pub

Circuito Mundial de Qualificação WSL | 26ª Etapa

Marlon Lipke Finalista QS no Pro A Coruña

Marlon Lipke em ação no Pro A Coruña, onde chegou à final QS 1000 (®DamienPoullenot/WSL)
Marlon Lipke em ação no Pro A Coruña, onde chegou à final QS 1000 (®DamienPoullenot/WSL)
pub

O surfista algarvio Marlon Lipke chegou à final na etapa do circuito mundial de qualificação no Pro A Coruña, disputada ao início da tarde deste domingo, 10 de julho. O atleta do Algarve Surf Clube foi 4º classificado na final, atrás do seu amigo e sócio Jam Traction, Gony Zubizarreta, um herói local na Galiza.

Marlon Lipke entrou hoje em ação nos quartos-de-final, numa bateria em que também estavam os portugueses Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube) e Guilherme Fonseca, ambos convocados para representar Portugal no Mundial de Surf da ISA, na Costa Rica, em agosto próximo. A bateria foi ganha pelo francês Charly Quivront. Marlon apurou-se em 2º, vencendo uma luta de notas baixas entre os três portugueses. Guilherme Fonseca foi eliminado em 3º e Eduardo Fernandes em 4º.

Nas meias-finais, Marlon Lipke voltou a apurar-se em 2º, atrás de Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias. O surfista algarvio fez a melhor onda da bateria (6,47 pontos) e conseguiu aí impor-se ao francês Charly Quivront, que ficou pelo caminho, em 3º na bateria.

Na outra metade da tabela, o espanhol Gony Zubizarreta avançou também até à final e venceu mesmo a sua meia-final com uma onda excelente (8,17 pontos). Na final, Marlon Lipke (9,76 | 5,93+3,83) terminou em 4º e Gony Zubizarreta (9,84 | 5,17+4,67) fez 3º lugar. Os dois amigos e sócios não tiveram argumentos para as surpreendentes ondas na casa dos 9 pontos feitas por cada um dos outros dois adversários.

Jonathan Gonzalez (16,34 | 9,17+7,17) venceu a prova e deverá ter assumido o comando da divisão europeia no ‘ranking’ Qualifying Series (QS). da World Surf League. Jogral Couzinnet (15,20 | 6,00+9,20), da Ilha Reunião, foi 2º classificado.

Esta 26ª etapa do circuito mundial de qualificação era um QS 1.000 (mil pontos para o vencedor). Com o 4º lugar, o algarvio Marlon Lipke recolheu 525 pontos para o ‘ranking’ e um prémio monetário de 900 dólares.

No quadro feminino, a vencedora foi a basca Ariane Ochoa, que assim compensou o 2º lugar alcançado na véspera na final Pro Junior, no mesmo evento. A portuguesa Teresa Bonvalot, que ontem venceu essa final junior, também estava na prova QS, mas perdeu nas meias-finais. Camilla Kemp perdeu na outra meia-final e Portugal ficou sem atletas na final feminina.

Comentários