pub

1,5 milhões de dólares em parceria com Universidade da Columbia

WSL Investe na Saúde dos Oceanos

WSL lançou um movimento global de acção ambiental em defesa dos oceanos (®WSL)
WSL lançou um movimento global de acção ambiental em defesa dos oceanos (®WSL)
pub

O Oceano dá, o Ocean recebe. A World Surf League lançou uma Fundação dedicada à Saúde dos Oceanos, a WSL PURE, através da qual investiu 1,5 milhões de dólares numa parceria com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América. O investimento vai financiar o trabalho dos cientistas do Observatório Lamont-Doherty na investigação de ecossistemas marinhos e saúde dos oceanos, acidez oceânica, subida do nível do mar e o papel dos oceanos nas mudanças do clima.

“Todos nós na WSL queremos dar de volta aos oceanos e chegou o momento de o fazermos a sério”, disse Paul Speaker, CEO da World Surf League. “O lançamento da WSL PURE e da nossa parceria com a Universidade de Columbia são os primeiros passos no que esperamos venha a ser um movimento global na nossa comunidade (de surfistas) e não só, para proteger as águas que são a nossa casa e o nosso palco de competição. Ao criar uma geração de ‘surfistas cientistas’ queremos dar voz aos oceanos e inspirar e dar força aos nossos adeptos e parceiros globais para que passem a estar melhor informados sobre os assuntos que ameaçam os oceanos, fornecendo oportunidades educativas de forma a podermos ser uma parte importante das soluções para o mundo-real”, concluiu Paul Speaker.

Chegou a altura de passarmos de espectadores a atores. Os oceanos estão em perigo (®WSL)

Chegou a altura de passarmos de espectadores a atores. Os oceanos estão em perigo (®WSL)

Todo o trabalho científico financiado pela WSL PURE será partilhado com o público. “Os nossos oceanos e clima estão a mudar mais depressa do que conseguimos acompanhar. A WSL PURE permite-nos acelerar a ciência urgente de que precisamos para compreender o impacto que essas mudanças vão ter naquilo que mais interessa às pessoas – o nosso acesso a comida, água, abrigo e energia”, comentou Peter de Menocal, oceanógrafo, professor e diretor do Centro Columbia para a Vida e o Clima do Observatório Lamont-Doherty.

Durante os próximos meses, a WSL PURE irá anunciar as fases seguintes do programa, incluindo oportunidades para pessoas em todo o Mundo participarem neste movimento global de defesa dos oceanos. “Esperamos inspirar toda a gente ligada ao desporto (surf) a comprometer-se em garantir a saúde dos oceanos para as próximas gerações”, disse o CEO da WSL.

Comentários