pub

Campeonato da Europa da Classe Optimist | Dia 1

Portugueses Iniciam Competição em Crotone

Equipa de Portugal ao Europeu de Optimist em Itália começou este domingo a 'luta' na água (®FPV)
Equipa de Portugal ao Europeu de Optimist em Itália começou este domingo a 'luta' na água (®FPV)
pub

Começou este domingo a competição no Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016, em Crotone, Itália. Os oito velejadores da Equipa de Portugal, entre os quais dois algarvios, fizeram uma estreia modesta, num dia com mar batido e vento moderado a forte.

As informações sobre as condições deste primeiro dia de prova no Campeonato da Europa são escassas. A julgar por algumas fotografias já divulgadas, o mar esteve ‘picado’, sugerindo que se confirmaram as previsões de vento moderado a forte, ‘na casa’ dos 15 nós. Esse nível de intensidade de vento, a confirmar-se, seria favorável aos velejadores lusos mais pesados, Martim Mastbaum e o algarvio Manuel Fortunato, mas essa vantagem não ficou espelhada nos resultados do dia.

Os 290 velejadores competiram neste primeiro dia divididos em três frotas masculinas, com um total de 185 atletas; e duas frotas femininas, com 105 velejadoras. Foram realizadas hoje três regatas e os primeiros comandantes da prova são Richard Schultheis, de Malta, no quadro masculino; e Alice Moss, da Suécia, na divisão feminina.

Na Equipa de Portugal estão os algarvios Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) e Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos), além do treinador Nuno Silva (Ginásio Clube Naval de Faro), que é o responsável pela equipa no campeonato.

Manuel Fortunato teve como melhor resultado o 33º lugar na primeira regata, mas terminou o dia na 136ª posição da classificação masculina. Beatriz Cintra conseguiu um 24º lugar na 2ª regata e concluiu o dia no 74º lugar da classificação feminina.

Resultados Portugueses Após 3 Regatas

Masculinos

93º Pedro Coelho

107º Alex Batista

121º Vasco Soares

136º Manuel Fortunato

138º Martim Mastbaum

Femininos

67ª Catarina Coelho

74ª Beatriz Cintra

75ª Carolina Campos

Comentários