pub

Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF

Dupla Algarvia faz 13º em SL16 na Malásia

Dupla algarvia Rui Ribeiro/Miguel Ferreira em ação no Mundial na Malásia (®ISAF)
Dupla algarvia Rui Ribeiro/Miguel Ferreira em ação no Mundial na Malásia (®ISAF)
pub

A dupla algarvia Rui Ribeiro/Miguel Ferreira, tripulação rotinada em 420, fez 13º lugar na classificação final em catamarãs SL16 no 45º Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF, que terminou este domingo, 3 de janeiro, em Langkawi, na Malásia. Portugal terminou em 20º lugar no Troféu das Nações e a Federação Portuguesa de Vela concluiu que a prestação dos velejadores da seleção nacional em águas malaias “foi positiva”.

Em SL16, Rui Ribeiro/Miguel Ferreira foram 6º do grupo de prata (equivalente a 13º na geral), depois de no derradeiro dia terem sido 7º, 2º e desqualificados por largarem adiantados. Os franceses Louis Flament/Charles Dorange ficaram com o ouro, os australianos Shaun Connor/Sophie Renouf com a prata e os neozelandeses Tamryn Lindsay/William McKenzie levaram o bronze.

Guilherme Marques acabou em 20º em RS:X Masculino, depois de ter sido 17º na última regata do Mundial da Juventude. O francês Titouan Le Bosq conquistou o título, seguido do argentino Francisco Saubidet Birkner e do brasileiro Brenno Francioli.

Miguel Ferreira e Rui Ribeiro realizaram uma das melhores prestações por Classes da Seleção Nacional na Malásia (®FPV)

Miguel Ferreira e Rui Ribeiro realizaram uma das melhores prestações por Classes da Seleção Nacional na Malásia (®FPV)

Em 420 Masculino, Francisco Maia/Rui Oliveira fecharam a participação no 17º posto, tendo sido 7º na única disputada hoje. Os norte-americanos Will Logue/Bram Brakman já tinham sido consagrados ontem como vencedores. Os brasileiros Leonardo Lombardi/Rodrigo Luz foram segundos e os irlandeses Douglas Elmes/Colin O’Sullivan ficaram com o terceiro lugar.

Mafalda Pires de Lima/Marta Teixeira de Melo encerram na 17ª posição em 420 Feminino. As polacas Julia Szmit/Hanna Dzik são campeãs do Mundo seguidas das australianas Nia Jerwood/Lisa Smith e das espanholas Maria Caba/Carla Diaz.

Carolina João ficou em 20º lugar da geral em Laser Radial Feminino. A húngara Maria Erdi ficou com o ouro. A alemã Hannah Anderssohn foi segunda e a polaca Magdalena Kwasna, alcançou a terceira posição.

425 velejadores em representação de 76 países. Portugal foi 20º no Troféu das Nações (®ChristopheLaunay/ISAF)

425 velejadores em representação de 76 países. Portugal foi 20º no Troféu das Nações (®ChristopheLaunay/ISAF)

Em Laser Radial Masculino, Lourenço Mateus quedou-se pelo 46º lugar final, depois de ser desqualificado na derradeira regata. O australiano Alistair Young já tinha celebrado ontem a medalha de ouro. O neozelandês George Gautrey e o britânico Daniel Whiteley ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

Tomás Barreto/João Prieto finalizaram a prova como 23º classificados na geral de 29er Masculino, tendo sido 27º na única realizada hoje. Os eslovenos Peter Lin Janezic/Anze Podlogar alcançaram o título seguidos dos neozelandeses Jackson Keon/Nick Egnot Johnson e dos noruegueses Tomas Mathisen/Mads Mathisen.

No Troféu das Nações vitória da Austrália, com Nova Zelândia e França a serem 2a e 3a respectivamente. Portugal foi 20º da geral, como tinha previsto antes da prova o Diretor Técnico Nacional, Pedro Rodrigues.

 

 

Comentários