pub

Liga Moche 2016 | 4ª Etapa

Frederico Morais Vence Allianz Sintra Pro

Frederico Morais derrotou Vasco Ribeiro na final feminina (®PedroMestre/ANSurfistas)
Frederico Morais derrotou Vasco Ribeiro na final feminina (®PedroMestre/ANSurfistas)
pub

Frederico Morais venceu o Allianz Sintra Pro, 4ª etapa da Liga MOCHE, que terminou este Domingo, 5 de junho, na Praia Grande, em Sintra. Na final, o surfista de Cascais derrotou o também cascalense Vasco Ribeiro, vencendo assim pela segunda vez na Liga em 2016. Mas, Vasco Ribeiro não ficou de ‘mãos a abanar’, tendo conquistado a Allianz Triple Crown, que lhe valeu um cheque de 4.350€.

A final masculina foi exactamente o que se espera de um heat que tem dois dos mais talentosos surfistas portugueses da actualidade, Frederico Morais e Vasco Ribeiro. Ao longo dos trinta e cinco minutos de heat, Frederico e Vasco trocaram várias vezes a liderança da final, contudo, o ex-tricampeão nacional não conseguiu responder à onda excelente (8,65) do atual campeão nacional. E, assim, Morais ganhou o Allianz Sintra Pro.

Onda excelente de 8,65 fez a diferença na final masculina a favor de Frederico Morais (®PedroMestre/ANSurfistas)

Onda excelente de 8,65 fez a diferença na final masculina a favor de Frederico Morais (®PedroMestre/ANSurfistas)

“Estou muito feliz! Sabia que ia ser uma final muito difícil contra o Vasco porque ele foi o surfista que melhores pontuações fez durante toda a etapa. Foi uma boa final e com boas ondas. Foi um fim-de-semana exigente mas acabou por ser óptimo!”, comentou Frederico Morais. (Pela vitória na etapa, ‘Kikas’ recebeu um prémio monetário de 3.200€)

Com esta vitória, a segunda da temporada, o atual campeão da Liga MOCHE entrou ainda mais na disputa do título nacional. “Ainda está tudo em aberto, pode acontecer muita coisa. Só sei que vou dar tudo para ganhar o título, mais ainda por a etapa se ir decidir em minha casa, em Cascais” explica.

Nas meias-finais, Frederico tinha derrotado José Ferreira e Vasco Ribeiro eliminou Tiago Pires, tendo este último heat sido um dos mais disputados do dia. José e Tiago ficaram assim em 3º lugar.

Competição feminina foi concluída na sexta-feira porque Camilla Kemp e Carol Henrique viajaram hoje para o México, para uma prova WSL (®PedroMestre/ANSurfistas)

Competição feminina foi concluída na sexta-feira porque Camilla Kemp e Carol Henrique viajaram hoje para o México, para uma prova WSL (®PedroMestre/ANSurfistas)

No caso das senhoras, a vencedora do Allianz Sintra Pro e do Allianz Triple Crown já tinha sido encontrada na passada sexta-feira quando Carol Henrique, líder do ranking nacional, derrotou a ex-bicampeã nacional Carina Duarte na final do evento.

Sobre o ranking nacional, Frederico Morais subiu à quinta posição e Vasco à segunda. O líder do ranking Liga MOCHE é agora Pedro Henrique, que estava anteriormente na segunda posição e neste campeonato ficou na 5ª posição. (Gony Zubizarreta era o líder do ‘ranking’ mas não competiu nesta etapa, tal como o algarvio Marlon Lipke, que era 3º no ‘ranking’)

Quanto à disputada Allianz Triple Crown, esta foi decidida na segunda meia-final, que opôs os únicos dois surfistas que na altura a podiam conquistar, Vasco Ribeiro e Tiago Pires. Por ter vencido essa bateria, Vasco Ribeiro foi o vencedor da Allianz Triple Crown, sucedendo a Tiago Pires.

Vasco Ribeiro fez as melhor pontuação e melhor onda do campeonato (®PedroMestre/ANSurfistas)

Vasco Ribeiro fez as melhor pontuação e melhor onda do campeonato (®PedroMestre/ANSurfistas)

Sobre a vitória na Allianz Triple Crown, Vasco Ribeiro mostrou a sua felicidade: “Estou muito contente, até porque não sabia que ainda tinha hipóteses. Só soube quando estava na água, no heat que ia decidir o vencedor e porque o speaker de praia o disse! (risos) É sempre óptimo ganhar este troféu e obrigado Allianz pela iniciativa!”. Recorde-se que nas senhoras, Carol Henrique já tinha vencido este mesmo troféu na passada sexta-feira.

A Liga MOCHE dá agora espaço aos principais surfistas nacionais para competirem na preenchida temporada de competições internacionais que coincidem com o Verão. Assim, a próxima etapa da Liga MOCHE será entre os dias 6, 7 e 8 de Outubro.

Resultados finais da prova
Final masculina: Frederico Morais 16.40 vs Vasco Ribeiro, 14.65
Final feminina: Carol Henrique, 10.75 vs Carina Duarte, 6.6
Allianz Triple Crown: Carol Henrique e Vasco Ribeiro
Ramirez Júnior Award (sub16 feminino): Beatriz Santos
Renault Expression Session: Pedro Henrique
Sintra Best Surfer: Leonor Fragoso e João de Macedo

Fonte: Nota de Imprensa Associação Nacional de Surfistas

Links:

Allianz Sintra Pro | Dia 2

Allianz Sintra Pro | Dia 1

3ª Etapa | Sumol Porto Pro (maio)

3ª Etapa | Sumol Porto Pro | Dia 1

2ª Etapa | Allianz Caparica Pro (abril)

2ª Etapa | Allianz Caparica Pro – Foco Algarvio

1ª Etapa | Allianz Ericeira Pro by Dakine (março)

 

Comentários