pub

3ª Prova de Apuramento Regional Sul 2015/2016

Vento Forte Impede Regatas em Tavira

Clube Náutico de Tavira recebeu este fim-de-semana a 3ª PAR Sul, mas nenhuma regata foi realizada devido a vento demasiado forte (®PauloMarcelino/Arquivo)
Clube Náutico de Tavira recebeu este fim-de-semana a 3ª PAR Sul, mas nenhuma regata foi realizada devido a vento demasiado forte (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Já são conhecidos os nomes dos 33 velejadores e velejadoras do Algarve apurados para o EDP – XI Campeonato de Portugal de Juvenis. O vento forte que se fez sentir este fim-de-semana na região impediu a realização de qualquer regata na 3ª Prova de Apuramento Regional (PAR) Sul 2015/2016, em Tavira, e não foram apresentados protestos, pelo que o ‘ranking’ regional e de apuramento não sofreu alterações.

O fim-de-semana prometia emoções fortes no mar, ao largo de Tavira, na derradeira luta pelos lugares de apuramento para o Campeonato de Portugal em Cascais. A emoção maior dos dois dias foi a expectativa, da espera em vão por menor intensidade de vento; e também a frustração, para quem não conseguiu competir pelo apuramento.

O vento em Tavira esteve quase sempre acima do limite de segurança. No sábado, primeiro dia da 3ª PAR Sul 2015/2016, os barcos ainda saíram da rampa do Clube Náutico de Tavira, mas foram obrigados a regressar rapidamente a terra, face à aproximação de uma frente de tempestade que debitou vento com intensidade de 37 ‘nós’.

O vento manteve-se sempre ‘na casa’ dos 20 ‘nós’, salvo breves períodos; e este domingo subiu mesmo para os 25 a 27 ‘nós’. A Comissão de Regatas ainda ponderou realizar uma regata, durante uma fase de vento menos forte, com intensidade de 14 ‘nós’, mas seria arriscado e a frota precisava de duas regatas para poder fazer mais um ‘descarte’ nas contas do ‘ranking’.

Ponderados os riscos e as vantagens, a Comissão de Regatas e os clubes optaram os não realizar regatas, quer para os Optimist Juvenis, que disputavam a PAR; quer para os Laser Radial, Laser 4.7 e 420, que iriam realizar uma Prova de Ranking Regional.

Beatriz Gago, do CNPortimão, venceu o 'ranking' de apuramento (®DR)

Beatriz Gago, do CNPortimão, venceu o ‘ranking’ de apuramento (®DR)

A apuramento regional do Sul para o EDP – XI Campeonato de Portugal de Juvenis, a realizar em Cascais, nos dias 23 a 26 de março, ficou decidido em 10 regatas, realizadas nas duas PAR anteriores, em Portimão (dezembro) e Vilamoura, no passado fim-de-semana.

A lista dos velejadores e veladoras do Algarve apurados(as) para os 33 lugares regionais do Sul no Campeonato de Portugal já é conhecida. O Clube Naval de Portimão lidera o ‘ranking’ com 9 atletas apurados e a atleta do clube Beatriz Gago ocupa o primeiro lugar no apuramento regional.

O segundo melhor clube algarvio no ‘ranking’ de apuramento é a Associação Naval do Guadiana (7), seguida pelo Ginásio Clube Naval de Faro e Clube Náutico de Tavira, com 5 atletas apurados, cada. O Clube de Vela de Lagos apurou 4 atletas e o Grupo Naval de Olhão completa a lista, com 3 lugares conquistados.

Os 33 apurados do Sul para o Campeonato de Portugal de Juvenis

1. Beatriz Gago (CNPortimão)

2. Manuel Fortunato (CVLagos)

3. William Risselin (GCNFaro)

4. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

5. Rafael Ribeiro (CNTavira)

6. Catarina Abrantes (ANGuadiana)

7. Julian Carter (GNOlhão)

8. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana)

9. Daniel Cristiano (CNPortimão)

10. Miguel Sancho (GCNFaro)

11. Frederico Baptista (CNPortimão)

12. Beatriz Cintra (CNPortimão)

13. Viktoria Kononova (ANGuadiana)

14. Fernando Rodriguez (ANGuadiana)

15. Luis Gonçalves (ANGuadiana)

16. Mara António (CNPortimão)

17. Lúcia Neto (GNOlhão)

18. Inês Caneco (CVLagos)

19. Ricardo Cascais (CNTavira)

20. Carolina Mendonça (CNTavira)

21. Rafaela Sousa (CNPortimão)

22. Leonor Dutra (GCNFaro)

23. Matilde Garcia (CNTavira)

24. Bruno Tavares (GNOlhão)

25. Rafael Rodrigues (CVLagos)

26. Diogo Faustino (CNPortimão)

27. Andreia Mateus (ANGuadiana)

28. Diogo Marques (ANGuadiana)

29. Mariana Ramos (GCNFaro)

30. Francisco Dias (CNPortimão)

31. Marta Cavaco (CNPortimão)

32. Marta Fortunato (CVLagos)

33. Diogo Garcia (CNTavira)

 

Links:

2ª PAR Sul 2015/2016 – Vilamoura (fevereiro 2016)

1ª PAR Sul 2015/2016 – Portimão (dezembro 2015)

Comentários