pub

Contrato com Fundação do Desporto e Sagres Sem Álcool

Joana Schenker Mobiliza Apoio Inovador

Assinatura do contrato por Nuno Pinto Magalhães, Carmos Marta e Joana Schenker, sob o olhar de Adelino Soares (®PauloMarcelino)
Assinatura do contrato por Nuno Pinto Magalhães, Carmos Marta e Joana Schenker, sob o olhar de Adelino Soares (®PauloMarcelino)
pub

A bodyboarder algarvia Joana Schenker é a primeira atleta da Federação Portuguesa de Surf a beneficiar de apoio através do programa de mecenato da Fundação do Desporto para jovens atletas, em parceria com a marca Sagres Sem Álcool. O contrato foi assinado esta quinta-feira, 5 de maio, ao final da tarde, no Forte do Beliche, em Sagres; e permite à atleta “concretizar um sonho de miúda”: correr o circuito mundial feminino de bodyboard, que começa em junho.

Joana Schenker é bicampeã nacional e europeia de bodyboard em título. No ano passado conquistou uma medalha de bronze individual no Mundial de Bodyboard por seleções nacionais da International Surfing Association (ISA). O Município de Vila do Bispo tem apoiado nos últimos anos a atleta e os resultados têm surgido com uma impressionante consistência de alto nível.

Este ano, o Município duplicou o apoio à atleta e confiou-lhe 10 mil euros para a época desportiva. A verba é determinante para a evolução mas fica ligeiramente abaixo do orçamento calculado pela atleta para competir em três circuitos (nacional, europeu e mundial).

Contrato foi assinado esta quinta-feira no Forte do Beliche, em Sagres (®PauloMarcelino)

Contrato foi assinado esta quinta-feira no Forte do Beliche, em Sagres (®PauloMarcelino)

O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, tomou ele próprio a iniciativa de procurar a verba restante. “Foi o senhor quem nos bateu à porta. E eu felicito-o por isso”, admitiu o diretor de comunicação e relações internacionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Nuno Pinto Magalhães, que é também vice-presidente da Fundação do Desporto.

O novo apoio concedido agora através da Fundação do Desporto é de 3 mil euros, que cobrem o restante necessário para garantir a presença da atleta algarvia nas três frentes de batalha. “Quero lutar pela renovação dos meus títulos (nacional e europeu), mas vou focar toda a atenção no mundial, onde propus-me a mim própria acabar no Top 10”, disse Joana Schenker.

O contrato-programa foi hoje assinado por Joana Schenker, Nuno Pinto Magalhães e Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto. “A Joana consegue conciliar a sua vida pessoal e profissional com a alta competição. É um bom exemplo para os desportistas e para os jovens portugueses“, disse o presidente da fundação.

Momento de descontração antes de começar a cerimónia (®PauloMarcelino)

Momento de descontração antes de começar a cerimónia (®PauloMarcelino)

O presidente da Federação Portuguesa de Surf esteve presente na mesa de honra da cerimónia no Forte do Beliche. João Aranha proferiu uma exposição sobre o quadro competitivo nacional desenvolvido pela federação e a estratégia até 2020 para o reforço da formação, nível técnico local e relações com as grandes entidades internacionais do ‘surfing’.

A presença do dirigente federativo deu contexto à atividade da atleta face à aposta dos mecenas e foi também um sinal forte de interesse pelo modelo de apoio que beneficiou Joana Schenker. “Este apoio é uma abertura de portas, para que mais empresas entrem”, disse João Aranha, em declarações ao Swell-Algarve.

Esquerda para direita: João Aranha, Adelino Soares, Joana Schenker, Nuno Pinto Magalhães e Carlos Marta (®PauloMarcelino)

Esquerda para direita: João Aranha, Adelino Soares, Joana Schenker, Nuno Pinto Magalhães e Carlos Marta (®PauloMarcelino)

Joana Schenker é a segunda atleta – depois do ciclista Ivo Oliveira – a beneficiar do Programa de Apoio a Jovens Atletas, gerido pela Fundação do Desporto. “É um mecenato via empresas. Nós (fundação) indicamos talentos e eles (empresas) apoiam em troca de benefícios fiscais”, explicou Carlos Marta, ao Swell-Algarve.

O sinal deve partir de clubes, dos próprios atletas, ou mesmo das marcas, como foi no caso de Joana Schenker, devido à iniciativa do presidente da Câmara de Vila do Bispo em contatar a SCC. Uma vez estabelecido o interesse de uma empresa em apoiar um atleta, Fundação do Desporto apadrinha o apoio através do seu programa de mecenato para atletas.

O donativo (apoio) das empresas (ao atleta) beneficia de 130% de majoração fiscal, o que constitui um forte incentivo para as empresas, talvez maior do que também verem as suas marcas no equipamento e comunicação do atleta e poderem usar a imagem deste nas suas próprias ações de marketing. O atleta também beneficia do enquadramento legal de mecenato, recebendo o donativo livre de impostos. A solução é atrativa e, como reconheceu Carlos Marta, já “há mais solicitações”.

Momento da entrega do cheque, ou da concretização, como referiu Nuno Pinto Magalhães (®PauloMarcelino)

Momento da entrega do cheque, ou da concretização, como referiu Nuno Pinto Magalhães (®PauloMarcelino)

Joana Schenker é a primeira atleta das 9 modalidades tuteladas pela Federação Portuguesa de Surf a beneficiar deste programa de apoio via mecenato através da Fundação do Desporto. O apoio garante a participação da atleta no Circuito Mundial de Bodyboard Feminino. Mas é também um sinal importante para o Algarve, em particular, e para o desporto de alta competição em geral.

“É um motivo de orgulho e confirma que há juventude com potencial no Algarve”, comentou o diretor da delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Luís Romão, que assistiu à cerimónia.

“O poder local que trabalhe com honestidade consegue encontrar soluções. A atleta podia ter passado ao lado de uma grande carreira. A nossa ação e o excelente trabalho da atleta levaram empresas nacionais a patrocinar”, disse o autarca Adelino Soares, ao Swell-Algarve.

“A Joana Schenker tem talento nacional. É uma pessoa com missões desportivas. E é de Sagres. O apoio da Sagres não vai esgotar-se num ano; vai prolongar-se porque, certamente, a Joana vai trazer resultados”, concluiu Nuno Pinto Magalhães, depois de entregar o cheque à atleta.

Comentários