pub

Defesa dos oceanos

Straw Patrol, uma Ideia do Algarve para o Mundo

Um dos objetivos da Straw Patrol é organizar ações mensais de limpeza de praias. Já esteve na Praia da Faro (foto) e vai estar na Armona (®DR)
Um dos objetivos da Straw Patrol é organizar ações mensais de limpeza de praias. Já esteve na Praia da Faro (foto) e vai estar na Armona (®DR)
pub

A Straw Patrol nasceu no Algarve. É uma campanha de sensibilização ambiental, que visa alertar para a problemática do lixo marinho, nomeadamente os plásticos descartáveis como as palhinhas de plástico. A campanha já levou palestras a escolas, envolveu-se em ações de limpeza de praias e não vai ficar por aqui. Contatámos a mentora do projeto, a bióloga marinha Carla Lourenço, para saber um pouco mais sobre esta iniciativa de defesa dos nossos oceanos em perigo.

“A Straw Patrol surgiu da necessidade não só de fazer chegar às pessoas a ciência e a informação sobre o lixo marinho, mas também de mostrar que todos podemos fazer a diferença, dar o exemplo e deixar o planeta mais limpo”, esclareceu Carla Lourenço, que este momento está no seu último ano de Doutoramento em Biologia Marinha, na Universidade de Rhodes, África do Sul.

A semente do projeto foi um video surgido em agosto de 2015 e que se tornou viral nas redes sociais. O video mostrava o resgate de uma tartaruga na Costa Rica por uma equipa de biólogos marinhos. Descobriu-se depois que essa tartaruga tinha uma palhinha de plástico presa numa narina. “Uma palhinha que, provavelmente, foi usada durante 10 minutos e que acabou no oceano, pondo em risco não só a vida desta tartaruga mas de muitos outros organismos. Depois de confrontada com este vídeo achei que estava na hora de fazer algo, comecei a investigar mais e em finais de Janeiro de 2016 foi criada a Straw Patrol”, disse a bióloga marinha Carla Lourenço.

Video que deu origem à campanha

A Straw Patrol tem como objetivos principais informar e educar, na expetativa de mudar mentalidades, explicando os problemas associados ao lixo marinho e ao uso excessivo de plásticos descartáveis. A campanha desenrola-se em três linhas principais: sensibilização ambiental em escolas; divulgação de informação nas redes sociais (particularmente no Facebook da Straw Patrol, AQUI) e ação direta nos estabelecimentos comerciais, convidando os empresários a abdicar de distribuir palhinhas de plástico, ou fazê-lo apenas quando solicitadas pelos clientes.

Os estabelecimentos que adiram à iniciativa serão identificados pela Straw Patrol como estabelecimentos que estão a mudar o mundo e terão publicidade disso mesmo nas redes sociais.

Palestras em escolas é uma das ações principais da Straw Patrol (®DR)

Palestras em escolas é uma das ações principais da Straw Patrol (®DR)

A Straw Patrol fez a sua primeira palestra numa escola em meados de fevereiro, em Vila Nova de Milfontes, no Colégio Nossa Senhora da Graça. Repartida pro diversas turmas, a mensagem chegou a 130 alunos daquela escola. Depois disso, em março, a Straw Patrol realizou uma segunda palestra na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro. A campanha vai a qualquer escoa que esteja interessada, passar uma mensagem que é fundamental para a formação das crianças e para o futuro do planeta.

Como a Straw Patrol não é de se ficar por palavras, já organizou também uma limpeza da Ilha de Faro, em colaboração com estudantes da Universidade do Algarve, que contou com a presença de 45 a 50 pessoas. No início de abril, a Straw Patrol vai estar presente na limpeza da Ilha da Armona durante a Semana da Ria Formosa. Pretende-se ainda organizar limpezas de praia com uma frequência mensal.

Straw Patrol participou na limpeza da Praia de Faro e vai participar em abril na limpeza da Armona (®DR)

Straw Patrol participou na limpeza da Praia de Faro e vai participar em abril na limpeza da Armona (®DR)

A bióloga marinha Carla Lourenço é a coordenadora de todas as atividades Straw Patrol, conduzindo as palestras nas escolas, procurando e preparando conteúdo multimédia para ser partilhado na internet e não só. A campanha tem o apoio dos líderes do (seu) grupo de investigação BIONEPT, Katy Nicastro e Gerardo Zardi; e o forte envolvimento de dois alunos do Mestrado de Biologia Marinha na Universidade do Algarve, Rita Rodrigues e Filipe Parreira, na produção de videos e de panfletos informativos. Lia Laporta, também estudante de Doutoramento, vai levar a Straw Patrol até à Costa de Caparica. A campanha está em marcha e prepara mais acções de limpeza e de sensibilização ambiental. Participe.

 

Comentários