pub

Alto Rendimento Nível B

IPDJ Atribui Estatuto a Surfistas de Seleção

Algarvio Francisco Duarte é um dos 11 surfistas a quem o IPDJ atribuiu o estatuto de atleta de alto rendimento (®DR)
Algarvio Francisco Duarte é um dos 11 surfistas a quem o IPDJ atribuiu o estatuto de atleta de alto rendimento (®DR)
pub

O surfista algarvio Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) passou a ser atleta de alto rendimento reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. O estatuto especial de desportista foi atribuído pelo IPDJ aos onze (11) surfistas que integraram a Seleção de Portugal ao Mundial de Surf Junior da International Surfing Association (ISA) na California, EUA, em Outubro do ano passado.

Nos termos da lei, a atribuição do estatuto de atleta de alto rendimento aos surfistas da Seleção de Surf Junior foi solicitado pela Federação Portuguesa de Surf. Na semana passada, o IPDJ deferiu o pedido e comunicou aos 11 surfistas a atribuição do estatuto de desportista de Alto Rendimento de Nível B.

A decisão sobre o nível de alto rendimento atribuído está relacionada com o resultado alcançado pela Seleção de Portugal no Mundial de Surf Junior na California: classificação não inferior ao 8º lugar em campeonatos do mundo ou da Europa, com número de participantes não inferior a 24, no escalão imediatamente inferior ao absoluto. O Mundial de Surf na California foi de Juniores, teve 36 países participantes e Portugal foi 6º classificado por equipas.

Francisco Duarte em ação pela Seleção de Portugal no Mundial de Surf Junior na California (®DR)

Francisco Duarte em ação pela Seleção de Portugal no Mundial de Surf Junior na California (®DR)

Francisco Duarte foi um dos 11 surfistas da Seleção de Portugal no Mundial de Surf Junior na California. “Não estava nada à espera. Acho que é a primeira vez que uma seleção inteira recebe este estatuto de alto rendimento. É um reconhecimento por parte do IPDJ pela dedicação, empenho e adversidades que ultrapassei e continuo a ultrapassar”, disse Francisco Duarte, ao Swell-Algarve.

“Quero agradecer à Federação Portuguesa de Surf por tudo o que tem dado não só a mim mas a todos os atletas. Não podíamos ter tido melhores condições no Mundial de Juniores. Estão de parabéns pelo trabalho que têm feito e continuam a fazer”, concluiu o surfista algarvio.

O estatuto de atleta de alto rendimento (no caso nível B) atribuído pelo IPDJ traz vantagens aos atletas, mas também lhes impõe deveres. No caso dos atletas juniores, a maior vantagem é beneficiarem de condições especiais na articulação da sua atividade desportiva com o ensino escolar: têm liberdade de escolha da escola e têm facilidades de horário e de alteração de provas de avaliação de acordo com as necessidades de preparação e participação em provas desportivas.

Seleção de Portugal ao Mundial de Surf Junior na California. Os 11 surfistas foram reconhecidos pelo IPDJ com estatuto de alto rendimento (®DR)

Seleção de Portugal ao Mundial de Surf Junior na California. Os 11 surfistas foram reconhecidos pelo IPDJ com estatuto de alto rendimento (®DR)

Os atletas de alto rendimento beneficiam ainda de um regime especial de ingresso no ensino superior e podem candidatar-se a bolsas académicas para frequentar estabelecimentos de ensino superior que permitam compatibilizar o plano de estudos com a atividade desportiva.

O estatuto de alto rendimento do IPDJ garante ainda aos atletas um sistema específico de apoio médico e um seguro especial, além de tornar os desportistas elegíveis para receber prémios pecuniários por resultados desportivos, nos termos da lei.

“O conceito de desporto de alto rendimento está relacionado com um elevado cariz de seleção, rigor e exigência e por isso apenas alguns dos melhores praticantes portugueses se encontram abrangidos por este nível de prática desportiva”, define o IPDJ. Nesse sentido, os atletas abrangidos ficam obrigados a “observar um comportamento exemplar”, a estar disponíveis para ações públicas de promoção da respetiva modalidade, a ser regularmente submetidos a controlos de anti-doping e a integrar seleções nacionais quando para elas forem convocados.

Os 11 surfistas a quem o IPDJ atribuiu o estatuto de atletas de alto rendimento de nível B são: Teresa Bonvalot, Mariana Garcia, Mariana Assis, Francisco Almeida, João Moreira, Salvador Couto, Vasco Mónica, Francisco Duarte, Guilherme Fonseca, Jácome Correia e Luís Perloiro.

Comentários