pub

Circuito Nacional de Longboard 2016 | 4ª Etapa

Isaac Felizardo Faz Primeira Final Nacional Open

Isaac Felizardo, aqui na final regional no Castelejo, am abril, alcançou agora a sua primeira final open nacional (®PauloMarcelino/Arquivo)
Isaac Felizardo, aqui na final regional no Castelejo, am abril, alcançou agora a sua primeira final open nacional (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão) alcançou a sua primeira final Open no Circuito Nacional de Longboard. Aconteceu na Praia do Canide Norte, no fim-de-semana 4 e 5 de junho, na 4ª Etapa do circuito deste ano. “Foi o meu melhor resultado de sempre no nacional”, disse o jovem surfista algarvio, ao Swell-Algarve. Isaac fez 4º lugar Open e 2º lugar Sub-18 na etapa que consagrou os campeões nacionais 2016 em cada categoria, João Dantas em Open e João Gama em Sub-18.

O experiente surfista Luís Esteves (Clube de Surf de Faro), vice-campeão nacional 2013, foi o padrinho do sucesso do jovem surfista de Portimão. Não só levou consigo para a etapa os jovens Isaac Felizardo e Gonçalo Feijão (Clube de Surf de Faro), como os aconselhou durante a prova. Uma ajuda que Isaac reconhece ter sido “muito importante”.

A prova começou com a final direta Sub-18, com 5 atletas, entre os quais os dois jovens algarvios. Gonçalo Feijão foi 5º classificado. Isaac Felizardo fez 2º lugar, vice-campeão da etapa, apesar de ter lido mal o mar. “Não tive tempo para avaliar as condições e estava a apanhar ondas no lado errado”, admitiu o surfista portimonense.

Isaac Felizardo é Campeão Regional de Longboard do Sul (®PauloMarcelino/Arquivo)

Isaac Felizardo é Campeão Regional de Longboard do Sul (®PauloMarcelino/Arquivo)

“Quando o heat (a final Sub-18) terminou, o Luís Esteves chamou-me para perto dele na areia e esteve a dizer-me onde devia posicionar-me”, revelou Isaac Felizardo. Com a lição do experiente surfista de Faro bem estudada, Isaac iniciou a competição Open, onde andou sempre um lugar atrás do ex-campeão nacional Ruben Silva.

Isaac passou a sua primeira bateria Open (quartos-de-final) em 2º, mas de forma “relativamente fácil”, admitiu. Nas meias-finais voltou a encontrar Ruben Silva e também o ‘veterano’ Diogo Gonçalves, que cometeu uma interferência sobre o algarvio. Isaac Felizardo ‘passou’ em 2º, atrás de Ruben Silva, mas tinha notas (6,10+4,65) para conseguir esse apuramento mesmo sem a penalização dada a Diogo Gonçalves.

Na final Open, após mudança de ‘pico’ e com condições mais difíceis, Isaac Felizardo não resistiu à pressão dos adversários. “Ainda aguentei uns 20 minutos em 3º, mas depois ultrapassaram-me”, comentou Isaac Felizardo. Com este resultado, Isaac Felizardo subiu ao 8º lugar no ‘ranking’ nacional Open e é agora o melhor algarvio no CNLongboard 2016, também em Sub-18, onde segue no 4º lugar do ‘ranking’ nacional.

Luís Esteves apadrinhou o sucesso do mais novo e fez 5º lugar na etapa. Na imagem vemos o surfista de Faro na final regional no Castelejo, em abril (®PauloMarcelino/Arquivo)

Luís Esteves apadrinhou o sucesso do mais novo e fez 5º lugar na etapa. Na imagem vemos o surfista de Faro na final regional no Castelejo, em abril (®PauloMarcelino/Arquivo)

Luís Esteves fez 5º lugar Open na Etapa. Venceu a sua bateria nos quartos-de-final com a terceira melhor onda (7 pontos) de todo o campeonato e acabou por perder em 3º nas meias-finais. “Faltou-me a segunda onda para passar”, comentou o surfista do Clube de Surf de Faro. O clube teve ainda mais um surfista na categoria Open, o jovem Gonçalo Feijão, que perdeu em 4º nos quartos-de-final.

Esta etapa consagrou os campeões nacionais de Longboard 2016, quando ainda falta mais uma etapa para terminar o circuito. João Dantas venceu a final Open e sagrou-se bicampeão nacional, tendo vencido 3 das quatro etapas disputadas. João Gama venceu a sua quarta final Sub-18 consecutiva e sagrou-se campeão nacional na categoria.

Finais 4ª Etapa CNLongboard | Gaia, Canide

Open

1. João Dantas (SCP) | 13,75

2. Sebastião Maia (AON) | 11,50

3. Ruben Silva (AON) | 11,35

4. Isaac Felizardo (ICMP) | 6,55

Sub-18

1. João Gama (SCP) | 12,00

2. Isaac Felizardo (ICMP) | 7,95

3. Frederico Mittermayer (SCP) | 6,40

4. António Dantas () | 5,70

5. Gonçalo Feijão (CSF) | 2,55

Links:

3ª Etapa CNLongboard 2016 | Ericeira (maio)

2ª Etapa CNLongboard 2016 | Porto (maio)

1ª Etapa CNLongboard 2016 | Caparica (março)

Comentários