Marlon Lipke (Algarve Surf Clube) fez 2º lugar no Sumol Porto Pro, 3ª Etapa da Liga Moche 2016, na Praia de Leça da Palmeira e subiu ao 3º lugar do ‘ranking’ nacional. O surfista algarvio perdeu na final masculina para Pedro Henrique, que este sábado alcançou a sua primeira vitória na Liga Moche, no mesmo dia em que a sua irmã Carol Henrique venceu a final feminina. Eduardo Fernandes, também atleta do Algarve Surf Clube, chegou às meias-finais e conseguiu no Porto o seu melhor resultado do ano.
O dia de competição começou bem cedo em Leça da Palmeira e logo com surpresas nos dois primeiros ‘heats’ da Ronda 3 masculina (ronda de baterias com quatro atletas): as eliminações de Frederico Morais, na primeira bateria do dia; e de Gony Zubizarreta, líder do ‘ranking’, na bateria seguinte.
—
—
Marlon Lipke e Eduardo Fernandes entraram juntos na terceira bateria da ronda 3 masculina e protagonizaram mais uma surpresa, ao eliminarem José Ferreira (3º) e Tiago Pires (4º). Eduardo Fernandes (13,65 | 6,90+6,75) venceu essa bateria e Marlon Lipke (11,10 | 5,10+6,00) apurou-se em 2º. Foi a terceira bateria ganha por ‘Edu’ no Sumol Porto Pro.
Nos quartos-de-final ‘man-on-man’, Eduardo Fernandes (13,45 | 6,35+7,10) voltou a vencer, afastando Ruben Gonzalez (11,85). Marlon Lipke eliminou Tomás Fernandes e conseguiu subir a fasquia das ondas de sete pontos. O surfista de Lagos avançou para as meias-finais com um ‘score’ de 13,75 pontos (7,25+6,50).
—
—
Eduardo Fernandes e Marlon Lipke defrontaram-se na segunda meia-final do Sumol Porto Pro. Marlon abriu o duelo com uma onda de 8 pontos e venceu com um total de 13,75 pontos. Eduardo Fernandes, que no início do mês vencera Marlon na final do circuito regional do Sul na Praia do Castelejo, lutou muito pela vitória na meia-final mas não conseguiu faturar boas pontuações.
Na final, Marlon Lipke entrou bem, com duas ondas que lhe valeram a liderança durante dez minutos, mas não teve argumentos para o ‘aerial’ de 7,75 pontos que fez a diferença a favor de Pedro Henrique (pontuação total: 12,85). O surfista algarvio perdeu com 12,05 pontos (5,85+6,20), numa final muito bem disputada, com 25 ondas surfadas pelos dois atletas em meia-hora.
—
—
Pedro Henrique alcançou a sua primeira vitória na Liga Moche e recebeu o ‘prize money’ de 3.200 euros. Pedro Henrique foi, sem dúvida, o melhor surfista no Sumol Porto Pro, onde teve o seu melhor momento nos quartos-de-final ‘man-on-man’, fase em que fez o melhor ‘score’ (18,75) e a melhor onda (9,50); números com os quais eliminou Guilherme Fonseca.
Gony Zubizarreta, que perdeu na Ronda 3, mantém a liderança do ‘ranking’ nacional… com 30 pontos de vantagem sobre Pedro Henrique, que é o novo vice-líder nacional. O algarvio Marlon Lipke ocupa o 3º posto no ‘ranking’ (subiu 5 lugares) e Eduardo Fernandes fecha o Top 10 nacional.
—-
—-
No quadro feminino, Carol Henrique (irmã de Pedro Henrique) alcançou a sua segunda vitória consecutiva na Liga Moche 2016 e isolou-se no comando do ‘ranking’ feminino. Carol venceu a final feminina contra Camilla Kemp, que eliminou Teresa Bonvalot nas meias-finais. Carol e Camilla chegaram ao Porto em igualdade de pontos no comando do ‘ranking’ feminino e mantiveram-se assim até à final.
—
—
Teresa Bonvalot foi a vencedora do prémio Ramirez Junior Award, atribuído à melhor surfista (feminino) Sub-18 no Sumol Porto Pro. O surfista local Elohe Alvarez venceu a Renault Expression Session e conquistou o prémio de 500€.
—
—
A 4ª Etapa da Liga Moche 2016, o Allianz Sintra Pro, na Praia Grande, vai fechar o Allianz Triple Crown e está marcada para os dias 3 a 5 de junho.
—
—
Links:
3ª Etapa | Sumol Porto Pro | Dia 1
2ª Etapa | Allianz Caparica Pro (abril)
Comentários