiu do 136º para o 102º posto da classificação masculina no 2º dia do Europeu de Optimist em Itália (®AlessandroLoria)
pub

O algarvio Manuel Fortunato subiu 33 lugares na classificação geral masculina após concluído o segundo dia de competição no Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016, em Crotone, Itália. Os 290 velejadores inscritos realizaram hoje, segunda-feira 18 de julho, apenas uma regata e mantiveram a divisão em três grupos masculinos e dois femininos. A jornada foi positiva para cinco dos oito elementos da Equipa de Portugal, que integra dois atletas algarvios.

O grande destaque português do dia vai para Martim Mastbaum (Clube Naval de Cascais), que conseguiu um 8º lugar na única regata do dia, no Grupo Amarelo Masculino, e subiu do 138º para o 96º posto na classificação geral masculina. No primeiro dia era o pior português (masculinos) após 3 regatas; ao final do segundo dia passou a ser o melhor.

O segundo grande destaque português do dia foi Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos). O algarvio fez 12º lugar na regata do mesmo Grupo Amarelo e ‘saltou’ do 136º para o 103º lugar na geral masculina. Relativamente aos restantes portugueses na divisão masculina, Pedro Coelho desceu 6 lugares, Alex Batista subiu seis e Vasco Soares perdeu sete relativamente aos resultados alcançados após as 3 regatas do primeiro dia.

Algarvia Beatriz Cintra teve um dia mau e perdeu 10 lugares na classificação feminina (®AlessandroLoria)

Algarvia Beatriz Cintra teve um dia mau e perdeu 10 lugares na classificação feminina (®AlessandroLoria)

Na divisão feminina, com dois grupos e um total de 105 velejadoras, estão em prova três atletas portuguesas. A única regata desta segunda-feira correu mal à algarvia Beatriz Cintra. A atleta do Clube Naval de Portimão fez 48º lugar na regata e perdeu dez lugares na classificação geral feminina, da 74ª para a 84ª posição. Catarina Coelho subiu seis lugares e Carolina Campos manteve a posição da véspera.

O vento esteve hoje muito forte em Crotone, soprando com uma intensidade média de 18 ‘nós’ e esse terá sido a fator que ditou a realização de uma única regata. Vento forte é bom para velejadores mais pesados, como Martim Mastbaum e Manuel Fortunato; e mau para atletas leves, como Beatriz Cintra.

Neste segundo dia de competição, a sueca Alice Moss manteve a liderança na classificação feminina, mas houve alteração no comando masculino, com o grego Vasileios Livas a ‘roubar’ o primeiro lugar a Richard Schultheis, de Malta.

As previsões para amanhã, terça-feira 19 de julho, apontam para uma ligeira subida na intensidade do vento.

Resultados Portugueses após 4 Regatas | Dia 2

Masculinos

96º Martim Mastbaum

99º Pedro Coelho

101º Alex Batista

103º Manuel Fortunato

128º Vasco Soares

Femininos

61ª Catarina Coelho

75ª Carolina Campos

84ª Beatriz Cintra

Links:

Dia 1

Nota da Redação: Os resultados masculinos do dia foram corrigidos pela organização fora de tempo útil para corrigir o título da notícia. O conteúdo da notícia tem a informação correta. O título deveria ser: ‘Manuel Fortunato Sobe 33 Lugares’.

Decidimos não corrigir o título para manter o ‘link’ que já estava partilhado no Facebook e no Twitter e porque a mensagem é a mesma: o dia foi positivo para o atleta algarvio. Agradecemos a compreensão dos nossos leitores.

Comentários