pub

Surf Grau I

Formação de Treinadores Começa em Portimão

Sessão de apresentação do Curso de Formação de Treinadores de Surf Grau I no ISMAT, em Portimão (®PauloMarcelino)
Sessão de apresentação do Curso de Formação de Treinadores de Surf Grau I no ISMAT, em Portimão (®PauloMarcelino)
pub

Começou a primeira edição no Algarve do Curso de Formação de Treinadores de Surf Grau I da Universidade Lusófona, em Portimão. É uma Pós-Graduação lecionada pelo Instituto Lusófono de Treino Desportivo, que se estreia na região algarvia em parceria com o Portimão Surf Clube e a colaboração de formadores locais, incluindo duas figuras bem conhecidas do surf algarvio, Manuel Mestre e Sérgio Wu. A primeira aula decorreu sexta-feira, 15 de janeiro, depois de uma sessão de apresentação realizada na véspera.

O curso vai ter uma formação curricular com 120 horas de carga horária, distribuída por aulas teóricas nas instalações do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Pólo do Grupo Lusófona em Portimão) e aulas práticas na Praia da Rocha. A formação curricular vai decorrer, em horário pós-laboral, até Março, seguindo-se um estágio com a duração de seis meses, obrigatório para ter acesso à cédula de treinador.

O corpo docente é composto por especialistas reputados nas respetivas áreas, incluindo José Curado (metodologia do treino / diretor do Instituto Lusófono de Treino Desportivo), Sandro Maximiliano (regulamentação, organização, didática / diretor do curso), Pedro Barbosa (julgamento), João Macedo (metodologia de treino específica), Nuno Oliveira (ortopedista), Gonçalo Saldanha (fisioterapeuta), Tomaz Morais (liderança), Pedro Almeida (psicologia), Albano Viana (segurança), entre outros.

José Curado, diretor do Instituto Lusófono de Treino Desportivo fala aos novos formandos em Portimão (®PauloMarcelino)

José Curado, diretor do Instituto Lusófono de Treino Desportivo fala aos novos formandos em Portimão (®PauloMarcelino)

A direção do curso incluiu no corpo docente em Portimão sete formadores algarvios: Manuel Mestre (Longboard, SUP e Skimming), Sérgio Wu (coordenação de estágio), Sandro Nóbrega (Bodyboard), Rui Batalau (coordenação de estágio e exercício e adaptação funcional), Rui Reis Filipe (didática do desporto), Ricardo Gonçalves (desporto adaptado) e João Lima (pedagogia do desporto).

Manuel Mestre, Sérgio Wu, Ricardo Gonçalves e Sandro Nóbrega são homens do mar ativos na formação de surfistas. Rui Batalau, João Lima e Rui Reis Filipe são professores, tal como Ricardo Gonçalves. E Rui Reis Filipe é um dos pioneiros do surf em Portimão, mais conhecido por ‘Bali’.

“Incluir formadores algarvios é fundamental para envolver a comunidade local. Não abdicamos dos principais formadores do curso, mas existe gente com valor aqui e é um prazer incluir essas pessoas”, disse Sandro Maximiliano, diretor do curso, ao Swell-Algarve. “Estou bastante satisfeito com a oportunidade de trazer este projeto ao Algarve. Temos uma turma com 30 alunos e é excelente”, concluiu o responsável pelo curso.

A formação de treinadores de surf em Portimão atraiu alunos de todo o Algarve e até do Alentejo, muitos deles caras bem conhecidas do surf na região algarvia. Esta quinta-feira decorreu a sessão de apresentação. As aulas começaram sexta-feira, 15 de janeiro, conforme o Swell-Algarve tinha noticiado.

 

Comentários