Longboard | 3ª Etapa Circuito Regional de Surf do Sul 2016 | Dia 1

Isaac Felizardo Vence na Rocha

Isaac Felizardo está em boa posição para se sagrar este ano campeão regional de longboard do sul (®PauloMarcelino)

Isaac Felizardo venceu a final Longboard na 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2016, este sábado, 2 de abril, na Praia da Rocha, Portimão. O surfista de 17 anos de idade, atleta Playsurf / Iate Clube Marina de Portimão, alcançou a sua segunda vitória no circuito e ficou em posição privilegiada para se sagrar Campeão Regional de Longboard. A etapa prossegue domingo, com finais em todas as restantes categorias e competição completa em Sub-16, Sub-18 e Open Masculino. O ‘call’ do 2º dia de prova está marcado para as 7h30 e a jornada promete muita ação nas ondas da Rocha.

Isaac venceu na ‘sua’ praia e conquistou um dos prémios em alojamento turístico anunciados pelo organizador Playsurf, para os vencedores Longboard e Open Masculino na etapa (ler notícia). O surfista de Portimão, vice-campeão regional de Longboard 2015, esteve presente nas três finais do circuito deste ano e venceu duas, conseguindo sempre impor-se ao veterano Manuel ‘Necas’ Mestre, 2º classificado, hoje, na Rocha.

A competição Longboard começou na fase de meias-finais. Manuel Mestre venceu uma das meias-finais, com uma exibição segura e abrilhantada com muito bom humor nas ondas após ter garantido o seu ‘score’. ‘Necas’ chegou mesmo a tirar a quilha do seu Longboard, para tentar fazer 360’s em deslize nas ondas. Isaac Felizardo venceu a outra meia-final, na qual foi eliminado Luís Esteves, campeão regional 2015.

Manuel Mestre surfou sem quilha nos últimos minutos da sua meia-final, que venceu (®PauloMarcelino)

Manuel Mestre surfou sem quilha nos últimos minutos da sua meia-final, que venceu (®PauloMarcelino)

Na final, Isaac Felizardo enfrentou três atletas do Clube de Surf de Faro e conseguiu vencer em mar ‘pequeno e a fechar’. Com esta vitória, o surfista de Portimão ficou em excelente posição para conquistar o título de campeão regional de Longboard. Na última etapa, em Sagres, Isaac Felizardo precisa apenas de terminar à frente de Manuel Mestre, ou chegar à final, para ser campeão regional.

 Futuro do Surf Já Está na Praia

A principal novidade no primeiro dia da etapa do regional de surf na Praia da Rocha, este sábado, foi a forte presença de surfistas Sub-10 e Sub-12, o que constitui um sinal muito positivo para o futuro do surf algarvio. Entraram em competição 23 surfistas na categoria oficial Esperanças Sub-12 e 10 surfistas na categoria não-oficial Sub-10.

Os surfistas Sub-10 entraram em conjunto na água, para uma bateria única em registo misto de exibição e treino. Os mais jovens podiam ser acompanhados pelos treinadores, ou pais, mas muito optaram por entrar sozinhos, alguns com prancha de fibra e a procurar ondas ‘no verde’.

'Briefing' Sub-10 com os organizadores Joana Freitas e Bruno Freitas, da Playsurf (®PauloMarcelino)

‘Briefing’ Sub-10 com os organizadores Joana Freitas e Bruno Freitas, da Playsurf (®PauloMarcelino)

Depois de três ondas, cada surfista regressava à areia para receber avaliação e instruções de um painel de ‘juízes/treinadores’ e regressava ao mar. No fim, todos foram declarados vencedores, com menções honrosas para Constância Simões (Portimão Surf Clube) e Rafael Furtado (Algarve Surf Clube).

Os Sub-10 deixaram na Praia da Rocha uma imagem mais evoluída do que o simples equilíbrio nas espumas. É um importante sinal para o futuro, tal como foi a presença de 23 surfistas no Sub-12, categoria oficial de qualificação para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças.

