pub

Novo treinador e melhores condições para atletas

Clube Naval de Portimão Duplica Apoio ao Surf

Ivo Anselmo, 40 anos, é o novo treinador contratado pelo Clube Naval de Portimão para a equipa de competição de surf (®PauloMarcelino)
Ivo Anselmo, 40 anos, é o novo treinador contratado pelo Clube Naval de Portimão para a equipa de competição de surf (®PauloMarcelino)
pub

O Clube Naval de Portimão apresentou este sábado, 16 de janeiro, um novo treinador, Ivo Anselmo; e condições reforçadas para a sua equipa de competição na modalidade surf, incluindo prémios por resultados, estágios e treino funcional gratuitos. “Temos atletas de vela do melhor que há no País e queremos que aconteça o mesmo no surf”, disse Luís Fonseca, diretor desportivo do clube. “O apoio do clube ao surf este ano é, provavelmente, o dobro do que foi o ano passado”, acrescentou o vice-presidente Miguel Farinha, em declarações ao Swell-Algarve.

Francisco Duarte (Campeão Regional Sub-18 e representante de Portugal no Mundial Junior da ISA em 2015) e Frederico ‘Martim’ Magalhães (Vice-Campeão Regional Open e 5º classificado Sub-18 no Campeonato Nacional de Surf Esperanças em 2015) são os principais atletas de surf do clube. O reforço dos apoios à modalidade incluiu a disponibilização de orçamentos anuais autónomos para cada um destes atletas, tendo em conta que este ano vão participar em muitas provas no estrangeiro. A direção do clube não revelou valores.

Para os restantes surfistas da equipa de competição do clube não estão ainda previstos orçamentos autónomos, mas foram-lhes atribuídas condições especiais, nomeadamente desconto de 10% na mensalidade (passa a ser 60 Euros), deslocações e inscrições gratuitas para provas oficiais, estágios em Peniche (21 a 26 de março) e Ericeira (18 a 23 de junho) e treinos funcionais gratuitos na Fisiorider, gabinete de fisioterapia em Portimão especializado no desenvolvimento funcional e na prevenção e recuperação de lesões para surfistas.

A equipa de competição não foi apresentada, “porque ainda não está fechada”, justificou Luís Fonseca. A equipa será composta por 8 (no máximo 10) atletas, incluindo Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães, que se treinam na região da Grande Lisboa e Ericeira e, por isso, estão mais autónomos. Os outros surfistas de competição do clube treinam-se com a Future Surfing School, escola de surf na Praia da Rocha que dá apoio ao surf no Clube Naval de Portimão há muitos anos.

“A equipa tem talentos”, diz o novo treinador

Os surfistas de competição do clube que se treinam em Portimão vão ter um novo treinador, Ivo Anselmo, contratado diretamente pelo CNPortimão. Ivo Anselmo tem 40 anos de idade, nacionalidade brasileira, 29 anos de surf, 27 de competição e cerca de 14 anos de experiência como treinador de iniciação e competição. É amigo de infância do dono da Future Surfing School, Gustavo ‘Guga’ Gouveia, campeão nacional de surf Open em Portugal, em 2001, e treinador de surf Grau I reconhecido pela Federação Portuguesa de Surf.

O novo treinador do clube está a frequentar o Curso de Formação de Treinadores de Surf Grau I da Universidade Lusófona em Portimão. Tem formação certificada como treinador no Brasil, mas não é reconhecida em Portugal pela Federação Portuguesa de Surf.

Apresentação de treinador e novos apoios ao surf de competição foi realizada sábado, 16 de janeiro, na sede do clube (®PauloMarcelino)

Apresentação de treinador e novos apoios ao surf de competição foi realizada sábado, 16 de janeiro, na sede do clube (®PauloMarcelino)

Ivo Anselmo vem de Lisboa, onde tem mulher e uma filha de dois anos, que também irão mudar-se para Portimão. O novo treinador de surf do Clube Naval de Portimão está há 10 anos em Portugal e já treinou em várias escolas e clubes na Grande Lisboa, em Carcavelos, Guincho e Sesimbra. Foi bicampeão e vice-campeão Open intersócios pelo Surf Clube de Sesimbra e Campeão por equipas na Taça de Portugal de Surfing em 2009.

O treinador já teve contato com alguns dos novos atletas que vai treinar. “A equipa tem talentos, que podem ser trabalhados e despontar a nível nacional”, disse Ivo Anselmo, ao Swell-Algarve. Até concluir a primeira fase do curso de formação, em março, o novo treinador vai partilhar o comando técnico da equipa de competição com Gustavo Gouveia.

Prémios para bons resultados

No conjunto dos apoios reforçados à competição de surf, incluindo treinos e transporte gratuitos às quartas-feiras; o clube incluiu prémios para bons resultados regionais. Os prémios são: prancha de surf para campeões (em qualquer categoria), fato de surf para vice-campeões e conjunto técnico ‘deck’ e ‘leash’ para 3ºs classificados no ‘ranking’ final.

“Os prémios estão ligados ao aproveitamento escolar. Não queremos atletas que dêem o melhor no surf e falhem na escola”, avisou Ricardo Gonçalves, um dos responsáveis pela Future Surfing School e formador convidado no Curso de Treinadores de Surf Grau I atualmente a decorrer em Portimão.

Na apresentação do novo treinador e dos apoios reforçados ao surf de competição, que decorreu este sábado, na sede do Clube Naval de Portimão, foram também reveladas medidas de aproximação aos pais dos atletas (videos semanais e relatórios trimestrais) e o cronograma de atividades para o primeiro semestre.

Além de três provas do Circuito Regional de Surf do Sul 2016 e de dois estágios (Peniche e Ericeira), o calendário para os primeiros seis meses do ano inclui três datas a reter: duas etapas do intersócios do Clube Naval de Portimão (27 de fevereiro e 9 de abril) e um Campeonato de Treino em conjunto com Playsurf/Iate Clube Marina de Portimão (12 de março); todas as provas na Praia da Rocha.

Comentários