Troféu Perpétuo Ria Formosa - Memorial Picuca | 2ª Regata

‘Tomate’ Vence Regata na Ria Formosa

Veleiro 'Tomate' em ação na 2ª Regata do Troféu Perpétuo Ria Formosa - Memorial Picuca, que venceu (®GCNF)

O veleiro ‘Tomate’ venceu a 2ª Regata do Troféu Perpétuo Ria Formosa 2015/2016 – Memorial Picuca, disputada em condições duras, próximo de ilhas barreira ao largo de Faro, este domingo, 10 de janeiro. O troféu de cruzeiros é organizado pelo Ginásio Clube Naval de Faro e nele participam algumas das mais competitivas embarcações algarvias da classe. O ‘Leonardo’s’ fez segundo lugar e mantém a liderança no ‘ranking’ do troféu, após ter vencido a etapa inaugural, em dezembro.

A regata foi disputada em condições duras, com vento a chegar aos 30 ‘nós’. Mas as condições não desanimaram os velejadores e a regata teve 21 embarcações na linha de largada. “Foi uma regata fantástica e com excelente convívio em terra”, concluiu fonte do Ginásio Clube Naval de Faro.

Regata deste domingo foi disputada com ventos 'na casa' dos 30 'nós' (®GCNF)

Regata deste domingo foi disputada com ventos ‘na casa’ dos 30 ‘nós’ (®GCNF)

A vitória foi alcançada pelo Platu 25 ‘Tomate’, do ‘skipper’ João Coutinho (GCNFaro), 2º na chegada mas 1º na classificação final com tempo corrigido. O Cork 1720 ‘Leonardo’s’, de Peter Keeping (Clube Internacional da Marina de Vilamoura), foi 1º na chegada e 2º na classificação corrigida. São as mesmas embarcações que travaram o duelo pela vitória na XXIII Volta ao Algarve à Vela, em Junho do ano passado, então com vantagem para o veleiro de Vilamoura.

'Leonardo's' lidera o rankingo no troféu: foi 2º na regata deste domingo e venceu a regata inaugural, em dezembro (®GCNF)

‘Leonardo’s’ lidera o rankingo no troféu: foi 2º na regata deste domingo e venceu a regata inaugural, em dezembro (®GCNF)

Na regata deste domingo, o ‘Cidade de Tavira’, de Carlos Lopes, fez 3º lugar na classificação final; e o ‘Paquito’, outro Platu 25 do GCNFaro, terminou em 4º lugar. ‘Titã’, um FB 33 de Francisco Badalo, completou o Top 5 da regata, alcançando um resultado bem melhor que o 10º lugar registado na 1ª Regata, no passado dia 8 de dezembro.

'Titá' foi protagonista da maior recuperação: 5º na segunda regata, depois de ter sido 10º em dezembro (®GCNF)

‘Titá’ foi protagonista da maior recuperação: 5º na segunda regata, depois de ter sido 10º em dezembro (®GCNF)

‘Tomate’ também melhorou face ao 3º lugar alcançado em dezembro, tal como ‘Cidade de Tavira’, 4º classificado na 1ª Regata. ‘Paquito’ piorou em relação ao 2º lugar feito na regata inaugural. Surpresa na regata deste domingo foi o 25º lugar do ‘Cidade de Faro’, que tinha sido 6º na 1ª Regata.

A 3º Etapa (última) do Troféu Perpétuo Ria Formosa 2015/2016 – Memorial Picuca está agendada para o dia 28 de fevereiro.

Comentários