Francisco Ordonhas, do Estoril, mostrou hoje em Portimão uma bonita linha de surf (®PauloMarcelino)

Sub-12 Francisco Ordonhas, do Estoril, mostrou hoje em Portimão uma bonita linha de surf (®PauloMarcelino)

Os surfistas Sub-12 beneficiaram das melhores condições de mar, durante a manhã sem vento, e alguns sobressaíram pela qualidade do surf apresentado, casos de Francisco Ordonhas (Surf Clube Costa do Sol, da região de Lisboa), Splinter Berkum (Algarve Surf Clube) e Julian Seyffert (Associação Dinamika, Quarteira).

Nos Sub-12 completaram-se os oitavos e os quartos-de-final, estando apurados os 8 semi-finalistas. Os Sub-14 completaram os quartos-de-final (Ronda 1 nesta categoria, com 16 atletas), apurando também os 8 semi-finalistas. A prova no domingo vai recomeçar, precisamente, com as meias-finais Sub-12 e Sub-14, em palanque duplo, com duas áreas de competição a funcionar em simultâneo, como aconteceu durante todo o primeiro dia.

Diogo Pereira (Playsurf / ICMPortimão), vencedor das duas etapas em Sub-14, já está apurado para as meias-finais na Rocha (®PauloMarcelino)

Diogo Pereira (Playsurf / ICMPortimão), vencedor das duas etapas em Sub-14, já está apurado para as meias-finais na Rocha (®PauloMarcelino)

Três Finais Femininas Definidas

Este sábado ficou definido o alinhamento para as 3 finais femininas da etapa, nomeadamente, nas categorias oficiais Esperanças Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino; e na categoria não-oficial Open Feminino. Na categoria mais jovem, a final é direta (porque só houve 5 inscrições). Nas outras duas categorias, as finalistas foram apuradas após realizadas meias-finais.

Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) é totalista, com presença nas três finais femininas. Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) vai estar presente nas finais Sub-18 Feminino e Open Feminino. A surpresa foi a eliminação de Inês Pascoal (Albufeira Surf Clube) nas meias-finais Open Feminino.

Concha Balsemão vai estar nas três finais femininas a disputar, domingo, na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

Concha Balsemão vai estar nas três finais femininas a disputar, domingo, na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

Yolanda e Concha vão encontrar Inês Martins (Clube de Surf de Faro) e Vera Carvalho na final Open Feminino; e Joana Carvalho (Clube Naval de Portimão) e Charlotte van Berkum (Portimão Surf Clube) na final Sub-18 Feminino.

A final Sub-16 Feminino vai ser disputada por Concha, Joana, Laura Ferreira (Clube Naval de Portimão), a Sub-10 Constância Simões e ainda Francisca Amaral (Algarve Surf Clube).

Domingo vão começar e ficar concluídas as categorias oficiais Esperanças mais competitivas – Sub-16 e Sub-18 masculinos – e a categoria oficial mais espetacular – Open Masculino. As previsões sugerem que as ondas vão estar maiores, pelo que se espera um ‘bom show’ de surf na Praia da Rocha.

Motivos não vão faltar para captar imagens e entrar no Concurso Fotografia Playsurf. Basta publicar as fotografias no Facebook com o hashtag #playsurfpraiadarocha2016, até terça-feira. O primeiro prémio são suas noites em alojamento turístico (ler notícia).

Finais 3ª Etapa CRRSul 2016 | Dia 1 – Praia da Rocha (Portimão)

Pódio Longboard 3ª Etapa CRSSul 2016, Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

Pódio Longboard 3ª Etapa CRSSul 2016, Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

Longboard

1. Isaac Felizardo (ICMPortimão)

2. Manuel Mestre (CSFaro)

3. José Mestre (CSFaro)

4. Inês Martins (CSFaro)

'Pódio' Sub-10, 3ª Etapa CRSSul 2016, Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

‘Pódio’ Sub-10, 3ª Etapa CRSSul 2016, Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

Sub-10 | Exibição

Destaques: Constância Simões (Portimão Surf Clube) e Rafael Furtado (Algarve Surf Clube)

Links:

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Galeria Imagens / Pictures

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha / Portimão) – Dia 2 | Esperanças

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 2 | Open + Open Feminino

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Dia 1

Etapa 3 CRSSul 2016 (Rocha/Portimão) – Concurso de Fotografia Playsurf

Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 2

Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Dia 1

Etapa 2 CRSSul 2016 (Faro) – Open Masculino Adiado

Etapa 1 CRSSul 2016 (Falésia)

Comentários