pub

Nova marca algarvia de pranchas de surf

Bikuaiet, do Campo para a Praia

O trio Bikuaiet. A partir da esquerda: Fábio Felicidade, Nuno Calado e Cristiana Cabral (®PauloMarcelino)
O trio Bikuaiet. A partir da esquerda: Fábio Felicidade, Nuno Calado e Cristiana Cabral (®PauloMarcelino)
pub

Bikuaiet Surfboards é a nova marca algarvia de pranchas de surf, com uma identidade gráfica muito própria e distinta. Nuno Calado, Cristiana Cabral e Fábio Felicidade são os obreiros do novo conceito. Fomos conhecê-los na ‘fábrica’ da marca, em pleno ambiente rural, em Bela Curral, nos arredores de Faro.

“Bikuaiet pode ter relação com o meu apelido”, disse o ‘shaper’ Nuno Calado, mas não só. O nome da marca traduz o conceito com base no qual foi criada; deriva do inglês ‘be quiet’. “Temos uma sociedade de muito ruído. As pessoas não sabem apreciar o silêncio. A Bikuaiet é um estado de espírito; é como ouvir o som do silêncio”, explicou.

Nuno, Cristiana e Fábio na 'fábrica rural' da Bikuaiet em Bela Curral, arredores de Faro (®PauloMarcelino)

Nuno, Cristiana e Fábio na ‘fábrica rural’ da Bikuaiet em Bela Curral, arredores de Faro (®PauloMarcelino)

Nuno Calado tem 40 anos de idade e faz surf desde os 16. É o ‘shaper’ da Bikuaiet. “Desde miúdo fazia reparações nas pranchas e comecei a trabalhar com resinas. Sempre gostei muito. Há 5 anos, quando estava a reparar uma prancha da minha namorada, ela perguntou-me: porque não fazes pranchas? Comecei aí…”.

A namorada é Cristiana Cabral, que forma com Nuno Calado o núcleo fundador da Bikuaiet. Cristiana tem 27 anos e é licenciada em Artes Visuais. É ela a alma artística da Bikuaiet Surfboards, a artista gráfica criadora das ilustrações que distinguem as pranchas da marca de tudo o que já vimos na praia.

Os desenhos nas pranchas são todos originais, mas têm uma identidade comum óbvia (®PauloMarcelino)

Os desenhos nas pranchas são todos originais, mas têm uma identidade comum óbvia (®PauloMarcelino)

Os desenhos nas pranchas Bikuaiet são todos diferentes, mas têm uma identidade comum, que permite identificar de imediato a marca sem necessidade de ver um logotipo. São traços elaborados a negro, em caneta, ou aerosol, enquadrados em cores quentes. As telas que Cristiana já pintava têm o mesmo padrão, agora adaptado à forma das pranchas. “Dizem que terá a ver com África, ou Índia. Não sei. Desenho o que vem de dentro e não faço esboços… é tudo direto”, explicou Cristiana. “Sem ela, éramos iguais aos outros”, acrescenta Nuno.

Fábio Felicidade, 31 anos, é o terceiro elemento Bikuaiet, o webdesigner responsável pela criação do novo site da marca, no domínio .com, que deverá estar online dentro de duas semanas. É ele também quem transforma desenhos de Cristiana em produtos gráficos finais para estampagem, por exemplo, em t-shirts e bonés.

Nuno, Cristiana e Fábio na sala de 'shape' Bikuaiet, junto a uma 9,1' em finalização (®PauloMarcelino)

Nuno, Cristiana e Fábio na sala de ‘shape’ Bikuaiet, junto a uma 9,1′ em finalização (®PauloMarcelino)

“Somos amigos de longa data. Eles (Nuno e Cristiana) criaram a marca e convidaram-me”. Fábio tem a responsabilidade de comunicar a imagem da marca e deu já um contributo fundamental para o conceito,  ao ceder o armazém rural da sua avó para instalar as salas de ‘shape’ e de acabamento, em pleno campo de cultivo. Ali reina, de fato, o silêncio, em harmonia perfeita com o espírito Bikuaiet.

A marca produz ‘shortboards’ e ‘longboards’ e está já em contato com um surfista de nível avançado, para afinar o ‘feedback’ funcional e promover a performance das pranchas através da experiência de quem as vais usar na praia. A Bikuaiet quer entrar nas ‘surf shops’ e também produz pranchas por encomenda, à medida do cliente, mas não copia acabamentos.

Bikuaiet é mais que apenas outra marca de pranchas; é um novo conceito (®PauloMarcelino)

Bikuaiet é mais que apenas outra marca de pranchas; é um novo conceito (®PauloMarcelino)

O cliente terá sempre uma prancha com desenho único e para o qual pode dar o seu contributo em contato pessoal com a artista gráfica, mas o desenho será aquele que sair da alma de Cristiana… sem cópias…sem esboços…direto…identidade própria do novo silêncio que vai começar a ouvir-se nas ondas.

Links:

Bikuaiet Surfboards no Facebook

 

Comentários