pub

Vilamoura

Beatriz Gago Vence Teste do Mundial de Optimist

Beatriz Gago liderou no evento-teste do Mundial desde o primeiro dia (®RodrigoMRato)
Beatriz Gago liderou no evento-teste do Mundial desde o primeiro dia (®RodrigoMRato)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu o 2º Evento-Teste do Campeonato do Mundo de Optimist 2016, em Vilamoura. A prova de frota terminou hoje, domingo 17 de abril, e o pódio foi totalmente preenchido por velejadores algarvios. “Neste segundo evento-teste foram testados procedimentos de segurança e a relação entre o tamanho de percursos e o tempo oficial de regatas. A prova permitiu também aos jovens velejadores portugueses treinar no local onde irá ser realizado o mundial”, disse fonte oficial da organização, ao Swell-Algarve.

O Campeonato do Mundo de Optimist 2016 vai decorrer em Vilamoura, nos dias 25 de junho a 4 de julho. É um dos maiores eventos de vela do calendário internacional. O CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura está a preparar o Mundial com todo o cuidado e agendou três eventos-teste antes da prova-rainha. O primeiro foi o 42º Torneio Internacional do Carnaval, em fevereiro, que juntou 400 velejadores, de várias classes de vela, e permitiu testar a logística necessária à dimensão da prova.

Prova em Vilamoura juntou meia centena de jovens velejadores portugueses, espanhóis e do Koweit (®RodrigoMRato)

Prova em Vilamoura juntou meia centena de jovens velejadores portugueses, espanhóis e do Koweit (®RodrigoMRato)

O 2º Evento-Teste começou na passada sexta-feira e era suposto prolongar-se até terça-feira, mas terminou hoje. O evento deveria incluir o Campeonato de Portugal de Team Racing Optimist, que “acabou por não acontecer”, disse fonte da organização. Dessa forma, foi apenas realizada uma prova de frota, que decorreu ao longo de três dias, até hoje, com cumprimento integral do programa de três regatas por dia.

Participaram no 2º Evento-Teste do Mundial em Vilamoura velejadores das seleções de Portugal e de Espanha e três velejadores do Koweit. A frota foi composta por meia centena de Optimist, incluindo atletas dos clubes algarvios Clube Naval de Portimão e Ginásio Clube Naval de Faro. O Swell-Algarve apurou que a Seleção da Alemanha também era esperada em Vilamoura, com cerca de 50 velejadores, mas acabou por não comparecer.

Os três primeiros lugares do pódio foram ocupados por velejadores do Algarve: Beatriz Gago (CNPortimão) em 1º; Guilherme Cavaco (GCNFaro) em 2º; e William Risselin (GCNFaro) em 3º. Um resultado que abre boas perspetivas para a performance algarvia no Mundial em Vilamoura, até porque neste evento-teste estiveram presentes velejadores de alto nível do Clube de Vela do Barreiro.

Beatriz Gago comentou que o evento foi importante para perceber melhor o vento em Vilamoura (®RodrigoMRato)

Beatriz Gago comentou que o evento foi importante para perceber melhor o vento em Vilamoura (®RodrigoMRato)

“Gostei de fazer regatas com os espanhóis e os portugueses que estavam cá. Correu bem. Conseguimos perceber melhor como trabalhar com os vários tipos de vento que há aqui em Vilamoura”, comentou Beatriz Gago, bicampeã de Portugal Juvenis Femininos, 2015-2016.

O 3º Evento-Teste está marcado para os dias 16 a 19 de junho, já na contagem decrescente para o Mundial de Optimist em Vilamoura.

Comentários